A docencia e a violencia estudantil no contexto atual

Naime Pigatto

Resumo


Este artigo apresenta uma reflexão sobre as acoes docentes diante da violencia estudantil. Para tal, apresentamos referencial teorico sobre o papel dos professores na resolução dos conflitos que ocorrem entre os estudantes, bem como buscamos caracterizar a violencia na escola. O estudo exploratorio teve por base os pressupostos da abordagem qualitativa e caracterizou-se por uma pesquisa bibliografica e de campo. A partir dos dados coletados foi possivel identificar que as acoes docentes em prol da resolução pacifica da violencia estudantil requerem o apoio do Estado e de toda a sociedade. A afetividade, o dialogo reflexivo e a flexibilidade do planejamento pedagogico tambem perpassam uma docencia que busca o aprendizado dos educandos, alicercado nos principios de uma educação para a paz.

Palavras-chave


Docencia; Violencia na escola; Alunos

Referências


ABRAMOVAY, M. (Org.). Escola e violencia. Brasilia: UNESCO, 2002a. [ Links ]

ABRAMOVAY, M.; RUA, M. G. Violencia nas escolas. Brasilia, DF: UNESCO, 2002b. [ Links ]

BARBOSA, L. M. S. PCNs: Parâmetros Curriculares Nacionais: temas transversais: uma interpretacao e sugestoes para a pratica. Curitiba: Bella Escola, 2002. v. 2. [ Links ]

BARROS, C. S. G. Pontos de psicologia do desenvolvimento. 10. ed. Sao Paulo: Atica, 1997. [ Links ]

BAUMAN, Z. Amor liquido: sobre a fragilidade dos lacos humanos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2004. [ Links ]

_____. Modernidade liquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001. [ Links ]

_____. O mal estar da pos-modernidade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1998. [ Links ]

BEAUNDOIN, M. N.; TAYLOR, M. Bullying e desrespeito: como acabar com esta cultura na escola. Porto Alegre: Artmed, 2006. [ Links ]

BOGDAN, R. C.; BIKLEN, S. K. Investigacao qualitativa em educacao: uma introducao à teoria e aos metodos. Porto: Porto, 2003. [ Links ]

BRASIL. Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispoe sobre o Estatuto da Crianca e do Adolescente e da outras providencias. Diario Oficial [da] República Federativa do Brasil], Brasilia, DF, 16 jul. 1990. [ Links ]

_____. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diario Oficial [da] República Federativa do Brasil], Brasilia, DF, 23 dez. 1990. [ Links ]

BULLYNG. Wikipedia, 2010. Disponivel em: . Acesso em: 8 jul. 2010. [ Links ]

CHARLOT, B. A violencia na escola: como os sociologos franceses abordam essa questao. Sociologias. Porto Alegre, v. 4, n. 8, p. 432-443, jul./dez. 2002. [ Links ]

CONSELHO NACIONAL DE EDUCACAO (Brasil). Parecer CNE/CEB nº 4, de 29 de janeiro de 1998. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental. Brasilia, DF, 1998. Disponivel em : . Acesso em: 1 jul. 2010. [ Links ]

CUBERO, R.; MORENO, M. C. Relacoes sociais nos anos escolares: familia, escola, companheiros. In: COLL, C.; PALACIOS, J. Desenvolvimento psicologico e educacao. Porto Alegre: Artmed, 1995. [ Links ]

DELORS, J. (Org.). Educação: um tesouro a descobrir. 8. ed. Sao Paulo: Cortez; Brasilia, DF: MEC: UNESCO, 2003. [ Links ]

GIMENO SACRISTAN, J. A educacao que temos, a educacao que queremos. In: IMBERNON, F. (Org.). A educacao no seculo XXI: os desafios do futuro imediato. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2000. [ Links ]

IMBERNON, F. (Org.). A educacao no seculo XXI: os desafios do futuro imediato. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2000. [ Links ]

______. Formacao docente: formar-se para a mudanca e a incerteza. 5. ed. Sao Paulo: Cortez, 2005. [ Links ]

KONZEN, A. A. Pertinencia socioeducativa: reflexoes sobre a natureza juridica das medidas. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2005. [ Links ]

LIBÂNEO, J. C.; OLIVEIRA, J. F.; TOSCHI, M. S. Educação escolar: politicas, estrutura e organizacao. Sao Paulo: Cortez, 2003. [ Links ]

MASETTO, M. T. Didatica: a aula como centro. Sao Paulo: FTD, 1997. [ Links ]

NASCIMENTO, M. G. C. A. Violencia na escola: o que pensam os (as) professores (as). Seculo XXI, Rio de Janeiro, nov. 2006. Secao Sociedade Enclausulada. Disponivel em: . Acesso em: 7 nov. 2006. [ Links ]

NOVOA, A. Professor se forma na escola. Nova Escola. Sao Paulo, n. 142, abr./maio 2001. [ Links ]

SCHILLING, F. A sociedade da inseguranca e a violencia na escola. Sao Paulo: Moderna, 2004. [ Links ]

TUVILLA RAYO, J. Educação em direitos humanos: rumo a uma perspectiva global. Porto Alegre: Artmed, 2004. [ Links ]

VASCONCELLOS, C. S. Para onde vai o professor?: resgate do professor como sujeito de transformacao. 8. ed. Sao Paulo: Libertad, 2001. [ Links ]

VEIGA, I. P. A (Org.). Projeto politico-pedagogico: uma construcao possivel. 12. ed. Sao Paulo: Papirus, 2001. [ Links ]


Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2016 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educação

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

Apoio:


Programa de Apoio às Publicacoes Cientificas (AED) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e tecnologico (CNPq), Ministerio da Educação (MEC), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes)  

Revista chancelada pela Unesco. Revista parceira da Associação Brasileira de Avaliação Educacional (ABAVE)

SCImago Journal & Country Rank