Cartilhas de alfabetização: a redescoberta do Codigo Alfabetico

Joao Batista Araujo e Oliveira

Resumo


Este artigo analisa as 19 cartilhas de alfabetização aprovadas pelo Ministerio da Educação (MEC) para uso nas escolas públicas a partir de 2010. A analise tem por objetivo verificar em que medida foram cumpridos dois dos aspectos centrais do processo de alfabetização estabelecidos pelo Edital: o tratamento das relacoes fonema/grafema e o desenvolvimento da fluencia de leitura. O artigo contrasta as bases conceituais usadas nas orientacoes gerais do MEC e nas bibliografias citadas pelos autores com o paradigma da Ciencia Cognitiva da Leitura. A analise das atividades propostas nas cartilhas demonstra que menos de 1% das cartilhas ensina a decodificar e nenhuma delas promove a fluencia de leitura. O artigo discute as razoes pelas quais nem os autores seguiram as recomendações do Programa Nacional do Livro Didatico (PNLD) nem as autoridades do MEC abriram mao do requisito pelo qual a nao observância do Edital, segundo qualquer um dos criterios, resulta em exclusao. E sugere que as concepcoes de alfabetização subjacentes às propostas analisadas, contrastadas com o paradigma da ciencia cognitiva da alfabetização, podem explicar o entendimento dos autores, mas nao explicam o descumprimento ostensivo das recomendações do Edital.

Palavras-chave


Alfabetização; Cartilhas; Ciencia cognitiva da leitura; Decodificação; Fluencia de leitura

Referências


ACADEMIA BRASILEIRA DE CIENCIAS. A importância da educacao infantil: relatorio. Rio de Janeiro: ABC, 2009. [ Links ]

ADAMS, M. J. Beginning to read: thinking and learning about print. Cambridge, MA: MIT Press, 1990. [ Links ]

ALMEIDA, P. N. Leitura, expressao, participacao. Sao Paulo: Saraiva, 2009. Cartilha 18. [ Links ]

AREDES, A.; ALEXANDREF, A.; GRILO, M. Infância feliz. Sao Paulo: Escala Educacional, 2009. Cartilha 9. [ Links ]

AROEIRA, M. L. C.; COSA, S.; ALMEIDA, Z. Aventura da linguagem. Belo Horizonte: Dimensao, 2009. Cartilha 7. [ Links ]

BATISTA, A. A. Pro-Letramento: programa de formacao continuada de professores dos anos/series iniciais do Ensino Fundamental. Brasilia, DF: MEC; Belo Horizonte: UFMG, CEALE, 2006. Fasciculo do tutor, p. 13. [ Links ]

BRASIL. Câmara dos Deputados. Alfabetizacao infantil: novos caminhos: relatorio apresentado à Comissao de Educação e Cultura... Brasilia, DF, 2003. [ Links ]

BRASIL. Ministerio da Educação. Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Secretaria de Educação Basica. Programa Nacional do Livro Didatico: PNLD 2008: edital de convocacao... Brasilia, DF, 2006. [ Links ]

BRASIL. Ministerio da Educação. Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Secretaria de Educação Basica. Programa Nacional do Livro Didatico: PNLD 2010: edital de convocacao... Brasilia, DF, 2008. Disponivel em: . Acesso em: jun. 2010. [ Links ]

BRASIL. Ministerio da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: introducao aos parâmetros curriculares nacionais. Brasilia, DF, 1997. [ Links ]

BURANELLO, C. Conhecer e crescer. Sao Paulo: Escala educacional, 2009. Cartilha 8. [ Links ]

CAMPEDELLI, S. Hoje e dia de portugues. Sao Paulo: Positivo, 2009. Cartilha 14. [ Links ]

CARDOSO MARTINS, C.; SILVA, J. Cognitive and language correlates of hyperlexia: evidence from children with autism spectrum disorders. Reading & Writing, n. 23, p. 129-145, 2010. [ Links ]

CARPANEDA, I. ; BRAGANCA, A. Porta aberta. Sao Paulo : FTD, 2009. Cartilha 13. [ Links ]

CARVALHO, C. S. et al. Construindo a escrita. Sao Paulo: Atica, 2009. Cartilha 2. [ Links ]

