A alfabetização de criancas de 1° e 2° ano do Ensino Fundamental de 9 anos: uma contribuicao para a definicao de uma Matriz de Competencias e Habilidades de leitura, escrita e matematica

Nilma Santos Fontanive, Ruben Klein, Leandro Marino, Mariza Abreu, Sônia E. Bier

Resumo


O Projeto Piloto de Alfabetização foi desenvolvido com alunos da rede pública do Rio Grande do Sul que ingressaram com seis anos, no ensino fundamental de nove anos, no ano de 2007 e que permaneceram no segundo ano, em 2008. Visando a avaliar as habilidades de leitura, escrita e matematica alcancados pelos alunos nesses dois anos foi conduzida uma pesquisa separando esses alunos em quatro grupos, sendo que tres deles participaram das atividades de aprendizagem desenvolvidas por tres Instituicoes convidadas e o outro grupo, de controle, que realizou atividades promovidas pelas proprias escolas. No ano de 2008 o projeto abrangeu tambem alunos novos que ingressaram no 1º ano do EF. Os resultados serao apresentados em escalas únicas de proficiencias em Leitura, Escrita e Matematica obtidas pela Teoria de Resposta ao Item (TRI) que expressam os desempenhos dos alunos ao final do 1º e do 2º ano de escolaridade do ensino fundamental. Os principais resultados mostraram que houve um grande ganho de proficiencias entre o 1º e o 2º ano nas duas disciplinas. A interpretação da escala de Leitura e Escrita evidencia que o dominio das habilidades de Escrita e alcancado pelos alunos nos niveis mais altos da escala enquanto que as habilidades de Leitura surgem antes. Em Matematica, as habilidades de somar e subtrair, mesmo sem reserva, so aparecem nos niveis mais altos da escala.

Palavras-chave


Alfabetização; Avaliação de habilidades de leitura e escrita e matematica; Alfabetização de criancas de seis e sete anos

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