A politica de integração curricular no âmbito do PROEJA: entre discursos, sujeitos e práticas

Monica Ribeiro da Silva

Resumo


O artigo resulta de pesquisa que tem como objetivo analisar uma politica curricular que visa a integração entre educação profissional e educação geral. Toma por referencia o Programa de Integração da Educação Profissional Tecnica de Nivel Medio na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA), em implantação no estado do Parana. Analisa o processo de construção de propostas curriculares a partir de dois eixos investigativos: as interpretacoes feitas pelos sujeitos-autores das propostas acerca do curriculo integrado e as interpretacoes desses mesmos sujeitos acerca da proposicao do trabalho como principio educativo, presentes nos Documentos normativos da politica mencionada. As observacoes e relatos de campo evidenciam, dentre outros aspectos, um conjunto de limitacoes presentes nesse processo derivados, em parte, de interpretacoes divergentes do que seja integração curricular e da multiplicidade de significados atribuidos à ideia de trabalho como principio educativo.

Palavras-chave


Curriculo integrado; Educação profissional; Ensino medio integrado; Educação de Jovens e Adultos

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