CARVALHO, R. ; ANSON, V. R. A grande aventura. Sao Paulo: FTD, 2009. Cartilha 10. [ Links ]

CAVEQUIA, M. P. A escola e nossa. Sao Paulo: SCIPIONE, 2009. Cartilha 19. [ Links ]

CEREJA, W. R.; MAGALHAES, T. C. Portugues: linguagens. Sao Paulo : Atual, 2009. Cartilha 5. [ Links ]

CIPRIANO, L. H. R. ; WANDRESEN, M. O. L. Linhas e entrelinhas. Sao Paulo: Positivo, 2009. Cartilha 15. [ Links ]

DEHAENE, S. Les neurones de la lecture. Paris: Odile Jacob, 2007. [ Links ]

EHRI, L. C. et al. Systematic phonics instruction helps students learn to read: evidence from the National Reading Panel's Meta-Analysis. Review of Educational Research, Washington, DC, v. 71, n. 3, p. 393-447, 2001. [ Links ]

ESPI, P.; ARAUJO, J. G. Alfaletra. Sao Paulo: Atica, 2009. Cartilha 3. [ Links ]

FERREIRO, E. Reflexoes sobre a alfabetizacao. Sao Paulo: Cortez, 1989. [ Links ]

FERREIRO, E.; TEBEROSKY, A. A psicogenese da escrita. Porto Alegre, RS: Artes Medicas,1986. [ Links ]

FRITH, U. Beneath the surface of developmental dyslexia. In: PATTERSON, K. E.; MARSHAL, J. C.; COLTHEART, M. (Ed.). Surface dislyexia: cognitive and Neuropsychological Studies of Phonological Reading. Hilsdale, NJ: Lawrence Earlbaum, 1985. [ Links ]

GARCIA, E. Lingua e linguagem. Sao Paulo: Saraiva, 2009. Cartilha 17. [ Links ]

GAUTHIER, C. Sucesso academico e reformas educativas. In: OLIVEIRA, J. B. A. (Org.). Pedagogias eficazes: o que funciona na sala de aula. Brasilia, DF: Instituto Alfa e Beto, 2010. [ Links ]

GIESEN, M. R.; GARCIA, V. A. Descobrindo a vida: alfabetizacao. Sao Paulo: Ed. do Brasil, 2009. Cartilha 11. [ Links ]

GOODMAN, K. S. A linguistic study of cues and miscues in reading. Elementary English, n. 42, p. 639-643, 1965. [ Links ]

______. Reading: a psycholinguistic guessing game. Journal of the Reading Specialist, v. 4, n. l, p. 11-30, 1967. [ Links ]

GORARD, S.; COOK, T. Where does good evidence come from?. International Journal of Research & Method in Education. v. 30, n. 3, p. 307-323, Nov. 2007. [ Links ]

HIRSCHMAN, E. D. Reading comprehension requires knowledge of words and the world. American Educator, Washington DC, n. 10, p. 10-44, Spring 2003. [ Links ]

JOHNSTON, R.; WATSON, J. A seven year study of the effects of synthetic phonics teaching on reading and spelling attainment: scottish executive. Insight 17, Scotland, UK, 2005. [ Links ]

KEENAN, J. M.; BETJEMANN, R.S. Comprehending the Gray Oral Reading Test without reading it: why comprehension tests should not include passage-independent items. Scientific Studies of Reading, Cameron, MO, v. 10, p. 363-380, 2007. [ Links ]

KEENAN, J.; BETJEMANN, R. S.; OLSON. R. K. Reading compreension tests vary in the skills they assess: Differential dependence on decoding and oral comprehension. Scientific Studies of Reading, Cameron, MO, v. 12, n. 3, p. 281-300, 2008. [ Links ]

LABERGE, D.; SAMUELS, S. J. Toward a theory of automatic information processing in reading. Cognitive Psychology, Nashville, TN, n. 6, p. 293-323, 1974. [ Links ]

LEITE, M.; MORELLI, B.; GUIMARAES, L. Leitura, escrita e reflexao. Sao Paulo: FTD, 2009. Cartilha 12. [ Links ]

MCGUINNESS, D. Early Reading Instruction. Cambridge, MA: MIT Press, 2004. [ Links ]

