A participação da comunidade no Projeto Escola Aberta no Rio Grande do Sul: o uso da escola pública nos finais de semana

Valdelaine Mendes, Glauber Fonseca Cruz, Felipe Fonseca Ferraz, Mauricio Cravo Reis

Resumo


Esta pesquisa teve como objetivo analisar as acoes desenvolvidas no Projeto Escola Aberta em cinco escolas da rede estadual de ensino do Rio Grande do Sul, buscando compreender como os sujeitos participantes das acoes percebiam o Projeto e a propria participação nas atividades desenvolvidas durante os finais de semana. A identificação do tipo de atividade realizada e a responsabilidade pela coordenação de cada uma delas tambem foram alvo desta investigação. Neste artigo sao discutidos quatro aspectos que se sobressairam na analise das acoes do Escola Aberta: a) o significado atribuido pela comunidade ao uso da escola nos finais de semana; b) o papel da equipe diretiva na abertura das escolas às comunidades; c) a relação permanencia na escola e redução da violencia; d) o carater voluntario da oferta de acoes no Projeto. A abordagem metodologica adotada nesta pesquisa foi de natureza qualitativa. Todo o trabalho de campo foi desenvolvido no ano de 2006. Identíficou-se com este estudo que ha o desejo, por parte das populacoes que vivem no entorno das escolas, pela realização de atividades nos finais de semana, configurando a instituicao como espaco de lazer que serve, ao mesmo tempo, para o divertimento e para a formação.

Palavras-chave


Participação; Escola pública; Comunidade

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