ENGAJAMENTO DE STAKEHOLDERS E SEU EFEITO NO DESEMPENHO DE UMA POLÍTICA PÚBLICA DE EDUCAÇÃO
Resumo
O engajamento de stakeholders tem sido apontado como uma ferramenta importante de gestão para organizações públicas e privadas. Embora as pesquisas avancem na discussão dos efeitos do engajamento em diferentes contextos públicos, a compreensão de seu efeito no desempenho de políticas públicas ainda é limitada. Os estudos também carecem de uma orientação clara de qual nível de engajamento seria capaz de gerar impactos no desempenho. Este estudo contribui com essas questões ao analisar o efeito de diferentes níveis de engajamento sobre o desempenho de uma política pública. A pesquisa foi realizada com três grupos de stakeholders da política pública COMDECampo que visa melhorar a educação do campo. Os resultados indicam que os níveis de engajamento transacional, transitório e transformacional afetam positivamente o desempenho. Além disso, quanto maior é o nível do engajamento, maior é a percepção de desempenho da política pública.
Palavras-chave
Texto completo:
RemotoReferências
ANDERSEN, L. B.; BOESEN, A.; PEDERSEN, L. H. Performance in public organizations: Clarifying the conceptual space. Public Administration Review, v. 76, n. 6, p. 852-862, 2016.
ANSELL, C.; GASH, A. Collaborative governance in theory and practice. Journal of public administration research and theory, v. 18, n. 4, p. 543-571, 2008.
BOWEN, F.; NEWENHAM-KAHINDI, A.; HERREMANS, I. When suits meet roots: The antecedents and consequences of community engagement strategy. Journal of Business Ethics, v. 95, n. 2, p. 297-318, 2010.
BRASIL. Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão Secretaria de Planejamento e Assuntos Econômicos. GUIA METODOLÓGICO PARA INDICADORES - ORIENTAÇÕES BÁSICAS APLICADAS À METODOLOGIA DO PLANO PLURIANUAL. Brasília, DF, 07 de 2018.
CASA CIVIL DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA & INSTITUTO DE PESQUISA ECONÔMICA. Avaliação de Políticas Públicas: Brasília: Casa Civil da Presidência da República, Brasília, DF, 2018.
CASTRO, V. C., TAVARES, T. R. O contexto político e social das políticas educacionais no Brasil: de 1930 a 2017. Acesso Livre.
CEGARRA-NAVARRO, J-G.; GARCIA-PEREZ, A.; MORENO-CEGARRA, J. L. Technology knowledge and governance: Empowering citizen engagement and participation. Government Information Quarterly, v. 31, n. 4, p. 660-668, 2014.
CHENG, B.; IOANNOU, I.; SERAFEIM, G. Corporate social responsibility and access to finance. Strategic management journal, v. 35, n. 1, p. 1-23, 2014.
CLARKSON, M. E. A stakeholder framework for analyzing and evaluating corporate social performance. Academy of management review, v. 20, n. 1, p. 92-117, 1995.
CONNER, T. W. Exploring the diverse effects of stakeholder engagement on organizational performance. The American Review of Public Administration, v. 47, n. 6, p. 634-647, 2017.
COSTA, D. M. Sistema de Educação Superior canadense: avaliação da Agência HEQCO para o desenvolvimento da Educação na província de Ontário. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, v. 30, n. 117, p. 1023-1046, 2022.
FÁVERO, L. P.; BELFIORE, P. Manual de análise de dados: estatística e modelagem multivariada com Excel®, SPSS® e Stata®. Elsevier Brasil, 2017.
GOBBI, B. C. et al. Uma boa gestão melhora o desempenho da escola, mas o que sabemos acerca do efeito da complexidade da gestão nessa relação?. Ensaio: avaliação e políticas públicas em educação, v. 28, p. 198-220, 2019.
GOMES, R. C.; OSBORNE, S. P.; GUARNIERI, P. Influências dos stakeholders e desempenho do governo local: uma revisão sistemática da literatura. Revista de Administração Pública, v. 54, p. 448-467, 2020.
GRECO, G.; SCIULLI, N.; D’ONZA, G. The influence of stakeholder engagement on sustainability reporting: evidence from Italian local councils. Public Management Review, v. 17, n. 4, p. 465-488, 2015.
HAIR, J. F. et al. Análise multivariada de dados. Bookman editora, 2009.
HARRISON, J. S.; BOSSE, D. A.; PHILLIPS, R. A. Managing for stakeholders, stakeholder utility functions, and competitive advantage. Strategic management journal, v. 31, n. 1, p. 58-74, 2010.
