Violencias escolares: implicacoes para a gestao e o curriculo

Afonso Galvao, Cândido Alberto Gomes, Clelia Capanema, Geraldo Caliman, Jacira Câmara

Resumo


Este trabalho apresenta os resultados de uma serie de pesquisas exploratorias com o objetivo de investigar as violencias escolares entre alunos e professores e algumas das suas implicacoes práticas. Utilizando metodos quantitativos e qualitativos, focalizaram casos especificos de estabelecimentos públicos e particulares urbanos. Suas conclusoes indicam que a escola se caracteriza ao mesmo tempo como autora, vitima e laboratorio para a aprendizagem de violencias. A existencia de discrepâncias significativas entre os conceitos de violencias recomendam o seu debate entre docentes e discentes para pactuar normas e condutas comuns. Para isso, e necessaria a gestao escolar democratica, nao burocratica, com uma lideranca efetiva, alem de dinâmicas curriculares significativas para os alunos, que enfatizem valores e emocoes, no quadro de mudancas paradigmaticas da educação.

Palavras-chave


Violencia escolar; Sociologia da educação; Gestao escolar; Curriculo

Referências


ABRAMOVAY, M. et al. Gangues, galeras, chegados e rappers: juventude, violencia e cidadania nas cidades da periferia de Brasilia. Rio de Janeiro: Garamond, 1999. [ Links ]

ABRAMOVAY, M.; RUA, M. G. Violencias nas escolas. Brasilia, DF: UNESCO, 2002. [ Links ]

ALMEIDA, S. M. O vandalismo na escola e a dinâmica curricular. 1999. 209 f. Dissertacao (Mestrado em Educação) - Universidade Catolica de Brasilia, Brasilia, DF, 1999. [ Links ]

AQUINO, J. G. A indisciplina e a escola atual. Revista da Faculdade de Educação, Sao Paulo, v. 24, n. 2, p. 181-204, jul./dez. 1998a. [ Links ]

AQUINO, J. G. A violencia escolar e a crise da autoridade docente. Cadernos Cedes, Campinas, v. 19, n. 47, p. 7-19, dez. 1998b. [ Links ]

BOSACKI, S. L. The culture of classroom silence. New York: Peter Lang, 2005. [ Links ]

BOSSERT, S. T. Tasks and social relationships in classrooms: a study of instructional organization and its consequences. Cambridge: Cambridge University Press, 1979. [ Links ]

BOURDIEU, P.; PASSERON, J. C. La reproduction: elements pour une theorie du système d'enseignement. Paris: Minuit, 1970. [ Links ]

CÂNDIDO, A. A estrutura da escola. PEREIRA, L.; FORACCHI, M. M. (Org.). Educação e sociedade. 6. ed. Sao Paulo: Nacional, 1973. [ Links ]

CANO, I.; SANTOS, N. Violencia letal, renda e desigualdade no Brasil. 2. ed. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2007. [ Links ]

CARREIRA, D. B. X. Violencia nas escolas: qual o papel da gestao?. 2005. 183 f. Dissertacao (Mestrado em Educação) - Universidade Catolica de Brasilia, Brasilia, DF, 2005. [ Links ]

COLEMAN, J. S. The adolescent society: the social life of the teenager and its impact on education. New York: The Free Press of Glencoe, 1963. [ Links ]

CHRISPINO, A. Gestao do conflito escolar: da classificacao dos conflitos aos modelos de mediacao. Ensaio: avaliacao e politicas públicas em educacao, Rio de Janeiro, v. 15, n. 54, p. 11-28, jan./mar. 2007. [ Links ]

CHRISPINO, A.; DUSI, M. L. H. M. Uma proposta de modelagem de politica pública para a reducao da violencia escolar e promocao da cultura da paz. Ensaio: avaliacao e politicas públicas em educacao, Rio de Janeiro, v. 16, n. 61, p. 597-624, out./dez. 2008. [ Links ]

DAYRELL, J. et al. Juventude e escola. In: SPOSITO, M. P. (Coord.). Estado da arte sobre juventude na pos-graduacao brasileira: educacao, ciencias sociais e servico social (1999-2006). Belo Horizonte: Argvmentvm, 2009. v. 1. [ Links ]

DEBARBIEUX, E. Violencia escolar: um desafio mundial?. Lisboa, PT: Instituto Piaget, 2007. [ Links ]

