Representacoes sociais de avaliação processual construidas por professoras
Resumo
Palavras-chave
Referências
ALVES, M. C. R. P.; MADEIRA, M. C. Representacoes sociais de professores sobre a avaliacao escolar: cenas e cenarios a descobrir. In: JORNADA INTERNACIONAL SOBRE REPRESENTACOES SOCIAIS, 5., 2007, Brasilia. Trabalhos apresentados... Brasilia, DF, 2007. Disponivel em: . Acesso em: 20 nov. 2007. [ Links ]
ALVES-MAZZOTTI, A. J. Representacoes sociais: desenvolvimentos atuais e aplicacoes à educacao. In: CANDAU, V. M. (Org.). Linguagem, espacos e tempos em ensinar e aprender. Rio de Janeiro: DPSA, 2000. [ Links ]
BARDIN, L. Analise de conteúdo. Lisboa: Edicoes 70, 2004. [ Links ]
BATISTA, C. O. A utilizacao da prova como instrumento de avaliacao. In: ENCONTRO NACIONAL DE DIDATICA E PRATICA DE ENSINO [ENDIPE], 13., 2006, Recife. Anais... Recife, PE, 2006. [ Links ]
CANDIDO, F.; BATISTA, C. M. P. Professores das redes públicas estadual e municipal cuiabanas e suas representacoes sociais acerca da avaliacao. In: JORNADA INTERNACIONAL SOBRE REPRESENTACOES SOCIAIS, 5., 2007, Brasilia. Trabalhos apresentados... Brasilia, DF, 2007. Disponivel em: . Acesso em: 20 nov. 2007. [ Links ]
CUNHA, E. R. Praticas avaliativas bem-sucedidas de professoras dos ciclos de formacao da Escola Cabana de Belem. In: REUNIAO ANUAL DA ASSOCIACAO NACIONAL DE POS-GRADUACAO E PESQUISA EM EDUCACAO [ANPEd], 27., 2005, Caxambu. Trabalhos apresentados... Caxambu, MG, 2005. Disponivel em: . Acesso em: 20 out. 2007. [ Links ]
ESTEBAN, M. T. A avaliacao no cotidiano escolar. In: ______. (Org.). Avaliacao: uma pratica em busca de novos sentidos. Rio de Janeiro: DP&A, 1999. [ Links ]
______. A avaliacao no processo ensino/aprendizagem: os desafios postos pelas múltiplas faces do cotidiano. In: REUNIAO ANUAL DA ASSOCIACAO NACIONAL DE POS-GRADUACAO E PESQUISA EM EDUCACAO [ANPEd], 24., 2002, Caxambu. Trabalhos apresentados... Caxambu, MG, 2002. Disponivel em: . Acesso em: 20 out. 2007. [ Links ]
______. (Org.). Ser professora: avaliar e ser avaliada. In: ______. Escola, curriculo e avaliacao. 2. ed. Sao Paulo: Cortez, 2005. [ Links ]
GILLY, M. As representacoes sociais no campo da educacao. In: JODELET, D. (Org.). As representacoes sociais. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2001. [ Links ]
GOMES, S. S. Avaliacao da aprendizagem na organizacao escolar em ciclos: concepcoes, praticas, sentidos e significados atribuidos pelos professores. In: REUNIAO ANUAL DA ASSOCIACAO NACIONAL DE POS-GRADUACAO E PESQUISA EM EDUCACAO [ANPEd], 28., 2006, Caxambu. Trabalhos apresentados... Caxambu, MG, 2006. Disponivel em: . Acesso em: 20 out. 2007. [ Links ]
GUARESCHI, P. A.; JOVCHELOVITCH, S. Introducao. In: ______. (Org.). Textos em representacoes sociais. 8. ed. Petropolis: Vozes, 1995. [ Links ]
HOFFMANN, J. Avaliar para promover: as setas do caminho. 7. ed. Porto Alegre: Mediacao, 2001. [ Links ]
______. Avaliacao mediadora: uma pratica em construcao da pre-escola à universidade. 24. ed. Porto Alegre: Mediacao, 2003. [ Links ]
______. Avaliacao: mito e desafio: uma perspectiva construtivista. 36. ed. Porto Alegre: Mediacao, 2005. [ Links ]
JODELET, D. Representacoes sociais um dominio em expansao. In: ______. (Org.). As representacoes sociais. Rio de Janeiro: EDUERJ, 2001. [ Links ]
KNOBLAUCH, A. Ciclos de aprendizagem e avaliacao de alunos: novas praticas de registro, velhas intencoes. In: REUNIAO ANUAL DA ASSOCIACAO NACIONAL DE POS-GRADUACAO E PESQUISA EM EDUCACAO [ANPEd], 26., 2004, Caxambu. Trabalhos apresentados... Caxambu, MG, 2004. Disponivel em: . Acesso em: 20 out. 2007. [ Links ]
