Politicas de Avaliação Docente: tendencias e estrategias
Resumo
Palavras-chave
Referências
ASSAAÉL, J.; PAVEZ, J. La Construcción e Implementación del Sistema de Evaluación del DesempeA±o Docente Chileno: principales tensiones y desafíos. Revista Iberoamericana de Evaluación Educativa, v. 1, n. 2, p. 41-55, 2008.
BOLETIM DA EDUCAÇÃO NO BRASIL. Saindo da inércia? [S.l.]: PREAL: Fundação Lemann, 2009.
BOWE, R.; BALL, S.; GOLD, A. Reforming education & changing schools: case studies in policy sociology. London: Routledge, 1992.
CARNOY, M. A vantagem acadAamica de Cuba: por que seus alunos vão melhor na escola. São Paulo: Ediouro, 2009.
DANIELSON, C. Novas tendAancias na avaliação do professor. In: SEMINARIO INTERNACIONAL AVALIAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BASICA: uma agenda em discussão, 2010, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: [s.n.], 2010. Disponível em: . Acesso em: 01 nov. 2010.
DARLING-HAMMOND, L.; YOUNGS, P. Defining “highly qualified teachersâ€: what does “scientifically–based research†actually tell us? Educational Researcher, v. 31, n. 9, p. 13-25, 2002.
FERNANDES, D. Avaliação do desempenho docente: desafios, problemas e oportunidades. Lisboa: Texto Editores, 2008.
GOE, L. The link between teacher quality and students outcomes: a research synthesis. Washington, DC: National Comprehensive Center for Teacher Quality, 2007.
GRAY, J. Desenvolvendo métodos de valor agregado para avaliação da Escola: as experiências de trAas autoridades educacionais locais. In: BROOKE, N.; SOARES, J. F. (Org). Pesquisa em eficácia escolar: origem e trajetórias. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2008. p. 252-260
HUNT, B. Efectividad del desenpeA±o docente: una reseA±a de la literatura internacional y su relevância para mejorar la educación em America Latina. Santiago: PREAL, 2009. (PREAL documentos, n. 43). Disponível em: . Acesso em 01 nov. 2010.
INEP. Referenciais para o Exame Nacional de Ingresso na Carreira Docente. Disponível em: . Acesso em: 01 nov. 2010.
ISORAÉ, M. Evaluación docente: prácticas vigentes em los países de La OCDE y uma revisión de la literatura. Santiago: PREAL, 2010. (PREAL documentos, n. 46). Disponível em: . Acesso em 01 nov. 2010.
KLEIN, R. Testes de rendimento escolar. In: SOUZA, A. M. (Org). Dimensões da avaliação educacional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2005.
MAINARDES, J. Abordagem do ciclo de políticas: uma contribuição para a análise de Políticas Educacionais. Educação e Sociedade, Campinas, v. 27, n. 94, p. 47-69, jan./abr. 2006.
PERRENOUD, P. Avaliação entre duas lógicas: da excelAancia A regulação das aprendizagens. Porto Alegre: ArtMed, 1999.
SCHELEICHER, A. A melhoria da qualidade e da equidade na educação: desafios e respostas políticas. São Paulo: Moderna, 2006.
SOUZA, P. R. Educação de Qualidade: a política educacional de São Paulo 2006 – 2010. In: SEMINARIO INTERNACIONAL AVALIAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BASICA: uma agenda em discussão, 2010, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: [s.n.], 2010. Disponível em: < http://www.cesgranrio.org.br/eventos/concursos/ seminario/pdf/Slides%20-%20Paulo%20Renato%20de%20Souza%20-%20Seminario%20 Internacional%20-%20Maio%202010.pdf >. Acesso em: 01 de nov. 2010.
VAILLANT, D. Algunos marcos referenciales en la evaluación del desempeA±o docente. Revista Iberoamericana de Evaluación Educativa, v. 1, n. 2, p. 7-22, 2008.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2016 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educação
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Programa de Apoio às Publicacoes Cientificas (AED) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e tecnologico (CNPq), Ministerio da Educação (MEC), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes)
Revista chancelada pela Unesco. Revista parceira da Associação Brasileira de Avaliação Educacional (ABAVE)