Novas Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação de professores e algumas novas ficcoes na leitura da escola

Ademir Jose Rosso, Celia Finck Brandt, Luis Fernando Cerri, Sandro Xavier de Campos, Leila Ines Follman Freire, Annaly Schewtschik Tozetto

Resumo


Apresenta-se investigação sobre o perfil dos egressos de licenciaturas da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), formados a partir dos novos curriculos em consonância com a legislação pos-LDB (BRASIL, 1996). Seus curriculos estao adaptados às novas Diretrizes para a formação de professores. O texto usa referencias da teoria critica e freiriana para a perspectiva do letramento entendido como aquisicao dos conhecimentos para a docencia e da capacidade de recontextualização em situacoes escolares, no contexto da leitura de mundo. Utiliza procedimentos metodologicos qualitativos e quantitativos em instrumento aplicado aos concluintes de 2008. A analise indica uma tendencia adaptativa e nao transformadora do contexto escolar. Nao se pode afirmar que as alteracoes promovidas nos cursos tenham logrado, em geral, gerar docentes comprometidos e identificados com a Educação Basica, ou leitores competentes e dialogantes com a realidade escolar.

Palavras-chave


Diretrizes Curriculares; Projeto Pedagogico de Curso. Licenciatura; Formação de Professores; Letramento docente

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