Explorando o currículo do Ensino Secundário Espanhol da perspectiva da Cidadania Global e Educação para a Sustentabilidade

Noelia Santamaría-Cárdaba, Suyapa Martínez-Scott

Resumo


Os desafios que as sociedades enfrentam actualmente tornam necessário que o âmbito educativo promova a formação de cidadãos globais capazes de agir em prol de um desenvolvimento sustentável e humano. Perante esta situação, este estudo tem como objectivo avaliar se os regulamentos educativos que regem o Ensino Secundário Obrigatório e o Bacharelato em Espanha promovem actualmente a formação de cidadãos globais que apoiem a mudança para uma sociedade mais sustentável e igualitária. A abordagem metodológica utilizada foi qualitativa, uma vez que se procedeu a uma análise documental dos currículos actuais das duas etapas educativas. Os resultados apontam para algumas lacunas nos currículos quando se trata de promover a mobilização dos estudantes e de trabalhar em questões como a pobreza, as desigualdades entre países e o desenvolvimento sustentável. Os currículos analisados devem colmatar os défices identificados, uma vez que é necessário formar cidadãos críticos e dispostos a transformar o mundo, tornando-o mais humano e sustentável.


Palavras-chave


Educação para a Cidadania Global; Sustentabilidade; Ensino Secundário; Curriculum Educacional Espanhol

Referências


ALGUACIL, M., et al. Educate for peace and in peace: elements to consider in schools. Revista Internacional de Educación para la Justicia Social, v. 8, n. 2, p. 65-87, nov. 2019. https://doi.org/10.15366/riejs2019.8.2.004

ANDRADES, F. J.; LARRÁN, M.; MURIEL, M. Analysing the incorporation of sustainability themes into the university curricula: a case study of a Spanish public university. International Journal of Sustainable Development & World Ecology, [s. l.], v. 25, n. 7, p. 642-54, 2018. https://doi.org/10.1080/13504509.2018.1437484

ANDREOTTI, V. Critical and transnational literacies in international development and global citizenship education. SISYPHUS Journal of Education, Lisboa, v. 2, n. 3, p. 33-50, 2014. https://doi.org/10.25749/sis.6544

APPLE, M. Critical curriculum studies and the concrete problems of curriculum policy and practice. Journal of Curriculum Studies, London, v. 50, n. 6, p. 685-90, 2018. https://doi.org/10.1080/00220272.2018.1537373

BAILY, F.; O’FLAHERTY, J.; HOGAN, D. Exploring the nature and implications of student teacher engagement with development education initiatives. Irish Educational Studies, London, v. 36, n. 2, p. 185-201, 2017. https://doi.org/10.1080/03323315.2017.1327367

BORRERO, N., et al. Half an inch from the edge: teacher education, teaching, and student learning for social transformation. Maryland: Rowman & Littlefield, 2019.

BOURN, D. Global citizenship and youth participation in Europe. London: Development Education Research Centre, 2016.

BOURN, D. The Bloomsbury handbook of global education and learning. London: Bloomsbury, 2020.

CONSEJO DE EUROPA. Global education guidelines: concepts and methodologies on global education for educators and policy makers. Porto: North-South Centre of the Council of Europe, 2019.

DATZBERGER, S.; LE MAT, M. Just add women and stir? Education, gender and peacebuilding in Uganda. International Journal of Educational Development, [s. l.], v. 59, p. 61-69, Mar. 2018.

DENZIN, N.; LINCOLN, Y. The SAGE Handbook of Qualitative Research. London: SAGE, 2017.

ESPANHA. Real Decreto 1105/2014, de 26 de diciembre, por el que se establece el currículo básico de la Educación Secundaria Obligatoria y del Bachillerato. Disponible en: https://www.boe.es/boe/dias/2015/01/03/pdfs/BOE-A-2015-37.pdf Acceso en: 9 de dic. de 2021.

ESPANHA. Real Decreto 217/2022, de 29 de marzo de 2022a, por el que se establece la ordenación y las enseñanzas mínimas de la Educación Secundaria Obligatoria. Disponible en: https://www.boe.es/buscar/act.php?id=BOE-A-2022-4975

ESPANHA. Real Decreto 243/2022, de 5 de abril de 2022b, por el que se establecen la ordenación y las enseñanzas mínimas del Bachillerato. Disponible en: https://www.boe.es/buscar/act.php?id=BOE-A-2022-5521

ESTELLÉS, M.; FISCHMAN, G. Who needs global citizenship education? A review of the literature on teacher education. Journal of Teacher Education, [s. l.], v. 72, p. 2, p. 1-14, 2020. https://doi.org/10.1177/00224871209202

FRANCO, A.; VIEIRA, R.; SAIZ, C. O pensamento crítico: as mudanças necessárias no contexto universitário. Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación, [s. l.], n. 7, p. 11-16, 2017.

FREIRE, P. La educación como práctica de libertad. Barcelona: Siglo XXI, 2009.

FREIRE, P. Pedagogía del oprimido. Barcelona: Siglo XXI, 2012.

FREY, B. The SAGE Encyclopedia of Educational Research, Measurement, and Evaluation. London: SAGE, 2018.

