Diferencas de escala em sistemas locais de Educação Pública no Chile

Sebastian Donoso Di­az, Oscar Arias Rojas

Resumo


O artigo analisa o contexto de operação dos sistemas locais de educação pública no Chile, de acordo com a diversidade das areas em que estao localizados. Os resultados mostram uma grande diversidade de condicoes operacionais associados à grande heterogeneidade na magnitude dos municipios responsaveis pelas politicas de educação local. Estes resultados sugerem que: (i) o atual regime de financiamento coloca pressao sobre as comunidades menores e mais pobres para dar uma contribuicao comparativamente maior, o que aumenta sua situação de pobreza; (ii) as diferencas de escala geram na pratica fenômenos radicalmente diferentes, que devem ser avaliados com referencia ao seu contexto, (iii) os sistemas de educação pública geram inter-relacoes a ser incorporadas na formulação de politicas a fim de evitar a tendencia para uma maior segmentação socio-econômica dos estudantes.

Palavras-chave


Politica local de educação; Diversidade territorial; Financiamento da educação pública; Ruralidade

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