______. Language development and learning to read. Cambridge, MA: MIT Press, 2005. [ Links ]

MIRANDA, C.; PRESTA, E. Pensar e viver. Sao Paulo: Atica, 2009. Cartilha 4. [ Links ]

MIRANDA, C.; RODRIGUES, V. L. Aprendendo sempre. Sao Paulo: Atica, 2009. Cartilha 1. [ Links ]

NATION, K.; SNOWLING, M. Assessing reading difficulties: the validity and utility of current measures of reading skill. British Journal of Educational Psychology, v. 67, p. 359-370, 1997. [ Links ]

NATIONAL EARLY LITERACY PANEL. Developing Early Literacy: report of the National Early Literacy Panel. Washington, DC: National Institute for Literacy, 2008. [ Links ]

NATIONAL READING PANEL REPORT. Teaching children to read: An evidence-based assessment of the scientific literature on reading and its implications for reading instruction. Bethesda, MD: National Institute of Child Health and Human Development, 2000. [ Links ]

OBSERVATOIRE NACIONAL DE LA LECTURE. Apprendre à lire. Paris: Editions Odile Jacob: CNDP, 1998. [ Links ]

OLIVEIRA, L. O. Vivenciando a linguagem. Sao Paulo: Atual, 2009. Cartilha 6. [ Links ]

PARA ministro, metodo de ensino deve ser revisado [entrevista com o Ministro Fernando Haddad]. Folha de S. Paulo, Sao Paulo, 7 fev. 2006. Cotidiano, nao paginado. Disponivel em: . Acesso em: 14 dez. 2010.

PERFETTI, C. Reading ability. New York. Oxford University Press, 1985. [ Links ]

PERFETTI, C. The universal grammar of reading. Scientific Studies of Reading, Cameron, MO, v. 7, n. 1, p. 3-24, 2003. [ Links ]

PRADO, A.; H6LE, C. Projeto prosa. Sao Paulo: Saraiva, 2009. Cartilha 16. [ Links ]

RIO DE JANEIRO. Secretaria Municipal de Educação. Orientacoes curriculares: areas especificas. Rio de Janeiro, 2010. Disponivel em: . Acesso em: 17 jun. 2010. [ Links ]

SEYMOUR, P. H. K.; EVANS, H. M. Beginning reading without semantics: a cognitive study of hyperlexia. Cognitive Neuropsychology, London, n. 9, p. 89-122, 1992. [ Links ]

SMITH, F. Decoding: the great fallacy. In: SMITH, F. ( Ed.). Psycholinguistics and Reading. New York, NY: Holt, Rinehart & Winston, 1973. [ Links ]

SMITH, F. Understanding reading. New York, NY: Holt, Rinehart & Winston, 1971. [ Links ]

SNOW, C. E.; BURNS, M. S.; GRIFFIN, P. (Ed). Preventing reading difficulties in young children. Washington, DC: National Academy Press, 1998. [ Links ]

SOARES, M. Letramento e alfabetizacao: as múltiplas facetas. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 25, p. 5-17, jan./abr. 2004. [ Links ]

SPRENGLER-CHAROLLES, L.; SIEGEL, L. A longitudinal study of the effects of syllabic structure on the development of reading and spelling skills in French. Applied Psycholinguistics, Cambridge, UK, n. 18, p. 485-505, 1997. [ Links ]

SPRENGLER-CHAROLLES, L.; SIEGEL, L.; BONNET, P. Reading and spelling acquisition in French: the role of phonological mediation and orthographic factors. J. Exp. Child Psychology, v. 68, n. 2, p. 134-165, 1998. [ Links ]

WALSH, K.; GLASER, D.; WILCOX, D. D. What education schools aren't teaching about reading and what elementary teachers aren't learning?. Washington, DC: NCTQ, 2006. [ Links ]


Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2016 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educação

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

Apoio:


Programa de Apoio às Publicacoes Cientificas (AED) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e tecnologico (CNPq), Ministerio da Educação (MEC), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes)  

Revista chancelada pela Unesco. Revista parceira da Associação Brasileira de Avaliação Educacional (ABAVE)

SCImago Journal & Country Rank