Selecao de Docentes em Universidades Federais: uma analise dos regulamentos

Elisabete Stradiotto Siqueira, Erlaine Binotto, Fabiula Meneguete Vidas da Silva, Debora Nayar Hoff

Resumo


A selecao de pessoal constitui-se em um processo complexo, na medida em que envolve criterios subjetivos, alem dos objetivos presentes nos regulamentos e editais. Neste artigo, objetiva-se analisar se a metodologia do concurso público avalia o candidato naquilo que lhe e demandado no contexto do trabalho docente. E uma pesquisa documental dos regimentos que regem concursos, com uso de metodo qualitativo e quantitativo. As categorias de analise foram: a) composicao das bancas examinadoras; b) formas de avaliação; c) criterios de pontuação dos instrumentos de avaliação. Na analise, percebe-se que os criterios de escolha dos pares que avaliarao os candidatos nao estao descritos claramente nos regulamentos. A questao da competencia esta restrita à atuação no ensino e as dimensoes pesquisa e extensao tendem a ser avaliadas de forma pontual na analise do curriculo dos candidatos.

Palavras-chave


Selecao; Avaliação; Criterios; Concurso

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