Núcleo central e periferia das representacoes sociais de ciclos de aprendizagem entre professores

Laeda Bezerra Machado, Rosimere de Almeida Aniceto

Resumo


Este artigo identifica as representacoes sociais de ciclos de aprendizagem entre professores de Recife e suas implicacoes práticas, demarcando a saliencia e estrutura dessas representacoes. Participaram do estudo 103 professores. O procedimento de coleta utilizado foi a associação livre de palavras. Os dados foram processados pelo software EVOC, que oferece um grafico com quatro quadrantes onde localizamos o provavel núcleo central e sistema periferico da representação social. Os resultados apontam um discurso racionalizado, ou seja, a saliencia dessa representação permite afirmar que os docentes, embora na pratica critiquem e rechacem os ciclos de aprendizagem, nas suas representacoes revelam sintonia com a proposta da rede municipal. Sugerimos, portanto, estudos mais densos das práticas cotidianas desses docentes, para depreender aspectos das representacoes sociais que nos pareceram pouco revelados.

Palavras-chave


Ciclos de aprendizagem; Representacoes sociais; Professores

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