Capital social e redes sociais como alternativa para analise de politicas públicas de educação: o caso de Icapui-CE

Rafael D'Almeida Martins, Gabriela Spanghero Lotta

Resumo


O objetivo deste artigo e analisar o processo de elaboração da politica de universalização do ensino fundamental do municipio de Icapui, CE, com base nos conceitos de capital social e redes sociais. A partir desses conceitos e por meio de uma perspectiva historica, estudam-se as acoes da Secretaria de Educação como um caso de politica pública de sucesso, por meio de gestao participativa, democratica e descentralizada, fortemente embasada em relacoes sociais entre a comunidade e o poder público que foram beneficiadas pela existencia de niveis elevados de engajamento civico e lacos comunitarios fortes, originados durante o processo de emancipação politica do municipio. Mostramos que esse contexto socio-historico e a constituicao de redes sociais foram suficientes para criar e mobilizar o capital social existente na comunidade e, assim, contribuir para o desenvolvimento de acoes orientadas a transformação social.

Palavras-chave


Capital social; Redes sociais; Politica municipal de educação; Icapui

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