DEBARBIEUX, E.; BLAYA, C. (Org.). Violencia nas escolas e politicas públicas. Brasilia, DF: UNESCO, 2002. [ Links ]

DUBET, F. Le declin de l'institution. Paris: Editions du Seuil, 2002. [ Links ]

______. Le travail des societes. Paris: Editions du Seuil, 2009. [ Links ]

FERNANDES, K. T. O conceito de violencia escolar na perspectiva dos alunos. 2006. 154 f. Dissertacao (Mestrado em Educação) - Universidade Catolica de Brasilia, Brasilia, DF, 2006. [ Links ]

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Rio: Paz e Terra, 1975. [ Links ]

GALVAO, A. C. T. As escolas inovadoras: Distrito Federal. In: ABRAMOVAY, M. (Org.). Escolas inovadoras: experiencias bem-sucedidas em escolas públicas. Brasilia, DF: UNESCO, 2003. [ Links ]

GOMES, C. A. (Org.). Abrindo espacos: múltiplos olhares. Brasilia, DF: UNESCO, Fundacao Vale, 2008. [ Links ]

GOMES, C. A. et al. A violencia na otica de alunos adolescentes do Distrito Federal. Cadernos de Pesquisa, Sao Paulo, v. 36, n. 127, p. 11-34, jan./abr. 2006. [ Links ]

GONCALVES, M. A. S. et al. Violencia na escola, praticas educativas e formacao do professor. Cadernos de Pesquisa, Sao Paulo, v. 35, n. 126, p. 635-658, set./dez. 2005. [ Links ]

GUIMARAES, A. H. R. O orientador educacional frente ao fenômeno bullying: um estudo nas escolas particulares do Plano Piloto. 2008. 98 f. Dissertacao (Mestrado em Educação) - Universidade Catolica de Brasilia, Brasilia, DF, 2008. [ Links ]

LIMA, D. A. Dores de ser adolescente. 2010. 166 f. Dissertacao (Mestrado em Educação) - Universidade Catolica de Brasilia, DF, 2010. [ Links ]

LIRA, A. A organizacao escolar: relacoes entre clima e violencias. 2010. Dissertacao (Mestrado em Educação) - Universidade Catolica de Brasilia, Brasilia, DF, 2010. [ Links ]

LOPES, R. B. Significacoes de violencias na perspectiva de professores que trabalham em escolas "violentas". 171 f. Dissertacao (Mestrado em Educação) - Universidade Catolica de Brasilia, DF, 2004. [ Links ]

LOPES, R.; GALVAO, A. C. T. Violencia nas escolas: um fenômeno multifacetado. In: ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCACAO DO CENTRO-OESTE, 7., 2004, Goiânia. Anais ... Goiânia: Ed. da UFG, 2004. v. 1. [ Links ]

MARQUES, L. R. Caminhos da democracia nas politicas de descentralizacao da gestao escolar. Ensaio: Avaliacao e Politicas Públicas em Educação, Rio, v. 14, n. 53, p. 507-526, out./dez. 2006. [ Links ]

MARRIEL, L. C. et al. Violencia escolar e auto-estima de adolescentes. Cadernos de Pesquisa, Sao Paulo, v. 36, n. 127, p. 35-50, jan./abr. 2006. [ Links ]

MINAYO, M. C. S. et al. Fala, galera: juventude, violencia e cidadania. Rio: Garamond, 1999. [ Links ]

MOIGNARD, B. L'ecole et la rue: fabriques de delinquance. Paris: Presses Universitaires de France: Le Monde, 2008. [ Links ]

NIETZSCHE, F. W. Genealogia da moral. Sao Paulo: Cia das Letras, 2006. [ Links ]

NIZET, J.; HIERNAUX, P. Aborrecimento dos jovens na escola. Porto: Res, [19-] [ Links ].

NJAINE, K.; MINAYO, M. C. S. Violencia na escola: identificando pistas para a prevencao. Interface: Comunicacao, Saúde, Educação, Botucatu, SP, v. 7, n. 13, p. 119-134, ago. 2003. [ Links ]

NOLETO, M. J. (Coord.). Abrindo espacos: educacao e cultura para a paz = Making room: education and culture for peace. Brasilia, DF: UNESCO, 2001. [ Links ]

OLIVEIRA, M. G. P. Percepcao de valores e violencias nas escolas pelos docentes do ensino medio. 2003. 194 f. Dissertacao (Mestrado) - Universidade Catolica de Brasilia, Brasilia, DF, 2003. [ Links ]

