Capital social e redes sociais como alternativa para analise de politicas públicas de educação: o caso de Icapui-CE

Rafael D'Almeida Martins, Gabriela Spanghero Lotta

Resumo


O objetivo deste artigo e analisar o processo de elaboração da politica de universalização do ensino fundamental do municipio de Icapui, CE, com base nos conceitos de capital social e redes sociais. A partir desses conceitos e por meio de uma perspectiva historica, estudam-se as acoes da Secretaria de Educação como um caso de politica pública de sucesso, por meio de gestao participativa, democratica e descentralizada, fortemente embasada em relacoes sociais entre a comunidade e o poder público que foram beneficiadas pela existencia de niveis elevados de engajamento civico e lacos comunitarios fortes, originados durante o processo de emancipação politica do municipio. Mostramos que esse contexto socio-historico e a constituicao de redes sociais foram suficientes para criar e mobilizar o capital social existente na comunidade e, assim, contribuir para o desenvolvimento de acoes orientadas a transformação social.

Palavras-chave


Capital social; Redes sociais; Politica municipal de educação; Icapui

Referências


ABU-EL-HAJ, J. O debate em torno do capital social: uma revisao critica. BIB, Rio de Janeiro, n. 47, p. 65-79, jan./jul. 1999. [ Links ]

ALMEIDA, M. A. Estudos de gestao: Icapui x Janduis. Polis, Sao Paulo, n. 11, 1993. [ Links ]

BOURDIEU, P. Le capital social. Actes de La Recherche, n. 30, p. 2-3, 1980. [ Links ]

______. The forms of capital. In: RICHARDSON, J. (Org.). The handbook of theory and research for the sociology of education. New York: Geernwood, 1985. [ Links ]

COLEMAN, J. The foundations of social theory. Cambridge: Harvard University Press, 1990. [ Links ]

______. Social capital in the creation of human capital. American Journal of Sociology, Chicago, n. 94, p. 95-120, 1988. Supplement. [ Links ]

COSTA, M. A. N. Sinergia e capital social na construcao de politicas sociais: a favela da Mangueira no Rio de Janeiro. Revista de Sociologia e Politica, Curitiba, PR, n. 21, p. 147-163, nov. 2003. [ Links ]

DAHL, R. Dilemmas of pluralistic democracy: autonomy versus control. New Haven: Yale University, 1982. [ Links ]

EVANS, P. Embedded autonomy and industrial transformation: political power and social theory. Princeton: Princeton University, 1996a. [ Links ]

______. Government action, social capital and development: reviewing on sinergy. World Development, Quebec, Canada, v. 24, n. 6, p. 1119-1132, 1996b.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987. [ Links ]

GOUVEIA, A. B. Avaliacao da politica educacional municipal: em busca de indicadores de efetividade nos âmbitos do acesso, gestao e financiamento. Ensaio: aval. pol. públ. Educ., Rio de Janeiro, v. 17, n. 64, set./dez. 2009. [ Links ]

ICAPUI (Ceara). Prefeitura. Secretaria da Educação e Cultura. Plano Municipal de Educação: documento interno. Icapui, 2002. Mimeografado. [ Links ]

LEVI, M. A. Model, a method and a map. In: LICHBACH, M. I.; ZUCKERMAN, A. S. Comparative politics. Cambridge: Cambridge University, 1997. [ Links ]

LOTTA, G. S. Saber e poder: agentes comunitarios de saúde aproximando saberes locais e politicas públicas. Dissertacao (Mestrado em Administracao Pública e Governo) - Fundacao Getúlio Vargas, Sao Paulo, 2006. [ Links ]

LOTTA, G. S.; MARTINS, R. D. A. Estudo da continuidade dos projetos educacionais no Municipio de Icapui. Cadernos de Gestao, Sao Paulo, v. 26, p. 1-57, jun. 2003. [ Links ]

MARQUES, E. C. L. Os mecanismos relacionais. Rev. bras. Ci. Soc., Sao Paulo, v. 22, n. 64, jun. 2007. [ Links ]

______. Redes sociais e instituicoes na construcao do estado e da sua permeabilidade. Revista bras. Ci. Soc., Sao Paulo, v. 14, n. 41, out. 1999. [ Links ]

______. As redes sociais importam para a pobreza urbana?. Dados, Rio de Janeiro, v. 52, n. 2, jun. 2009. [ Links ]

______. Redes sociais, instituicoes e atores politicos no Governo da Cidade de Sao Paulo. Sao Paulo: Ed. Anablume: FAPESP, 2003. [ Links ]

MARX, K. 18 de Brumario e Cartas a Kungelman. Rio de Janeiro: Ed. Paz e Terra, 1969. [ Links ]

OLSON, M. A logica da acao coletiva: os beneficios públicos e uma teoria dos grupos sociais. Sao Paulo: Ed. EDUSP, 1999. [ Links ]

POULANTZAS, N. (Org.) Estado em crise. Rio de Janeiro: Graal, 1977. [ Links ]

PUTNAM, R. Comunidade e democracia: a experiencia da Italia moderna. Rio de Janeiro: Ed. FGV, 1996. [ Links ]

______. Making democracy work: civic traditions in Modern Italy. Princeton: Princeton University Press, 1993. [ Links ]

SANTOS, F. S. Capital social: varios conceitos, um so problema. Dissertacao (Mestrado em Administracao Pública e Governo) - Fundacao Getúlio Vargas, Sao Paulo, 2003. [ Links ]

TROTTER, R. T. Friends, relatives and relevant others: conducting ethnographic network studies. In: SCHENSUL, J. J. et al. (Org.). Mapping social networks, spatial data, and hidden populations. London: Altamira, 1999. [ Links ]


Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2016 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educação

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

Apoio:


Programa de Apoio às Publicacoes Cientificas (AED) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e tecnologico (CNPq), Ministerio da Educação (MEC), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes)  

Revista chancelada pela Unesco. Revista parceira da Associação Brasileira de Avaliação Educacional (ABAVE)

SCImago Journal & Country Rank