Educação Profissional e evasao escolar em contexto: motivos e reflexoes

Natalia Gomes da Silva Figueiredo, Denise Medeiros Ribeiro Salles

Resumo


Esta pesquisa teve por objetivo analisar as causas de evasao no primeiro periodo de um curso tecnico do Cefet/RJ, unidade Petropolis. Buscou nao apenas identificar os fatores diretamente sinalizados pelos ex-alunos como causas do abandono, mas compreender as relacoes entre os diversos elementos presentes em seus discursos. A investigação, que envolveu pesquisa documental e de campo, assumiu a forma de um estudo de caso. No que diz respeito à abordagem, o estudo foi do tipo qualitativo e empregou a estrategia da analise de conteúdo para o tratamento do material, coletado por intermedio de entrevistas semiabertas. Os resultados da pesquisa apontaram causas de evasao relacionadas às seguintes categorias: lacunas na escolha do curso; fatores escolares; dificuldades pessoais; influencia de amigos; oportunidades e desinteresse institucional e/ou governamental.


Palavras-chave


Professional education; Technical course; Dropout

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DOI: http://dx.doi.org/10.1590/s0104-40362017002500397

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