Educação escolar: a vez e a voz das criancas

Cristine Tinoco da Cunha Lima Rosado, Maria Estela Costa Holanda Campelo

Resumo


O texto tem como finalidade discutir a problematica que assim se configura: Quais as concepcoes das criancas acerca do seu direito ao ensino fundamental, como etapa obrigatoria da educação basica? Que avaliações sao feitas pelas criancas sobre a escola de ensino fundamental, em termos de sua finalidade, pratica pedagogica e aquisicoes proporcionadas aos seus usuarios, notadamente no que concerne à alfabetização? Visando responder a essas questoes, trabalhamos com 20 criancas dos anos iniciais do ensino fundamental de duas escolas, uma estadual e outra municipal, tendo como eixo fundante da pesquisa a fala das criancas acerca do seu contexto escolar. Como resultado inicial, alertamos aos atores da dinâmica escolar a lancarem um olhar mais acurado para o que dizem as criancas e como delineiam o seu locus principal de aprendizagem.

Palavras-chave


Infância; Direito à educação; Dinâmica escolar

Referências


ALARCAO, I. Escola reflexiva e nova racionalidade. Porto Alegre: Artmed, 2001. [ Links ]

ARIÈS, P. Historia social da crianca e da familia. 2. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1986. [ Links ]

ASSMANN, H. Reencantar a educacao: rumo à sociedade aprendente. 9. ed. Petropolis, RJ: Vozes, 2007. [ Links ]

BAKHTIN, M. Marxismo e filosofia da linguagem. Trad. Michel Lahud; Yara Frateschi Viera. 4. ed. Sao Paulo: Hucitec, 1988. [ Links ]

BARDIN, L. Analise de conteúdo. 4. ed. Lisboa: Edicoes 70, 2008. [ Links ]

BOGDAN, R.; BIKLEN, S. Investigacao qualitativa em educacao: uma introducao à teoria e aos metodos. Porto: Porto Ed., 1994. (Colecao Ciencias da Educação). [ Links ]

BOTO, C. A educacao escolar como direito humano de tres geracoes: identidades e universalismos. In: SCHILLING, F. Direitos humanos e educacao: outras palavras, outras praticas. Sao Paulo: Cortez, 2005. [ Links ]

BRASIL. Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990. Estatuto da Crianca e do Adolescente. Sao Paulo: CBIA-SP, 1991. [ Links ]

CAMPOS, M. M. Por que e importante ouvir a crianca?: a participacao das criancas pequenas na pesquisa cientifica. In: CRUZ, S. H. V. A crianca fala: a escuta de criancas em pesquisas. Sao Paulo: Cortez, 2008. [ Links ]

EVANS. R. Piaget: o homem e as suas ideias. Lisboa: Universidade Aberta Socicultur, 1973. [ Links ]

FERREIRA, D. Ensino público e ensino privado: diferencas constitucionais. In: ______. (Coord.). Direito educacional em debate. Sao Paulo: Cobra Ed., 2004. [ Links ]

FERREIRA, L. A. M. O Estatuto da Crianca e do Adolescente e o professor: reflexos na sua formacao e atuacao. Sao Paulo: Cortez, 2008. [ Links ]

FERREIRA, N. Aprendendo a falar. Revista de Lingua Portuguesa, Sao Paulo, n. 15, p. 9-11, jan. 2009. [ Links ]

FERREIRO, E. Com todas as letras. 14. ed. Sao Paulo: Cortez, 2007. [ Links ]

FERREIRO, E. Psicogenese da lingua escrita. Porto Alegre: Artes Medicas, 1985. [ Links ]

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessarios à pratica educativa. Sao Paulo: Paz e Terra, 1996. [ Links ]

______. Politica e educacao. 8 ed. Indaiatuba, SP: Villa das Letras, 2007. (Colecao Dizer a Palavra). [ Links ]

FORMOSINHO, J. O.; KISHIMOTO, T. M.; PINAZZA, M. A. Pedagogia(s) da infância: dialogando com o passado: construindo o futuro. Porto Alegre: Artmed, 2007. [ Links ]

GIMENO SACRISTAN, J.; PEREZ GOMEZ, A. I. Compreender e transformar o ensino. 4. ed. Porto Alegre: Artmed, 1998. [ Links ]

KOERNER, A. A cidadania e o artigo 5º da Constituicao de 1988. In: SCHILLING, F. Direitos humanos e educacao: outras palavras, outras praticas. Sao Paulo: Cortez, 2005. [ Links ]

KOSTIUK, G. S. Alguns aspectos da relacao reciproca entre educacao e desenvolvimento da personalidade. In: LEONTIEV, A. et al. Psicologia e pedagogia: bases psicologicas da aprendizagem e do desenvolvimento. Sao Paulo: Centauro, 2003. [ Links ]

KRAMER, S.; LEITE, M. I. Infância: fios e desafios da pesquisa. 7. ed. Campinas, SP: Papirus, 2003. (Serie Pratica Pedagogica). [ Links ]

LÜDKE, M.; ANDRE, M. E. D. A. Pesquisa em educacao: abordagens qualitativas. Sao Paulo: EPU, 1986. (Temas Basicos de Educação e Ensino). [ Links ]

PIAGET, J. A linguagem e o pensamento da crianca. Sao Paulo: Martins Fontes. 1980. [ Links ]

RICHARDSON, R. J. et al. Pesquisa social: metodos e tecnicas. 3. ed. Sao Paulo: Atlas, 1999. [ Links ]

SMITH, F. Compreendendo a leitura: uma analise psicolingüistica da leitura e do aprender a ler. 4. ed. Porto Alegre: Artmed, 2003. [ Links ]

SNYDERS, G. Alunos felizes: reflexao sobre a alegria na escola a partir de textos literarios. Traducao Catia A. Pereira da Silva. 4. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1993. [ Links ]

SOARES, M. Alfabetizacao e letramento. 5. ed. Sao Paulo: Contexto, 2008. [ Links ]

______. Letramento: um tema em tres generos. 2. ed. Belo Horizonte: Autentica, 2003. [ Links ]

TEBEROSKY, A.; COLOMER, T. Aprender a ler e a escrever: uma proposta construtivista. Porto Alegre: Artmed, 2003. [ Links ]

TORGA, M. A criacao do mundo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1996. [ Links ]

TRIVIÑOS, A. N. S. Introducao à pesquisa em ciencias sociais: a pesquisa qualitativa em educacao. Sao Paulo: Atlas, 1987. [ Links ]

VASCONCELLOS, C. S. Coordenacao do trabalho pedagogico: do projeto politico-pedagogico ao cotidiano da sala de aula. 8. ed. Sao Paulo: Libertad, 2007. [ Links ]

VYGOTSKY, L. S. A formacao social da mente: o desenvolvimento dos processos psicologicos superiores. 6. ed. Sao Paulo: Martins Fontes, 1998. [ Links ]

______. Pensamento e linguagem. Sao Paulo: Martins Fontes, 2004. [ Links ]


Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2016 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educação

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

Apoio:


Programa de Apoio às Publicacoes Cientificas (AED) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e tecnologico (CNPq), Ministerio da Educação (MEC), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes)  

Revista chancelada pela Unesco. Revista parceira da Associação Brasileira de Avaliação Educacional (ABAVE)

SCImago Journal & Country Rank