Rankings academicos: uma abordagem ao ranking das universidades portuguesas

Pedro Bernardino, Rui Cunha Marques

Resumo


Os rankings academicos constituem um assunto controverso no ensino superior. No entanto, apesar de todas as criticas, os rankings parecem estar aqui para ficar e cada vez mais diferentes intervenientes os utilizam para obter informações sobre o desempenho das instituicoes de ensino. Os dois rankings mais conhecidos, o do The Times e o da Universidade JIAO Tong de Xangai, apresentam metodologias diferentes. No ranking apresentado pelo The Times a classificação e baseada em analise pelos pares, enquanto o de Xangai tem apenas indicadores quantitativos e baseia-se principalmente em resultados de investigação. Na Alemanha, o ranking CHE usa uma metodologia diferente dos rankings tradicionais, permitindo aos utilizadores escolher os criterios e os pesos. As instituicoes de ensino superior portuguesas apresentam um desempenho inferior aos seus pares europeus. O Governo acredita que um ranking academico poderia melhorar tanto o desempenho como a competitividade entre as instituicoes. O objetivo deste trabalho e analisar as vantagens e os problemas dos rankings academicos e fornecer orientacoes para um novo ranking portugues.

Palavras-chave


Rankings academicos; CHE; Ensino superior; Avaliação de desempenho; Portugal; Xangai; THES

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