LUCKESI, C. C. Avaliacao da aprendizagem escolar: estudos e proposicoes. 17. ed. Sao Paulo: Cortez, 2005. [ Links ]
LUIS, S. M. B. Formacao docente e avaliacao: dos processos formativos ao exercicio profissional. 2000. 225 f. Dissertacao (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2000. [ Links ]
MENDEZ, J. M. A. Avaliar para conhecer, examinar para excluir. Traducao de Magda Schwarzhaupt Chaves. Porto Alegre: Artmed, 2002. [ Links ]
MOSCOVICI, S. Prefacio. In: GUARESCHI, P.; JOVCHELOVITCH, S. (Org.). Textos em representacoes sociais. 2. ed. Petropolis: Vozes, 1995. [ Links ]
______. A representacao social da psicanalise. Traducao de Alvaro Cabral. Rio de Janeiro: Zahar, 1978. [ Links ]
______. Representacoes sociais: investigacoes em psicologia social. 4. ed. Petropolis: Vozes, 2003. [ Links ]
PERRENOUD, P. Avaliacao: da excelencia à regulacao das aprendizagens: entre duas logicas. Porto Alegre. Artmed, 1999. 183p. [ Links ]
PERRENOUD, P. Os ciclos de aprendizagem: um caminho para combater o fracasso escolar. Porto Alegre: Artmed, 2004. [ Links ]
PORTUGAL, J. F. A representacao da prova nas praticas avaliativas de professoras das series iniciais: uma relacao de apego e de rejeicao. In: ENCONTRO DE PESQUISA EDUCACIONAL DO NORTE E NORDESTE [EPENN], 18., 2007, Maceio. Anais... Maceio, AL, 2007. [ Links ]
______. Avaliacao da aprendizagem e formacao docente: as praticas entre o dizer e o fazer pedagogico. In: ENCONTRO NACIONAL DE DIDATICA E PRATICA DE ENSINO [ENDIPE], 13., 2006, Porto Alegre. Anais... Porto Alegre, RS, 2006. [ Links ]
SA, C. P. Representacoes sociais: o conceito e o estado atual da teoria. In: SPINK, M. J. (Org.). O conhecimento no cotidiano: as representacoes sociais na perspectiva da psicologia social. Sao Paulo: Brasiliense, 1995. [ Links ]
SA, C. P. A construcao do objeto de pesquisa em representacoes sociais. Rio de Janeiro: EdUERJ, 1998. [ Links ]
SILVA, J. F. Avaliacao na perspectiva formativa-reguladora: pressupostos teoricos e praticos. 2. ed. Porto Alegre: Mediacao, 2004. [ Links ]
______. Introducao: avaliacao do ensino e da aprendizagem numa perspectiva formativa-reguladora. In: SILVA, J. F.; HOFFMANN, J.; ESTEBAN, M. T. (Org.). Praticas avaliativas e aprendizagens significativas: em diferentes areas do curriculo. Porto Alegre: Mediacao, 2003. [ Links ]
SPINK, M. J. Desvelando as teorias implicitas: uma metodologia de analise das representacoes sociais. In: GUARESCHI, P.; JOVCHELOVITCH, S. (Org.). Textos em representacoes sociais. Petropolis: Vozes, 1995. [ Links ]
TYLER, R. W. Principios basicos de curriculo e ensino. Porto Alegre: Globo, 1974. [ Links ]
VILLAS BOAS, B. M. F. A avaliacao no bloco inicial de alfabetizacao no Distrito Federal. In: REUNIAO ANUAL DA ASSOCIACAO NACIONAL DE POS-GRADUACAO E PESQUISA EM EDUCACAO [ANPEd], 29., 2007, Caxambu. Trabalhos apresentados... Caxambu, MG, 2007. Disponivel em: . Acesso em: 20 out. 2007. [ Links ]
VYGOTSKY, L. S. Interacao entre aprendizado e desenvolvimento. In: ______. A formacao social da mente. Sao Paulo: Martins Fontes, 1984. [ Links ]
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2016 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educação
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Programa de Apoio às Publicacoes Cientificas (AED) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e tecnologico (CNPq), Ministerio da Educação (MEC), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes)
Revista chancelada pela Unesco. Revista parceira da Associação Brasileira de Avaliação Educacional (ABAVE)