OLIVEIRA, M. G. P.; GOMES, C. A. Como docentes veem valores e violencias escolares no ensino medio. Revista Brasileira de Politica e Administracao da Educação, Rio de Janeiro, v. 20, n. 1, p. 45-70, jan./jun. 2004. [ Links ]

PENKAL, M. C. Representacoes sociais da violencia: o crime e o castigo na perspectiva de adolescentes em situacao de risco psicossocial. 2007. 133 f. Dissertacao (Mestrado em Educação) - Universidade Catolica de Brasilia, Brasilia, DF, 2007. [ Links ]

PLACCO, V. M. N. S. et al. Representacoes sociais de jovens sobre violencia e a urgencia na formacao de professores. Psicologia da Educação, Sao Paulo, n. 14/15, p. 15-29, 1/2. sem. 2002. [ Links ]

POMPEIA, R. O Ateneu. Sao Paulo: Câmara Brasileira do Livro, 1954. Disponivel em: . Acesso em: 5 abr. 2010. [ Links ]

RIBEIRO, M. Significacoes da violencia escolar na perspectiva dos alunos. 2004. 135 f. Dissertacao (Mestrado em Educação) - Universidade Catolica de Brasilia, Brasilia, DF, 2004. [ Links ]

SANTANA, E. M. U. Policiais e educadores: papeis com fronteiras moveis?. 2009. 186 f. Dissertacao (Mestrado em Educação) - Universidade Catolica de Brasilia, Brasilia, DF, 2009. [ Links ]

SANTOS, J. V. T. A violencia na escola: conflitualidade social e acoes civilizatorias. Educação e Pesquisa, Sao Paulo, v. 27, n. 1, p. 105-122, jan./jun. 2001. [ Links ]

SCHMITZ, T. A constituinte escolar no Rio Grande do Sul como politica pública de um governo democratico popular: um estudo sobre o Instituto Estadual de Educação Prof. Pedro Schneider (S. Leopoldo/RS). 2007. 211 f. Dissertacao (Mestrado) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Sao Leopoldo, RS, 2007. [ Links ]

SILVA, J. M. A. P. S. Cultura escolar, autoridade, hierarquia e participacao: alguns elementos para reflexao. Cadernos de Pesquisa, Sao Paulo, n. 112, p. 125-135, maio 2001. [ Links ]

SILVA, M. N. Escola e comunidade juntas contra a violencia escolar: diagnostico e esboco de plano de intervencao. 2004. 184 f. Dissertacao (Mestrado em Educação) - Universidade Catolica de Brasilia, Brasilia, 2004. [ Links ]

SPOSITO, M. P. Um breve balanco da pesquisa sobre violencia escolar no Brasil. Educação e Pesquisa, Sao Paulo, v. 27, n. 1, p.87-103, jan./jun. 2001. [ Links ]

SPOSITO, M. P. A pesquisa sobre jovens na pos-graduacao: um balanco da producao discente em Educação, Servico Social e Ciencias Sociais (1999-2006). In: ______. (Coord.). Estado da arte sobre juventude na pos-graduacao brasileira: educacao, ciencias sociais e servico social (1999-2006). Belo Horizonte: Argvmentvm, 2009. v. 1. [ Links ]

WAISELFISZ, J. J. (Coord.). Juventude, violencia e cidadania: os jovens de Brasilia. Sao Paulo: Cortez; Brasilia, DF: UNESCO, 1998. [ Links ]

WALLER, W.W. The school and the community: 1932. GOODE, W. J.; FURSTENBERG JUNIOR, F. F.; MITCHELL, L. R. Willard W. Waller: on the family, education, and war. Chicago: The University of Chicago Press, 1970a. [ Links ]

______. The school as a social organism: 1932. GOODE, W. J.; FURSTENBERG JUNIOR, F. F.; MITCHELL, L. R. Willard W. Waller: on the family, education, and war. Chicago: The University of Chicago Press, 1970b. [ Links ]

ZALUAR, A.; NORONHA, J. C.; ALBUQUERQUE, C. Violencia: pobreza ou fraqueza institucional?. Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, n. 10, p. 213-217, 1994. Suplemento 1. [ Links ]


Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2016 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educação

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

Apoio:




Programa de Apoio às Publicacoes Cientificas (AED) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e tecnologico (CNPq), Ministerio da Educação (MEC), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro - FAPERJ.
 

SCImago Journal & Country Rank