HUTAHAEAN, M. The importance of stakeholders approach in public policy making. In International Conference on Ethics in Governance (ICONEG 2016) (pp. 462-466). Atlantis Press, 2016.
IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística -. Portal Mapas. 10 de 2019. https://cidades.ibge.gov.br/brasil/rs/cachoeira-do-sul/panorama.
JOHNSEN, A. What does 25 years of experience tell us about the state of performance measurement in public policy and management?. Public Money and Management, v. 25, n. 1, p. 9-17, 2005.
KÄLLSTRÖM, L. et al. The governance games of citizens and stakeholders’ engagement: longitudinal narratives. Local Government Studies, v. 47, n. 5, p. 859-885, 2021.
KAUR, A.; LODHIA, S. K. Key issues and challenges in stakeholder engagement in sustainability reporting: A study of Australian local councils. Pacific Accounting Review, 2019.
LEES-MARSHMENT, J.; HUFF, A. D.; BENDLE, N. A social commons ethos in public policy-making. Journal of Business Ethics, v. 166, n. 4, p. 761-778, 2020.
MENDONÇA, P. M. E.; SANTOS, P. S. Investimento social privado e políticas públicas de educação: Interações mediadas por múltiplas lógicas institucionais. Cadernos Gestão Pública e Cidadania, v. 25, n. 80, 2020.
MENEZES, D. C.; VIEIRA, D. M. Stakeholders, fatores críticos de sucesso e geração de valor em parcerias público-privadas. Revista de Administração Pública, v. 56, p. 47-79, 2022.
MITCHELL, J. R. et al. Stakeholder engagement, knowledge problems and ethical challenges. Journal of Business Ethics, v. 175, p. 75-94, 2022.
LONG, L. A. N.; FOSTER, M.; ARNOLD, G. The impact of stakeholder engagement on local policy decision making. Policy Sciences, v. 52, n. 4, p. 549-571, 2019.
PIANA, M. C. As políticas educacionais: dos princípios de organização à proposta da democratização. Editora Unesp, São Paulo, Cultura Acadêmica, 2009.
PORUMBESCU, G. A. Does transparency improve citizens’ perceptions of government performance? Evidence from Seoul, South Korea. Administration & society, v. 49, n. 3, p. 443-468, 2017.
POVEDANO, R. et al. Indicadores e metas para avaliação do desempenho escolar: Uma análise DEA de dois estágios do IDEB de escolas públicas municipais. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, v. 29, p. 899-933, 2021.
ROWE, G.; FREWER, L. J. Public participation methods: a framework for evaluation. Science, technology, & human values, v. 25, n. 1, p. 3-29, 2000.
SANTOS, K. S. Políticas públicas educacionais no Brasil: tecendo fios. In: 25º Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação. 2º Congresso Ibero-Americano de Política e Administração da Educação–ANPAE. Políticas Públicas e Gestão da Educação-construção histórica, debates contemporâneos e novas perspectivas. Anais... São Paulo–SP. 2011. p. 01-13.
SECCHI, L. Políticas públicas: conceitos, esquemas de análise, casos práticos. Cengage Learning, 2013.
SEGATTO, C. I.; EUCLYDES, F. M.; ABRUCIO, F. Capacidades estatais e seus efeitos nas Políticas Municipais de Educação. Cadernos Gestao Publica e Cidadania, v. 26, n. 84, 2021.
SHERMAN, M. H.; FORD, J. Stakeholder engagement in adaptation interventions: an evaluation of projects in developing nations. Climate Policy, v. 14, n. 3, p. 417-441, 2014.
SILVA, N. V. Expansão escolar e estratificação educacional no Brasil. Origens e destinos: desigualdades sociais ao longo da vida, p. 105-138, 2003.
SMEd, Secretaria Municipal de Educação de Cachoeira do Sul. Programas e políticas. 21 de 10 de 2019. Disponível em: https://www.obemcs.com/programasepoliticas.
STERLING, E. J. et al. Assessing the evidence for stakeholder engagement in biodiversity conservation. Biological conservation, v. 209, p. 159-171, 2017.
WALLNER, J. Legitimacy and public policy: Seeing beyond effectiveness, efficiency, and performance. Policy Studies Journal, v. 36, n. 3, p. 421-443, 2008.
WHOLEY, J. S.; NEWCOMER, Kathryn E. Clarifying goals, reporting results. New Directions for Evaluation, v. 1997, n. 75, p. 91-98, 1997.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2024 Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.


Programa de Apoio às Publicacoes Cientificas (AED) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e tecnologico (CNPq), Ministerio da Educação (MEC), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes)
Revista chancelada pela Unesco. Revista parceira da Associação Brasileira de Avaliação Educacional (ABAVE)