Cartilhas de alfabetização: a redescoberta do Codigo Alfabetico

Joao Batista Araujo e Oliveira

Resumo


Este artigo analisa as 19 cartilhas de alfabetização aprovadas pelo Ministerio da Educação (MEC) para uso nas escolas públicas a partir de 2010. A analise tem por objetivo verificar em que medida foram cumpridos dois dos aspectos centrais do processo de alfabetização estabelecidos pelo Edital: o tratamento das relacoes fonema/grafema e o desenvolvimento da fluencia de leitura. O artigo contrasta as bases conceituais usadas nas orientacoes gerais do MEC e nas bibliografias citadas pelos autores com o paradigma da Ciencia Cognitiva da Leitura. A analise das atividades propostas nas cartilhas demonstra que menos de 1% das cartilhas ensina a decodificar e nenhuma delas promove a fluencia de leitura. O artigo discute as razoes pelas quais nem os autores seguiram as recomendações do Programa Nacional do Livro Didatico (PNLD) nem as autoridades do MEC abriram mao do requisito pelo qual a nao observância do Edital, segundo qualquer um dos criterios, resulta em exclusao. E sugere que as concepcoes de alfabetização subjacentes às propostas analisadas, contrastadas com o paradigma da ciencia cognitiva da alfabetização, podem explicar o entendimento dos autores, mas nao explicam o descumprimento ostensivo das recomendações do Edital.

Palavras-chave


Alfabetização; Cartilhas; Ciencia cognitiva da leitura; Decodificação; Fluencia de leitura

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