Politicas curriculares da internacionalização do ensino superior: multiculturalismo ou semiformação?

Manolita Correia Lima, Carolina Machado Saraiva de Albuquerque

Resumo


Uma das premissas basicas presentes nos discursos de apoio à internacionalização do ensino superior e a sua capacidade de promover o multiculturalismo, desencadeando a construção de curricula mais criticos e reflexivos. Esses novos arranjos curriculares transformariam as escolas no epicentro das transformacoes sociais, em busca de condicoes de vida mais igualitaria para todos. No entanto, ao inves da promocao da diversidade cultural, tem-se a defesa de uma forma particular de cultura, que busca sua legitimação atraves da padronização dos curricula , dos programas de curso, dos idiomas e das experiencias culturais. Esse quadro marcoestrutural da educação precisa ser intensamente discutido nas instituicoes de ensino superior. Com base numa leitura critica de relatorios e artigos em defesa do sistema de internacionalização em curso, procurou-se revelar os interesses privados envolvidos, buscando argumentar a importância das funcoes politica e critica da educação superior.

Palavras-chave


Internacionalização do Ensino Superior; Politicas Públicas para o Ensino Superior; Multiculturalismo; Semiformação

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