Diferencas de escala em sistemas locais de Educação Pública no Chile

Sebastian Donoso Di­az, Oscar Arias Rojas

Resumo


O artigo analisa o contexto de operação dos sistemas locais de educação pública no Chile, de acordo com a diversidade das areas em que estao localizados. Os resultados mostram uma grande diversidade de condicoes operacionais associados à grande heterogeneidade na magnitude dos municipios responsaveis pelas politicas de educação local. Estes resultados sugerem que: (i) o atual regime de financiamento coloca pressao sobre as comunidades menores e mais pobres para dar uma contribuicao comparativamente maior, o que aumenta sua situação de pobreza; (ii) as diferencas de escala geram na pratica fenômenos radicalmente diferentes, que devem ser avaliados com referencia ao seu contexto, (iii) os sistemas de educação pública geram inter-relacoes a ser incorporadas na formulação de politicas a fim de evitar a tendencia para uma maior segmentação socio-econômica dos estudantes.

Palavras-chave


Politica local de educação; Diversidade territorial; Financiamento da educação pública; Ruralidade

Referências


BEYER, H. ¿Que hacer con la educacion pública?. Estudios Públicos, Santiago, Chile, n. 114, p. 89-125, Otoño 2009. [ Links ]

CHILE. Subsecretaria de Desarrollo Regional y Administrativo. Tipologia: herramienta base para el reconocimiento de la diversidad comunal-municipal. Santiago, 2005. Disponible en: . Acceso el: 18 jun. 2010. [ Links ]

CIEPLAN. Buenas practicas de gestion municipal: lecciones y desafios en cuatro areas claves: informe final. Santiago, 1999. Disponible en: . Acceso el: 18 jun. 2010. [ Links ]

DONOSO, DIAZ, S.; SCHMAL, R. Introduccion a la economia de la educacion: el fenomeno educativo y su connotacion economica. Talca: Editorial Universidad de Talca, 2009. [ Links ]

GALLEGO, F.; SEEBACH, C. Indicadores de complejidad y resultados en el sector de educacion municipal. In: MATUS, T. (Coord.) La Reforma Municipal en la mira: identificando los municipios prioritarios en la Region Metropolitana: complejidad comunal versus condiciones para la calidad de la gestion municipal. Santiago: Expansiva: Observatorio de Ciudades y Escuela de Trabajo Social (PUC), 2007. [ Links ]

LARRAÑAGA, O. et al. La gestion de la educacion municipal y su efecto en los resultados de la enseñanza. In: MARCEL, M.; RACZYNSKI, D. (Ed.). La asignatura pendiente: claves para la revalidacion de la educacion pública de gestion local en Chile. Santiago: Uqbar Editores, 2009. [ Links ]

MIZALA, A.; ROMAGUERA, P.; URQUIOLA, M. Socioeconomic status or noise?: tradeoffs in the generation of school quality information. Journal of Development Economics, Amsterdam, n. 84, p. 61-75, 2007. [ Links ]

PNUD. Las trayectorias del desarrollo humano en las comunas de Chile (1994 - 2003): PNUD – MIDEPLAN. Santiago, 2003. (Temas de Desarrollo Sustentable, n. 11). [ Links ]

SAPELLI, C. Desafios del sistema educativo: La subvencion preferencial. Temas de Agenda Pública, Santiago, Chile, año 1, n. 1, 2006. [ Links ]

VALENZUELA, J. P. Analisis prospectivo de las capacidades institucionales y de gestion de los gobiernos subnacionales en Chile. Washington, DC: IADB, 2007. (Serie de Estudios Economicos y Sociales, BID). [ Links ]


Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2016 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educação

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

Apoio:


Programa de Apoio às Publicacoes Cientificas (AED) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e tecnologico (CNPq), Ministerio da Educação (MEC), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes)  

Revista chancelada pela Unesco. Revista parceira da Associação Brasileira de Avaliação Educacional (ABAVE)

SCImago Journal & Country Rank