Data Envelopment Analysis (DEA): Uma análise da eficiência no SPAECE das escolas estaduais da região 4 do Município de Fortaleza (CE)

Ana Cláudia de Oliveira Lopes, Marta Maria dos Santos Dantas, Marcos Antonio Martins LIMA

Resumo


Neste artigo propõe-se avaliar a eficiência das escolas estaduais do ensino médio da região 4 do município de Fortaleza por meio dos resultados obtidos no SPAECE, no período entre 2017 a 2019. Para tanto, foi utilizado o método quadripolar e a modelagem por meio do Data Envelopment Analysis (DEA), com retornos constantes de escala (Constant Returns to Scale - CRS), modelo CCR introduzido por Charnes, Cooper e Rhodes (1978) para verificar a eficiência das escolas estaduais da região 4 do município de Fortaleza. Avaliou-se a proficiência em língua portuguesa e matemática no recorte temporal de 2017 a 2019 do SPAECE das 11 escolas estaduais da região 4. Os resultados após aplicação do software OSDEA-GUI-v0.2.jar revelaram que apenas a Escola Adauto Bezerra com base nos resultados do SPAECE de 2017 a 2019 foi considerada com valor objetivo 1 eficiente tanto em língua portuguesa como em matemática assim como também foram identificadas as melhores práticas da escola que podem servir de exemplo para as escolas menos eficientes.

Palavras-chave


Análise Envoltória de Dados; Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica no Ceará; Ensino Médio; Eficiência Escolar.

Texto completo:

Scielo PT

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