Avaliação de uma intervencao pedagogica na aprendizagem de criancas com Transtorno de Deficit de Atencao e Hiperatividade - TDAH - no âmbito das politicas públicas do Estado do Para

Ione Lima Pina, Luciel da Silva Macedo, Manuel Elbio Aquino Sequeira, Iris Lima e Silva, Fabricio Cardoso, Fatima Cunha Pinto, Heron Beresford

Resumo


As Politicas Públicas Educacionais no Estado do Para sao estabelecidas em consonância com a esfera federal por meio de Diretrizes que objetivam, fundamental-mente, contemplar seus educandos com um ensino equânime e democratico. Os alunos com carencias muito especiais encontram guarida em intervencoes planejadas e executadas como um valioso meio para preencher positivamente determinadas lacunas. Este artigo objetivou avaliar a eficácia de uma intervencao pedagogica voltada para a aprendizagem de criancas, entre 7 e 10 anos, com diagnostico interdisciplinar de Transtorno de Deficit de Atencao e Hiperatividade (TDAH). Aplicou-se o Teste de Processamento Mental, o Teste de Desenvolvimento Escolar e uma Intervenção Pedagogica a partir da combinação de um programa de atividades ludomotoras, composta de jogos educacionais, com um programa de estimulação cortical. Os resultados sugeridos forneceram respostas nao conservadoras e positivas, relacionadas à aquisicao da linguagem lectoescrita. Ademais, a intervencao, com base na ludoergomotricidade, mostrou efeito positivo e seu valor comprovado por permitir uma melhora dessas criancas em relação à dificuldade por elas expressada.

Palavras-chave


Valor; Intervenção pedagogica; Politicas Públicas; Transtorno do Deficit de Atencao e Hiperatividade

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