Politicas de gestao da educação pública escolar no Chile (1990-2010): uma avaliação inicial

Sebastian Donoso Di­az, Gonzalo Donoso

Resumo


O artigo analisa as politicas de gestao do ensino  obrigatorio no Chile ao se cumprir aproximamente duas decadas do projeto educacional vigente que  logrou progressos importantes em materia de cobertura e implementação, porem nao foram  equivalentes seus avancos em relação à qualidade da educação mesmo sabendo-se que nas comparacoes internacionais o Chile melhora sua posicao relativa. O texto faz um diagnostico do problema, cujo núcleo central esta constituido pela tensao entre a logica do mercado com a qual opera o financiamento escolar e a logica dos direitos à educação que se buscou implantar. Este caminho esta praticamente esgotado e depois de duas decadas de tentativas demanda uma mudanca profunda no modo de planejar e implementar as politicas de gestao da educação obrigatoria no Chile. O artigo releva o peso da desigualdade social para o alcance dos objetivos pedagogicos do sistema escolar público chileno, analisa as dificuldades institucionais e, finalmente, avalia alguns pontos criticos, gerando proposicoes para a busca de solucoes.

Palavras-chave


Gestao do ensino obrigatorio; Avaliação da gestao escolar; Politicas de gestao do ensino público no Chile; Desafios da gestao educacional

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