Povos e comunidades tradicionais e práticas educativo-formativas de integração de saberes na Amazônia frente à ruptura do sociometabolismo seres humanos-natureza

Lia Tiriba, Doriedson Rodrigues, Doriedson Rodrigues

Resumo


Considerando o processo histórico de ruptura do sociometabolismo seres humanos-natureza, chamamos atenção para modos não capitalistas de produção da existência humana e, em particular, para o dos povos e comunidades tradicionais, o qual não se funda no trabalho-mercadoria, cerne da atual crise climática. Levando em conta as particularidades do Baixo Tocantins, no Pará, indicamos a importância de políticas públicas que promovam práticas educativo-formativas integradoras que contribuam para enfrentar a ruptura produzida pelo modo de produção capitalista.

Palavras-chave


Relação seres humanos-natureza; Povos e comunidades tradicionais; Integração de saberes do trabalho

Texto completo:

Remoto

Referências


AQUINO, M. A situação da classe trabalhadora ribeirinha na bacia do Rio Doce: crime ambiental, lutas de classes, trabalho e educação. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023.

ARAUJO, R. M. Trabalho e educação na Amazônia brasileira: integrações e rupturas. In: REUNIÃO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO, 41, 2023, Manaus. Anais... Rio de Janeiro: ANPED, 2023. (Trabalho encomendado GT 09).

BOTTOMORE, T. Dicionário do pensamento marxista. Rio de Janeiro, Zahar, 1983.

BRAUDEL, F. História e ciências sociais. 4 ed. Lisboa: Editorial Presença, 1992.

CASTRO, E. Tradição e modernidade: a propósito de processos de trabalho na Amazônia. Novos Cadernos do NAEA, v. 2, n. 1, dez., 1999.

ENGELS, F. A situação da classe trabalhadora na Inglaterra. São Paulo: Boitempo, 2010.

FERREIRA, A. Novo Dicionário da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 2005.

FREIRE, L.; LIMA, J.; SILVA, E. V. Belo Monte: fatos e impactos envolvidos na implantação da Usina Hidrelétrica na região amazônica paraense. Sociedade e Natureza, Uberlândia, v.30, n.3, 2018.

FISCHER, M. C.; RODRIGUES, D. Relações seres humanos-natureza: trabalho, cultura e produção de saberes. Trabalho Necessário, v. 20, n. 43, set./dez., 2022.

FISCHER, M. C.; CORDEIRO, B.; TIRIBA, L. Relações seres humano/natureza e saberes do trabalho associado: premissas político-epistemológicas. In: ALVES, A. E. S.; TIRIBA, L. (orgs.). Cios da terra: sobre trabalho, cultura, produção de saberes e educação do campo. Uberlândia: Navegando, 2022.

GRAMSCI, A. Os intelectuais e a organização da cultura. 8 ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1991.

KRENAK, A. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.

LINERA, A. G. Forma valor e forma comunidade. Buenos Aires: CLACSO, 2010.

LUKÁCS, G. Introdução a uma estética Marxista: Sobre a particularidade como categoria da estética. São Paulo: Instituto Lukács, 2018.

LUXEMBURGO, R. A acumulação do capital. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1970.

MARAÑÓN, B. Hacia el horizonte alternativo de los discursos y prácticas de resistencias descoloniales. Notas sobre la solidaridad económica en el Buen Vivir. In: MARAÑON, B.et.al (orgs.). Solidaridad económica y potencialidades de transformación en América Latina: una perspectiva. Buenos Aires: CLACSO, 2012.

MARX, K. Formações Econômicas Pré-Capitalistas. 5 ed. São Paulo: Paz e Terra, 1986.

MARX, K.; ENGELS, F. A Ideologia Alemã. São Paulo: Hucitec, 1987.

MÉSZÁROS, I. Para além do Capital. São Paulo: Boitempo, 2009.

OUTHWAITE, W.; BOTTOMORE, T.Dicionário do pensamento social do século XX. Rio de Janeiro: Zahar, 1996.

PVC. Instituto Brasileiro do PVC. O que é PVC? [São Paulo]: Instituto Nacional do PVC. Disponível em: https://pvc.org.br/o-que-e-pvc/ Acesso em: 20 ago. 2024.

RODRIGUES, D. Saberes sociais e luta de classes: um estudo a partir da colônia de pescadores artesanais Z-16 Cametá/ Pará. 2012. Tese (Doutorado em Educação) – Instituto de Ciências da Educação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2012.

SAITO, K. O ecossocialismo de Karl Marx: capitalismo, natureza e a crítica inacabada à economia política. São Paulo: Boitempo, 2021.

THOMPSON, E. P. A miséria da teoria e outros ensaios. Petrópolis, RJ: Vozes, 2021.

THOMPSON, E. P. A formação da classe operária inglesa na Inglaterra. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

THOMPSON, E. P. Costumes em comum: estudos sobre a cultura popular tradicional. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.

TIRIBA, L. Reprodução ampliada da vida e espaços/tempos da produção não capitalista. Pedagogia(s) da produção associada. Marília: Lutas Anticapital, 2024. v.3

WILLIAMS, R. Cultura e Materialismo. São Paulo: Editora Unesp, 2011a.

WILLIAMS, R. O campo e a cidade: na história e na literatura. São Paulo: Companhia das Letras, 2011b.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2024 Lia Tiriba, Doriedson Rodrigues, Doriedson Rodrigues

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Apoio:


Programa de Apoio às Publicacoes Cientificas (AED) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e tecnologico (CNPq), Ministerio da Educação (MEC), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes)  

Revista chancelada pela Unesco. Revista parceira da Associação Brasileira de Avaliação Educacional (ABAVE)

SCImago Journal & Country Rank