Núcleo central e periferia das representacoes sociais de ciclos de aprendizagem entre professores
Resumo
Palavras-chave
Referências
ABRIC, J. C. A abordagem estrutural das representacoes sociais. In: MOREIRA, A. S. P; OLIVEIRA, D. C. de. Estudos interdisciplinares de representacao social. Goiânia: Ed. AB, 1998. [ Links ]
ALMEIDA JUNIOR, A. F. Repetencia ou promocao automatica?. Revista Brasileira de Estudos Pedagogicos, Brasilia, DF, v. 27, n. 65, p. 3-15, jan./mar. 1957. [ Links ]
ARROYO. M. Ciclos de desenvolvimento humano e formacao de educadores. Educação e Sociedade, Campinas, SP, n. 68, dez. 1999. [ Links ]
BARRETO, E. S. S; MITRULIS, E. Os ciclos escolares: elementos de uma trajetoria. Cadernos de Pesquisa, Sao Paulo, n. 108, p. 27-48, nov. 1999. [ Links ]
BRASIL. Lei nº. 5.692, de 11 de agosto de 1971. Fixa Diretrizes e Bases para o ensino de 1° e 2º graus, e da outras providencias. Diario Oficial da Uniao, Brasilia, DF, 12 ago. 1971. Disponivel em: . Acesso em: 12 jul. 2010. [ Links ]
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Institui as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diario [da] República Federativa do Brasil, Brasilia, DF, 23 dez. 1996. [ Links ]
DOISE, W. Les representations sociales. In: GHIGLIONE, R.; BONNET, C.; RICHARD, J. F. Traite de psychologie cognitive. Paris: Dunod, 1990. v. 3. [ Links ]
FLAMENT, C. Estrutura e dinâmica das representacoes sociais. In: JODELET. D. (Org.). Representacoes sociais. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2001. [ Links ]
FERNANDES, C. O. A organizacao da escolaridade em ciclos: impactos na escola. In: REUNIAO ANUAL DA ANPED, 30., 2007, Caxambu. Anais... Caxambu: ANPED, 2007. Disponivel em: . Acesso em: 12 jul. 2010. [ Links ]
FREITAS, L.C. Ciclos, seriacao e avaliacao: confronto de logicas. Sao Paulo: Moderna, 2003. (Colecao Cotidiano Escolar). [ Links ]
GARCIA, C. A. A. Ciclos e qualidade de ensino: uma relacao complexa. In: Reuniao Anual da ANPEd, 24. 2001, Caxambu. Anais... Caxambu, MG: ANPED, 2001. Disponivel em: . Acesso em: 12 jul. 2010. [ Links ]
GLORIA. D. M. A.; MAFRA, L. D. A. A pratica da nao retencao na narrativa de professores do ensino fundamental: dificuldades e avancos na busca do sucesso escolar. Educação e Pesquisa, Sao Paulo, v. 30, n. 2, p. 231-250, maio/ago. 2004. [ Links ]
GLORIA, D. M. A. A escola dos que passam sem saber: a pratica da nao retencao na narrativa de alunos e familiares. In: REUNIAO ANUAL DA ANPED, 25., 2002, Caxambu. Trabalhos apresentados... Caxambu, MG: ANPED, 2002. Disponivel em: . Acesso em: 12 jul. 2010. [ Links ]
GOMES, C. A. Quinze anos de ciclos no ensino fundamental: um balanco das pesquisas sobre a sua implantacao. Revista Brasileira de Educação. Rio de Janeiro, n. 25, p. 39-52, jan./abr. 2004. [ Links ]
INEP. Sincronismo idade/serie: um indicador de produtividade do sistema educacional brasileiro. Brasilia, DF, 2003. (Serie documental; 11). [ Links ]
JACOMINI, M. A. A escola e os educadores em tempos de ciclos e progressao continuada: uma analise das experiencias no estado de Sao Paulo. Educação e Pesquisa. Sao Paulo, v.30, nº3, p. 401-418, set/dez. 2004. [ Links ]
______. Os educadores e a organizacao do ensino em ciclos na rede municipal de Sao Paulo (1992-2001). Revista Factus, Sao Paulo, p. 95-112. p.65, abril. 2007. [ Links ]
JODELET, D. Representacao social: um dominio em expansao. In: ______. (Org.). Representacoes sociais. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2001. [ Links ]
MAINARDES, J. A organizacao da escolaridade em ciclos: ainda um desafio. In: FRANCO, C. (Org.) Avaliacao, ciclos e promocao na educacao. Porto Alegre: Artmed. 2001. [ Links ]
MAINARDES, J. Reinterpretando os ciclos de aprendizagem. Sao Paulo. Cortez. 2007. [ Links ]
MOSCOVICI, S. A representacao social da psicanalise. Traducao de Alvaro Cabral. Rio de Janeiro: Zahar, 1978. [ Links ]
OLIVEIRA, C. D.; MARQUES S. C.; TOSOLI, A. M. Analise das evocacoes livres: uma tecnica de analise estrutural das representacoes sociais. In: MOREIRA, A. P. et al. (Org.). Perspectivas teorico-metodologicas em representacoes sociais. Joao Pessoa: Ed. da UFPB, 2005. [ Links ]
PALMA FILHO, J. C.; ALVES, M. L.; DURAN, M. C. G. Ciclo basico em Sao Paulo: memorias da educacao nos anos 1980. Sao Paulo, Xama, 2003. [ Links ]
RECIFE (PE). Prefeitura Municipal. Secretaria de Educação. Proposta pedagogica da rede municipal de ensino do Recife: construindo competencias. Recife, 2002. [ Links ]
SA, C. P. Representacoes sociais: o conceito e o estado atual da teoria. In: SPINK, M. J. P. (Org.). O conhecimento no cotidiano. Sao Paulo: Brasiliense, 1995. [ Links ]
SA, C. P. A construcao do objeto de pesquisa em representacoes sociais. Rio de Janeiro. EDUERJ, 1998. [ Links ]
SETUBAL, M. A. Os programas de correcao de fluxo no contexto das politicas educacionais contemporâneas. Em Aberto. Brasilia, DF, v. 17, n 71, p. 9-19, 2000. [ Links ]
SOUSA, S. Z. Avaliacao, ciclos e qualidade do Ensino Fundamental: uma relacao a ser construida. Estudos Avancados, v. 21, p. 27-44, 2007. [ Links ]
VÈRGES, P. Conjunto de programas que permitem a analise de evocacoes: EVOC: manual. Versao 5. Aix en Provence: [S. n.} 2002 [ Links ]
WEISZ, T. O dialogo entre o ensino e a aprendizagem. 2. ed. Sao Paulo: Atica, 2000. [ Links ]
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2016 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educação

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.


Programa de Apoio às Publicacoes Cientificas (AED) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e tecnologico (CNPq), Ministerio da Educação (MEC), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes)
Revista chancelada pela Unesco. Revista parceira da Associação Brasileira de Avaliação Educacional (ABAVE)