Politicas de Avaliação Docente: tendencias e estrategias

Suely da Silva Rodrigues

Resumo


Em meio ao atual contexto de submissao pública dos Referenciais para o Exame Nacional de Ingresso na Carreira Docente para discussao pelo INEP/MEC, vem-se destacando a discussao acerca de politicas de avaliação docente e, consequentemente, sobre a efetividade docente. Neste sentido, este trabalho pretende apresentar algumas tendencias de politicas educacionais voltadas para a melhoria da qualidade do ensino cujas estrategias envolvem a avaliação docente. Na apresentação do trabalho, destaca-se uma breve introdução ao contexto de implementação e caracterização de uma politica pública de avaliação docente. A segunda parte do trabalho discute o perfil de um bom professor e a atual proposta politica de selecao docente no pais. A terceira parte se centra na discussao sobre algumas estrategias politicas de avaliação docente e suas possibilidades, enfatizando algumas tendencias atuais acerca da utilização de indicadores educacionais para aferir a qualidade ou a efetividade docente.

Palavras-chave


Politica Educacional; Educação Basica; Avaliação de Professores; Efetividade Docente

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