AVALIAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS: uma análise de artigos acadêmicos armazenados na base e-Aval

Ligia Silva Leite, Lucia Regina Goulart Vilarinho, Sandra Maria Martins Redovalio Ferreira, Sonia Regina Natal de Freitas, Flavia Giffoni de Abru dos Santos

Resumo


Este artigo tem como objetivo apresentar uma meta análise baseada em pareceres avaliativos elaborados por alunos da disciplina Prática de Avaliação do Curso de Mestrado da Faculdade Cesgranrio, a partir da identificação de artigos registrados na base de dados e-Aval, considerando a interseção da área da Avaliação com a Educação. Foram analisados 118 artigos da categoria Avaliação de Políticas Públicas, de acordo com elementos derivados da metodologia de avaliação utilizada pela instituição. Os resultados revelaram, de modo geral, a presença, nos artigos, dos elementos metodológicos propostos, embora nem sempre eles tenham sido tratados de acordo com a perspectiva da metodologia de avaliação adotada.

Palavras chave: Avaliação. Políticas Públicas. Metodologia da Avaliação. Pesquisa e Educação. Banco de Dados On-line.  


Palavras-chave


Avaliação. Políticas Públicas. Metodologia da Avaliação. Pesquisa e Educação. Banco de Dados On-line.

Texto completo:

Scielo

Referências


ARAÚJO, L. H. S.; OLIVEIRA, H. L. da S.; SANTOS, A. C. A. Avaliação Educacional: um olhar sobre a produção acadêmica na revista Ensaio (2009-2020). Revista Ensaio: aval. pol. públ. Educ., Rio de Janeiro, v. 30, n.117, p. 871-896, out./dez. 2022.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União. Brasília, DF, 23 dez. 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 25 jul. 2022.

E-AVAL: Estado da arte da avaliação. Mestrado Profissional em Avaliação. Rio de Janeiro: Faculdade Cesgranrio, 2021. Disponível em: http://mestrado.fge2.com.br/aval. Acesso em: 25 jul. 2022.

KING, J. A. Evaluation of Education. In: MATHISON, Sandra. Encyclopedia of Evaluation. California: Sage Publications, 2005. p. 121-122.

LEITE, L. S.; FERREIRA, S. M. R.: FREITAS, S. R. N. F. Abordagens Avaliativas: alternativas para o avaliador. Rio de Janeiro: WAK, 2023.

LEITE, L. S.; FREITAS, S. R. N.; O estado da arte da avaliação: construindo o processo de descrição do projeto de pesquisa. In: LEITE, Ligia Silva (org.). O estado da arte da Avaliação. São Paulo: Pimenta Cultural, 2018. p. 13-40.

ELLIOT, Ligia Gomes; LEITE, Lígia Silva; AGUIAR, Glauco da Silva; Lucia VILARINHO, Regina G. Relatório técnico 2019: o estado da arte da avaliação/pesquisadores. Rio de Janeiro: Faculdade Cesgranrio, 2020.

RIBEIRO, R. S. Políticas públicas educacionais: o papel da formação continuada no desenvolvimento da Educação Básica. Revista Educação Pública, v. 20, n. 23, 23 de junho de 2020. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/20/23/politicas-publicas-educacionais-o-papel-da-formacao-continuada-no-desenvolvimento-da-educacao-basica. Acesso em: 25 jul. 2022.

ROMANOWSKI, J. P.; ENS, R. T. As pesquisas denominadas do tipo “estado da arte” em Educação. Diálogo Educacional, Curitiba, v. 6, n. 19, p. 37-50, set./dez. 2006.

WORTHEN, B.; SANDERS, J. R.; FITZPATRICK, J. L. Avaliação de programas: concepções e práticas. São Paulo: Gente, 2004.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2024 Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

Apoio:


Programa de Apoio às Publicacoes Cientificas (AED) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e tecnologico (CNPq), Ministerio da Educação (MEC), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes)  

Revista chancelada pela Unesco. Revista parceira da Associação Brasileira de Avaliação Educacional (ABAVE)

SCImago Journal & Country Rank