TRILHAS E DESAFIOS DA EXPERIÊNCIA DE AUTORIA NA ESCRITA CIENTÍFICA
Resumo
Esse ensaio teórico problematiza a escrita acadêmica como uma ferramenta para formação de autoria no cenário da pós-graduação stricto sensu. Discute elementos subjetivos inerentes ao processo de formação de pesquisadores e cientistas e circunscreve a escrita como um campo de elaboração dessas identidades. Entretanto, reconhece que os processos de formação dão maior protagonismo ao ensino da forma, da gramática acadêmica em detrimento dessa dimensão subjetiva. Consideramos que um certo nível de sofrimento precisa ser tolerado, pois trata-se de uma experiência custosa em termos psíquicos o que não quer dizer que violências sejam toleradas no cotidiano da vida ou do trabalho pedagógico. Nesse ensaio a autoria de artigos científicos está em pauta, um gênero narrativo que demanda inteireza em poucas palavras.
Palavras-chave
Referências
BARROS, J. D. As hipótese nas Ciências Humans: aspectos metodológicos. Petropolis/RJ: Vozes. 2017.
BOTOMÉ, S. P. Onde Falta Melhorar a Pesquisa em Psicologia no Brasil sob a Ótica de Carolina Martuscelli Bori Where Psychology Research in Brazil Needs to be Improved under Carolina Martuscelli Bori Point of View. vol 23, 2007.
DALTRO, M. R., & CASTELAR, M. Publicar em psicologia: resistência construída na ação coletiva . Revista Psicologia, Diversidade e Saúde, pp. 139-140, 2016.
DUNKER, C. I. Como escreve Christian Ingo Lenz Dunker. Como Escrevo, 01-05, 2017.
FOUCAULT, M. O que é um autor? Lisboa: Passagens/Vega. 2002.
HAN, B.-C. Sociedade do cansaço. Rio de Janeiro: Vozes. 2017.
HAN, B-C. Não-coisas: reviravoltas do mundo da vida. Rio de Janeiro: Vozes. 2022.
HARTMUT GÜNTHER. (2006). Pesquisa Qualitativa Versus Pesquisa Quantitativa: Esta É a Questão? Qualitative Research Versus Quantitative Research: Is that Really the Question? Psicologia: Teoria e Pesquisa, n. 22, vol. 2, pp. 201–210. disponível em: . Acesso em: mai, 2022.
KLEON, A. Roube como cum Artista: 10 dicas sobre criatividade. Rio de Janeiro: Rocco. 2012
LAPLANCHE, J., & PONTALIS, J. Vocabulário da Psicanálise. Santos: Martins Fontes Editora. 2014.
MEIRA, A. C. A Escrita científica no divã: entre as possibilidades e dificuldades para com o escrever. Porto Alegre: Sulina. 2016.
ANTÓNIO, Pedro Costa; DE SOUZA, Francislê Neri; DE SOUZA, Dayse Neri. Nota introdutória: critérios de avaliação de artigos de investigação qualitativa em educação. Revista Lusófona de Educação, n. 36. 2017. .Disponível em: . acesso em: setembro, 2019.
PEREIRA, M. G. A introdução de um artigo científico. Epidemiol. Serv. Saúde, pp. 675-676, 2012.
PIOTR TRZESNIAK, P.; KOLLER, S.H. A Redação Científica Apresentada por Editores In: ____________________Publicar em psicologia: um enfoque para a revista científica / Organização de. Maria Imaculada Cardoso Sampaio e Sílvia Helena Koller – São Paulo: Associação Brasileira de Editores Científicos de Psicologia / Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, 2009.
SÁ, J. O. V. de. Desafios na escrita acadêmica: reflexões sobre os movimentos retóricos da seção de introdução do gênero artigo científico. Colineares, Mossoró, Brasil, 2021.
SABADINI, A. A. Z. P.; SAMPAIO, M. I. C.; KOLLER, S. H.; OLIVEIRA, E. B. P. M. Publicar em psicologia um enfoque para a revista científica. Portal de Livros Abertos da USP. Associação Brasileira de Editores Científicos de Psicologia, 2009. disponível em: . Acesso em: jan 2023.
SILVA, P. F. da; MASSOLA, G. M.; FRELLER, C. C.; SILVA, P. F. da; MASSOLA, G. M.; FRELLER, C. C. (2018). A produtividade acadêmica como imperativo moral: do sofrimento ao tédio. Psicologia USP, n. 29, vol. 2, pp. 153–158, 2018. Disponível em: . Acesso em: mai 2023.
SCHMIDT, M. L. S. Aspectos éticos nas pesquisas qualitativas. In: _______ Ética nas pesquisas em ciências humanas e sociais na saúde. São Paulo: Aderaldo & Rothschild, 2008. 308p.
SOUZA, R. T. Ética do Escrever: Kafka, Derridá e a Literatura como crítica da violência. Porto Alegre: Zouk. 2018.
VOLPATO, G. L. O método lógico para redação científica. RECIIS – Rev Eletron de Comun Inf Inov Saúde, pp. 02-14., 2015.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2024 Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Programa de Apoio às Publicacoes Cientificas (AED) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e tecnologico (CNPq), Ministerio da Educação (MEC), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes)
Revista chancelada pela Unesco. Revista parceira da Associação Brasileira de Avaliação Educacional (ABAVE)