A experiencia social e escolar dos jovens do Ensino Secundario: contributos de um estudo sociologico
Resumo
Palavras-chave
Referências
ABRANTES, P. Os sentidos da escola: identidades juvenis e dinâmicas de escolaridade. Oeiras: Celta, 2003. [ Links ]
AFONSO, A. J. Relacoes de poder no quotidiano da escola e da sala de aula. Cadernos de Ciencias Sociais, Porto, n. 10/11, p. 133-155, 1991. [ Links ]
______. A cultura social de discriminacao e avaliacao dos alunos do ensino basico, In: PACHECO, J. A.; ZABALZA, M. (Org.) A avaliacao dos alunos dos ensino basico e secundario. Braga: UM, IEP, 1995. [ Links ]
BARRÈRE, A. Les lyceens au travail. Paris : PUF, 1997. [ Links ]
COLEMAN, J.; HUSEN, T. Tornar-se adulto numa sociedade em mutacao. Porto: Afrontamento, 1990. [ Links ]
CORREIA, J. A. Para uma teoria critica em educacao. Porto: Porto Editora, 1998. [ Links ]
CRUZ, B. A participacao politica da juventude em Portugal: as elites politicas juvenis. Analise Social. Lisboa, v. 25, n.105/106, p. 223-249, 1990. [ Links ]
CRUZ, B. et al. A condicao social da juventude portuguesa. Analise Social, Lisboa, v. 20, n. 81/82, p. 285-308, 1984. [ Links ]
DUBET, F. L'ecole des chances: qu'est-ce qu'une ecole juste?. Paris: Seuil, 2004. [ Links ]
______. Les lyceens. Paris: Seuil, 1991. [ Links ]
______. Rôle et experience. In : BARBIER, J. M. et al. L'analyse de la singularite de l'action. Paris: PUF, 2000. [ Links ]
DUBET, F. ; COUSIN, O.; GUILLEMET, J. P. Sociologie de l'experience. Paris: Seuil, 1994. [ Links ]
______. Sociologie de l'experience lyceenne. Revue Francaise de Pedagogie. Paris, v. 94, p. 5-12, 1991. [ Links ]
DUBET, F. ; DURU-BELLAT, M. L'hypocrisie scolaire :pour un collège enfin democratique . Paris: Seuil, 2000. [ Links ]
DUBET, F. ; MARTUCCELLI, D. À l'ecole: sociologie de l'experience scolaire. Paris: Seuil, 1996. [ Links ]
EVERHART, R. B. Leer, escribir y resistir. In: MAILLO, H. V.; JAVIER CASTAÑO, F.; ANGEL RADA (Org.). Lecturas de antropologia para educadores. Madrid: Trotta, 1999. [ Links ]
GAMA, M. J. Contra o mito da 'Geracao Rasca':as vozes de estudantes do 12º ano do Ensino Regular Público. Lisboa: ME, DEB, 2003. [ Links ]
GOMES, C. Conflito e cooperacao na escola secundaria portuguesa: uma analise sociologica da interaccao na sala de aula. Braga: UM, IEP, 1998. [ Links ]
GRACIO, S. Crise juvenil e invencao da juventude: notas para um programa de pesquisa, In: STOER, S. (Org.). Educação, ciencias sociais e realidade portuguesa: uma abordagem pluridisciplinar. Porto: Afrontamento, 1991. [ Links ]
JACKSON, P. La vida en las aulas. 2. ed. Madrid: Morata, 1992. [ Links ]
LIMA, L. C. A escola como organizacao e a participacao na organizacao escolar. Braga: UM, 1992. [ Links ]
______. Gestao das escolas secundarias:a participacao dos alunos. Lisboa: Livros Horizonte, 1988. [ Links ]
LOPES, J. T. Tristes escolas. Porto: Afrontamento, 1996. [ Links ]
MATOS, M. O ensino secundario: alguns dados dum 'novo mundo'. A Pagina da Educação, Porto, PT, v. 15, n. 154, mar. 2006a. [ Links ]
______. O Projecto JOVALES e a dupla crise do ensino secundario. Porto, 2006b. Mimeografado. [ Links ]
MAYORAL, D. Diferenciacion y desigualdade: cuando las diferencias culturales se conviertem en desiguldades sociales. Revista de Educacion, Madrid, v. 311, p. 183-202, 1996. [ Links ]
PAIS, J, M. Culturas juvenis. Lisboa: Imprensa Nacional: Casa da Moeda, 1993. [ Links ]
______. Emprego juvenil e mudanca social: velhas teses, novos modelos de vida. Analise Social, Lisboa, v. 26, n.114, p. 945-987, 1991. [ Links ]
______. Ganchos, tachos e biscates: jovens, trabalho e futuro. Porto: Âmbar, 2001. [ Links ]
PAIS, J. M. Grupos juvenis e modelos de comportamento em relacao à escola e ao trabalho: resultados de analises factoriais. In: CABRAL, M. V. V.; PAIS, J. M. (Org.). Jovens portugueses de hoje. Oeiras: Celta, 1998. [ Links ]
______. Lazeres e sociabilidades juvenis: um ensaio de analise etnografica. Analise Social, Lisboa, v. 25, n. 108/109, p. 591-644, 1990. [ Links ]
PERRENOUD, P. Oficio de aluno e sentido do trabalho escolar. Porto: Porto Ed., 1995. [ Links ]
POMEROY, E. The teacher-student relationship in secondary school: insights from excluded students. British Journal of Sociology of Education, London, v. 20, n. 4, p. 465-482, 1999. [ Links ]
RAYOU, P. La cite des lyceens. Paris: L'Harmattan, 1998. [ Links ]
ROCHEX, J. Y. Le sens de l' experience scolaire. Paris: PUF, 1998. [ Links ]
SANTOS, M. L. Politicas culturais e juventude. Analise Social, Lisboa, v. 26, n. 114, p. 991-1009, 1991. [ Links ]
SCHMIDT, L. Jovens: familia, dinheiro, autonomia. Analise Social, Lisboa, v. 25, n. 108/109, p. 645-673, 1990. [ Links ]
TAVARES, D. S. D. A. O superior oficio de ser aluno: integrar(-se) para viver (n)a universidade. 2004. Tese (Doutoramento) - Faculdade de Psicologia e de Ciencias da Educação, Universidade do Porto, Porto, PT, 2004. [ Links ]
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2016 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educação

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.


Programa de Apoio às Publicacoes Cientificas (AED) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e tecnologico (CNPq), Ministerio da Educação (MEC), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes)
Revista chancelada pela Unesco. Revista parceira da Associação Brasileira de Avaliação Educacional (ABAVE)