GOREN, H.; YEMINI, M. Citizenship education redefined: a systematic review of empirical studies on global citizenship education. International Journal of Educational Research, v. 82, p. 170-183, 2017. https://doi.org/10.1016/j.ijer.2017.02.004

LEY ORGÁNICA PARA LA MEJORA DE CALIDAD EDUCATIVA. LOMCE 8/2013. Boletín Oficial del Estado de 10 de diciembre de 2013. Disponible en: http://www.boe.es/boe/dias/2013/12/10/pdfs/BOE-A-2013-12886.pdf Acceso en: 9 de sept. de 2021.

LOURENÇO, M. Global citizenship and curricular integration: challenges and opportunities in the voices of teacher trainers. Indagatio Didactica, [s. l.], v. 10, n. 2, p. 9-27, 2018.

MARÍ SÁEZ, V. Indisciplinar y abrir las ciencias sociales.Commons. Revista de Comunicación y Ciudadanía Digital, Cádiz, v. 9, n. 1, p. 1-5, 2020.

MESA, M. Global citizenship education and the sustainable development goals: an agenda for social transformation. Revista Internacional de Educación para la Justicia Social, [s. l.], v. 8, p. 7-11, 2019.

MITTLER, P. Working towards inclusive education: social contexts. London: Routledge, 2012.

MURGA-MENOYO, M.; BAUTISTA-CERRO, M. Guía PRADO: sostenibilizar el currículo de la educación secundaria. Madrid: UNED, 2019.

MURILLO, F.; KRICHESKY, G. School Improvement: half a century of lessons learned. REICE, [s. l.], v. 13, n. 1, p. 69-102, 2015.

NAZARENKO, A. V.; KOLESNIK, A. Raising environmental awareness of future teachers. International Journal of Instruction, [s. l.], v. 11, n. 3, p. 63-76, July 2018.

NEAL, M. Learning from poverty: why business schools should address poverty, and how they can go about it. Academy of Management Learning & Education, [s. l.], v. 16, n. 1, p. 54-69, Mar. 2017.

OECD. Marco de competencia global estudio PISA: preparar a nuestros jóvenes para un mundo inclusivo y sostenible. Madrid: MECD, 2018.

OLSSON, D.; GERICKE, N. The effect of gender on students’ sustainability consciousness: a nationwide Swedish study. Journal of Environmental Education, [s. l.], v. 48, n. 8, p. 1-14, Apr, 2017. https://doi.org/10.1080/00958964.2017.1310083

ONU. Transforming our world: the 2030 agenda for sustainable development. New York: United Nations, 2015.

ORTEGA, M. Estrategia de educación para el desarrollo de la cooperación española. Madrid: Ministerio de Asuntos Exteriores y de Cooperación, 2007.

PASHBY, K., et al. A meta-review of typologies of global citizenship education. Comparative Education, [s. l.], v. 56, n. 2, p. 144-164, 2020. https://doi.org/10.1080/03050068.2020.1723352

PASTOR-GARCÍA, M.; LÓPEZ-TORO, A.; MORAL-TORANZO, F. Assessment approach of development education and global citizenship education. Iberoamerican Journal of Development Studies, [s. l.], v. 8, n. 1, p. 244-269, 2019. https://doi.org/10.26754/ojs_ried/ijds.326

SACHS, J. The ages of globalization: geography, technology, and institutions. New York: Columbia University Press, 2020.

SALAZAR-GOMEZ, E.; TOBON, S. Análisis documental del proceso de formación docente acorde con la sociedad del conocimiento. Espacios, [s. l.], v. 39, n. 53, p. 17-30, 2018.

SANTAMARÍA-CÁRDABA, N. Buscando la salida del laberinto: análisis de la definición de educación para el desarrollo. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 46, e220165, 2020. https://doi.org/10.1590/S1678-4634202046220165

SMITH, T.; KIM, J.; SON, J. Public attitudes toward climate change and other environmental issues across countries. International Journal of Sociology, [s. l.], v. 47, n. 1, p. 62-80, 2017. https://doi.org/10.1080/00207659.2017.1264837

SOUSA, A.; UCEDA-MAZA, F. Beyond the challenges of the decade of education for sustainable development: a necessary reflection. HOLOS, v. 33, n. 5, p. 136-150, 2017.

SUREDA-NEGRE, J., et al. Concept of “sustainable development” in the regulation of the curriculum of Compulsory Secondary Education in Spain. Estudios Pedagógicos, [s. l.], v. 39, n. 1, p. 253-267, 2013.

UNESCO. Global Citizenship Education: Topics and Learning Objectives. Paris: UNESCO, 2015.

YUMUSAK, A., et al. Science and mathematics teacher candidates’ environmental knowledge, awareness, behavior and attitudes.International Journal of Environmental and Science Education, [s. l.], v. 11, n. 6, p. 1337-1346, 2016.




DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0104-40362023003103900

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2024 Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

Apoio:




Programa de Apoio às Publicacoes Cientificas (AED) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e tecnologico (CNPq), Ministerio da Educação (MEC), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro - FAPERJ.
 

SCImago Journal & Country Rank