Capital social e redes sociais como alternativa para analise de politicas públicas de educação: o caso de Icapui-CE
Resumo
Palavras-chave
Referências
ABU-EL-HAJ, J. O debate em torno do capital social: uma revisao critica. BIB, Rio de Janeiro, n. 47, p. 65-79, jan./jul. 1999. [ Links ]
ALMEIDA, M. A. Estudos de gestao: Icapui x Janduis. Polis, Sao Paulo, n. 11, 1993. [ Links ]
BOURDIEU, P. Le capital social. Actes de La Recherche, n. 30, p. 2-3, 1980. [ Links ]
______. The forms of capital. In: RICHARDSON, J. (Org.). The handbook of theory and research for the sociology of education. New York: Geernwood, 1985. [ Links ]
COLEMAN, J. The foundations of social theory. Cambridge: Harvard University Press, 1990. [ Links ]
______. Social capital in the creation of human capital. American Journal of Sociology, Chicago, n. 94, p. 95-120, 1988. Supplement. [ Links ]
COSTA, M. A. N. Sinergia e capital social na construcao de politicas sociais: a favela da Mangueira no Rio de Janeiro. Revista de Sociologia e Politica, Curitiba, PR, n. 21, p. 147-163, nov. 2003. [ Links ]
DAHL, R. Dilemmas of pluralistic democracy: autonomy versus control. New Haven: Yale University, 1982. [ Links ]
EVANS, P. Embedded autonomy and industrial transformation: political power and social theory. Princeton: Princeton University, 1996a. [ Links ]
______. Government action, social capital and development: reviewing on sinergy. World Development, Quebec, Canada, v. 24, n. 6, p. 1119-1132, 1996b.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987. [ Links ]
GOUVEIA, A. B. Avaliacao da politica educacional municipal: em busca de indicadores de efetividade nos âmbitos do acesso, gestao e financiamento. Ensaio: aval. pol. públ. Educ., Rio de Janeiro, v. 17, n. 64, set./dez. 2009. [ Links ]
ICAPUI (Ceara). Prefeitura. Secretaria da Educação e Cultura. Plano Municipal de Educação: documento interno. Icapui, 2002. Mimeografado. [ Links ]
LEVI, M. A. Model, a method and a map. In: LICHBACH, M. I.; ZUCKERMAN, A. S. Comparative politics. Cambridge: Cambridge University, 1997. [ Links ]
LOTTA, G. S. Saber e poder: agentes comunitarios de saúde aproximando saberes locais e politicas públicas. Dissertacao (Mestrado em Administracao Pública e Governo) - Fundacao Getúlio Vargas, Sao Paulo, 2006. [ Links ]
LOTTA, G. S.; MARTINS, R. D. A. Estudo da continuidade dos projetos educacionais no Municipio de Icapui. Cadernos de Gestao, Sao Paulo, v. 26, p. 1-57, jun. 2003. [ Links ]
MARQUES, E. C. L. Os mecanismos relacionais. Rev. bras. Ci. Soc., Sao Paulo, v. 22, n. 64, jun. 2007. [ Links ]
______. Redes sociais e instituicoes na construcao do estado e da sua permeabilidade. Revista bras. Ci. Soc., Sao Paulo, v. 14, n. 41, out. 1999. [ Links ]
______. As redes sociais importam para a pobreza urbana?. Dados, Rio de Janeiro, v. 52, n. 2, jun. 2009. [ Links ]
______. Redes sociais, instituicoes e atores politicos no Governo da Cidade de Sao Paulo. Sao Paulo: Ed. Anablume: FAPESP, 2003. [ Links ]
MARX, K. 18 de Brumario e Cartas a Kungelman. Rio de Janeiro: Ed. Paz e Terra, 1969. [ Links ]
OLSON, M. A logica da acao coletiva: os beneficios públicos e uma teoria dos grupos sociais. Sao Paulo: Ed. EDUSP, 1999. [ Links ]
POULANTZAS, N. (Org.) Estado em crise. Rio de Janeiro: Graal, 1977. [ Links ]
PUTNAM, R. Comunidade e democracia: a experiencia da Italia moderna. Rio de Janeiro: Ed. FGV, 1996. [ Links ]
______. Making democracy work: civic traditions in Modern Italy. Princeton: Princeton University Press, 1993. [ Links ]
SANTOS, F. S. Capital social: varios conceitos, um so problema. Dissertacao (Mestrado em Administracao Pública e Governo) - Fundacao Getúlio Vargas, Sao Paulo, 2003. [ Links ]
TROTTER, R. T. Friends, relatives and relevant others: conducting ethnographic network studies. In: SCHENSUL, J. J. et al. (Org.). Mapping social networks, spatial data, and hidden populations. London: Altamira, 1999. [ Links ]
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2016 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educação

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.


Programa de Apoio às Publicacoes Cientificas (AED) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e tecnologico (CNPq), Ministerio da Educação (MEC), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes)
Revista chancelada pela Unesco. Revista parceira da Associação Brasileira de Avaliação Educacional (ABAVE)