Representacoes antecipatorias em situacoes educacionais adversas: um estudo de um programa de pre-vestibular comunitario

Fernanda Fochi Nogueira Insfran, Edson Alves de Souza Filho

Resumo


Buscamos inferir as possiveis causas psicossociais para o sucesso e insucesso de estudantes, supondo existirem representacoes antecipatorias voltadas para a ação instrumental e outras para constatação de resultados. Realizamos entrevistas com 30 ex-alunos de um pre-vestibular comunitario do interior do Estado do Rio de Janeiro, tratando das seguintes questoes: as contribuicoes do curso para a aprendizagem; os aspectos positivos e negativos do mesmo; a auto-avaliação presente e futura da vida deles. Constatamos a existencia de dois modelos representacionais: os estudantes bem sucedidos centrados na ação e os mal sucedidos nos resultados. Ademais, verificamos a formação de uma dinâmica grupal, onde os bem-sucedidos manifestaram-se desfavoraveis ao "aluno como grupo" e favoraveis ao "professor", enquanto os mal-sucedidos tenderam a um afastamento destas relacoes. Foram propostos grupos de reflexão para dinamizar as relacoes tanto internas individuais quanto externas sociais.

Palavras-chave


Representacoes sociais; Pre-vestibular comunitario; Relacoes interpessoais

Referências


ALVES-MAZZOTTI, A. J. Representacoes sociais: desenvolvimentos atuais e aplicacoes à educacao. In: ALVES-MAZZOTTI, A. J. et al. Linguagens, espacos e tempos no ensinar e aprender. 2. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2000. [ Links ]

ANACLETO, A. M. O. E.; SILVA JUNIOR, J. U. C.; SILVA, E. R. As relacoes familiares na trajetoria dos estudantes oriundos das classes populares. In: FERNANDES, M. P. (Org.). Caminhadas de universitarios de origem popular. Rio de Janeiro: UFRJ, 2006. Disponivel em: . Acesso em: 16 maio 2009. [ Links ]

ANDRADA, E. G. C. Novos paradigmas na pratica do psicologo escolar. Psicologia: reflexao e critica, Porto Alegre, v.18, n. 2, p. 196-199, 2005. Disponivel em: . Acesso em: 29 nov. 2006. [ Links ]

AQUINO, J. G. A violencia escolar e a crise da autoridade docente. Cadernos CEDES, Campinas, SP, v. 19, n. 47, p. 07-19, 1998. Disponivel em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101 -32621998000400002&lng=en&nrm=iso . Acesso em: 4 dez. 2006. [ Links ]

BARDIN, L. Analise de conteúdo. Lisboa: Edicoes 70, 1977. [ Links ]

BAUMEISTER, R. F. The self. In: GILBERT, D. T.; FISKE, S. T.; LINDZEY, G. (Org.). The handbook of social psychology. 4. ed. New York: McGraw-Hill, 1998. [ Links ]

CARVALHO, J. C. B. Os cursos pre-vestibulares comunitarios e seus condicionantes pedagogicos. Cadernos de Pesquisa, Sao Paulo, v. 36, n. 128, p. 299-326, maio/ago. 2006. Disponivel em: . Acesso em: 14 jun. 2007.

FRANCO, M. L. P. B.; NOVAES, G. T. F. Os jovens do ensino medio e suas representacoes sociais. Cadernos de Pesquisa, Sao Paulo, n. 112, 2001. Disponivel em: . Acesso em: 14 jun. 2007.

IBGE. PNAD 2007 [Pesquisa Nacional por Amostragem Domiciliar]. Disponivel em: . Acesso em: 20 abr. 2009. [ Links ]

INEP. Censo Escolar 1997-2007. Brasilia, DF, 2009. Disponivel em: . Acesso em: 20 abr. 2009. [ Links ]

INSFRAN, F. F. N. Bem estar subjetivo e locus de controle em estudantes de um pre-vestibular comunitario: contribuicoes da psicologia humanista e da pedagogia progressista. 2004. 149 f. Dissertacao (Mestrado em Psicologia) - Programa de Pos-Graduacao em Psicologia, Instituto de Psicologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2004. [ Links ]

LEITE, S. A. S. Afetividade e praticas pedagogicas. Sao Paulo: Casa do Psicologo, 2006. [ Links ]

LELIS, I. A. A formacao da professora primaria: da denúncia ao anúncio. Sao Paulo: Cortez, 1989. [ Links ]

LORENZONI, I. Prouni forma os primeiros 56 mil bolsistas. Portal MEC, Brasilia, DF, 2009. Disponivel em: . Acesso em: 20 abr. 2009.

MITRULIS, E.; PENIN, S. T. S. Pre-vestibulares alternativos: da igualdade à equidade. Cadernos de Pesquisa, Sao Paulo, v. 36, n. 128, p. 269-298, maio/ago. 2006. Disponivel em: . Acesso em: 10 jun. 2007.

MOSCOVICI, S. A representacao social da psicanalise. Rio de Janeiro: Zahar, 1978. [ Links ]

______. La nouvelle pensee magique. Bulletin de Psychologique, Paris, n. 45, p. 301-324, 1994. [ Links ]

MUGNY, G.; DOISE, W. La construccion social de la inteligencia. Mexico: Editorial Trillas, 1983. [ Links ]

OLIVEIRA, D. C. et al. A positividade e a negatividade do trabalho nas representacoes sociais de adolescentes. Psicologia: reflexao e critica, Porto Alegre, v. 18, n. 1, p. 125-133, 2005. [ Links ]

PATTO, M. H. S. A producao do fracasso escolar. Sao Paulo: Casa do Psicologo, 1999. [ Links ]

PRE-VESTIBULAR para Negros e Carentes: um movimento social pela democratizacao da educacao. Rio de Janeiro: PVNC, [200-]. Disponivel em: . Acesso em: 6 maio 2009. [ Links ]

SOUZA FILHO, E. A. Auto-representacao educacional e atribuicao de causalidade para sucessos e insucessos das nacoes. [S.l.: s.n., 201-?]. No prelo. [ Links ]

______. Modelos socioculturais na familia e na escola, segundo autodefinicao etnica. Ensaio: aval. pol. públ. Educ., Rio de Janeiro, v. 10, n. 36, p. 375-402, jul./set. 2002. [ Links ]

SOUZA FILHO, E. A.; CORSINI, L. Representacoes antecipatorias em empresas públicas e privadas. In: CHAMON, E. M. Q. O. Organizacoes e representacoes sociais. [S.l.: s.n., 201-?]. No prelo. [ Links ]

ROGERS, C. R. Liberdade para aprender em nossa decada. Porto Alegre: Artes Medicas, 1985. [ Links ]


Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2016 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educação

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

SCImago Journal & Country Rank