Educação escolar: a vez e a voz das criancas

Cristine Tinoco da Cunha Lima Rosado, Maria Estela Costa Holanda Campelo

Resumo


O texto tem como finalidade discutir a problematica que assim se configura: Quais as concepcoes das criancas acerca do seu direito ao ensino fundamental, como etapa obrigatoria da educação basica? Que avaliações sao feitas pelas criancas sobre a escola de ensino fundamental, em termos de sua finalidade, pratica pedagogica e aquisicoes proporcionadas aos seus usuarios, notadamente no que concerne à alfabetização? Visando responder a essas questoes, trabalhamos com 20 criancas dos anos iniciais do ensino fundamental de duas escolas, uma estadual e outra municipal, tendo como eixo fundante da pesquisa a fala das criancas acerca do seu contexto escolar. Como resultado inicial, alertamos aos atores da dinâmica escolar a lancarem um olhar mais acurado para o que dizem as criancas e como delineiam o seu locus principal de aprendizagem.

Palavras-chave


Infância; Direito à educação; Dinâmica escolar

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