Aprendizagens e tempo integral: entre a efetividade e o desejo

Maria Celeste Reis Fernandes Souza

Resumo


O artigo se insere no debate sobre a ampliação da jornada escolar no Brasil, e apresenta resultados de um estudo cujo objetivo e compreender as relacoes que os/as estudantes dos últimos anos do ensino fundamental estabelecem com o saber e com a escola, no contexto da Escola em Tempo Integral – ETI. O referencial teorico e metodologico sao as contribuicoes de Bernard Charlot sobre a relação com o saber. O material empirico foi produzido por meio do balanco de saber, e consistiu na elaboração de um texto sobre a experiencia de cada sujeito na ETI. A analise concentrou-se nas aprendizagens evocadas pelos/as estudantes no tempo integral e sobre o que gostariam de aprender no tempo a mais que permanecem na escola. As conclusoes do estudo destacam o peso das aprendizagens intelectuais e escolares as quais os/as estudantes valoram e atribuem diferentes sentidos. O peso dessas aprendizagens expoe tensoes no tempo integral entre a racionalidade de matriz cartesiana e a corporeidade. 


Palavras-chave


Tempo Integral; Aprendizagens; Relação com o Saber

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DOI: http://dx.doi.org/10.1590/s0104-40362017002500483

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