Avaliação em Educação: uma discussao de algumas questoes criticas e desafios a enfrentar nos proximos anos

Domingos Fernandes

Resumo


Neste artigo discutiram-se quatro questoes criticas da avaliação: a) avaliação formal e informal; b) a avaliação como (trans)disciplina; c) avaliação e qualidade; e d) avaliação e discernimento pragmatico. A finalidade da discussao era contribuir para desenvolver práticas de avaliação que pudessem responder melhor aos desafios dos sistemas educacionais. A discussao pareceu mostrar que a avaliação a desenvolver nos proximos anos tem que ser um processo com melhor integração teorica e melhor articulação entre diferentes visoes epistemologicas e metodologicas que influenciam as práticas avaliativas. De igual modo, mostrou que, cada vez mais, a avaliação tem que ser um esforco partilhado por investigadores e avaliadores da diversidade de disciplinas que sejam indispensaveis para descrever, analisar e interpretar a realidade a avaliar.

Palavras-chave


Avaliação Educacional; Teoria da Avaliação; Epistemologia da Avaliação; Avaliação e Qualidade

Referências


ALKIN, M. ; CHRISTIE, C. An Evaluation theory tree. In: ALKIN, M. C. (Org.), Evaluation roots: Tracing theorists’views and influences. London: Sage,2004. p. 381-392.

CHRISTIE, C.; FLEISHER, D. Social inquiry paradigms as a frame for debate on credible evidence. In: Donaldson, S. I., Christie, C. e Mark, M. (Ed.). What counts as credible evidence in applied research and evaluation practice? London: Sage, 2009, p. 19-30.

DONALDSON, S. ; LIPSEY, M. Roles for theory in contemporary evaluation practice: Developing practical knowledge. In: SHAW, I.; GREENE, J. ; MARK, M. (Ed.). The Sage handbook of evaluation. London: Sage, 2006. p. 56-75.

ENGESTROM, Y. Activity theory and individual and social transformation. In: Engestrom, Y., Miettinen, R. e Punamaki, R-L. (Ed.). Perspetives on activity theory. New York, NY: Cambridge University Press, 1999. pp. 19-38.

ENGESTROM, Y. e MIETTINEN, R. (1999). Introduction. In: ENGESTROM, Y., Miettinen, R. e Punamaki, R-L. (Eds.). Perspetives on activity theory. New York, NY: Cambridge University Press, 1999.p. 1-18.

FERNANDES, D. Avaliação de programas e projetos educacionais: das questões teóricas A s questões das práticas. In: Fernandes, D. (Org.), Avaliação em educação: olhares sobre uma prática social incontornável. Pinhais: Editora Melo, 2011.p. 185-208.

FERNANDES, D. Acerca da articulação de perspetivas e da construção teórica em avaliação educacional. In: ESTEBAN, M. T. e AFONSO, A. J. (Org.). Olhares e interfaces: Reflexões críticas sobre a avaliação. São Paulo: Cortez, 2010.p. 15-44.

FERNANDES, D. Contornos de uma experiAancia de avaliação desenvolvida no Instituto de Inovação Educacional (1990-1993). Boletim da Sociedade Portuguesa de Educação Física, Lisboa,n.10/11, p. 7-32, 1994.

FERNANDES, D. Prática e perspetivas de avaliação: Dois anos de experiAancia no Instituto de Inovação Educacional. Lisboa: [s.n.],1992 Documento policopiado, 1992.

FERNANDES, D., BORRALHO, A. ; AMARO, G. Unicidade ou multiplicidade paradigmática na investigação em resolução de problemas? In: FERNANDES, D., BORRALHO, A. ; AMARO, G. (Org.). Resolução de problemas: processos cognitivos, conceções de professores e desenvolvimento curricular. Lisboa: Instituto de Inovação Educacional, 1994.p. 303-308.

GREENE, J., CARACELLI, V. ; GRAHAM, W. Toward a conceptual framework for mixed-method evaluation designs. Educational Evaluation and Policy Analysis, Thousand Oaks, CA,v.11,n. 3, p. 255-274, 1989.

GUBA, E. ; LINCOLN, Y. Epistemological and methodological bases of naturalistic inquiry. In: STUFFLEBEAM, D., MADAUS, G. ; KELLAGHAN, T. (Ed.), Evaluation models: viewpoints on educational and human services evaluation (2nd. ed). Dordrecht: Kluwer, 2000.

GUBA, E. e LINCOLN, Y. Fourth generation evaluation. Competing paradigms in qualitative research. In: DENZIN, N. e LINCOLN, Y. (Ed.), Handbook of qualitative research. London: Sage, 1994. p. 105-117.

GUBA, E. ; LINCOLN, Y. Fourth generation evaluation. Newbury Park, CA: Sage, 1989.

GUBA, E. ; LINCOLN, Y. Effective evaluation. San Francisco, CA: Jossey Bass, 1981.

HAMMERSLEY, M. Social research today: some dilemmas and distinctions. Qualitative Social Work, London,v.2, n.1,p. 25-44, 2003.

HOUSE, E. Evaluación, ética y poder,3.ed. Madrid: Morata, 2000.

HOUSE, E. ; HOWE, K. Deliberative democratic evaluation. In: KELLAGHAN, T., ; STUFFLEBEAM, D. (Ed.). International handbook of educational evaluation. Dordrecht: Kluwer, 2003.p. 79-102.

HOUSE, E. ;HOWE, K. Deliberative democratic evaluation in practice. In: STUFFLEBEAM, D.; MADAUS, G. ; KELLAGHAN, T. (Ed.). Evaluation models: viewpoints on educational and human services evaluation (2nd. ed.). Dordrecht: Kluwer, 2000. p. 409-422.

HOUSE, E. ; HOWE, K. Values in education and social research. London: Sage, 1999.

HOWE, K. Closing methodological divides: toward democratic educational research. Dordrecht: Kluwer, 2003.

LINCOLN, Y. ; GUBA, E. Naturalistic inquiry. London: Sage, 1985.

MAIO, G. ; OLSON, J. Why we evaluate: Functions of attitudes. Mahwah, NJ: Lawrence Erlbaum, 2000.

MOLANDER, B. Tacit knowledge and silenced knowledge: fundamental problems and controversies. In: GORANZON, B. ; FLORIN, M. (Ed.). Skill and education: Reflection and experience. London: Springer-Verlag, 1992.p. 9-31.

MUSCH, J. e KLAUER, K. The psychology of evaluation: affective processes in cognition and emotion. Hillsdale, NJ: Lawrence Erlbaum, 2003.

POLKINGHORNE, D. Psychological inquiry and the pragmatic and the hermeneutical traditions. Theory and Psychology, London, v. 10,n.4, p.453-479, 2000.

SCHMIDT, M. Grout: Alternative kinds of knowledge and why they are ignored. Public Administration Review, v.53, n.6, p.525-530, 1993.

SCHWANDT, T. ; BURGON, H. Evaluation and the study of living experience. In: SHAW I., GREENE, J. ; MARK, M. (Ed.). The Sage handbook of evaluation. London: Sage, 2006.p. 98-117.

SCHWARTZ, R. e; MAYNE, J. Assuring the quality of evaluative information: theory and practice. Evaluation and Program Planning, Oxford, v.28, p.1-14, 2005.

SCRIVEN, M. Evaluation theory and metatheory. In: KELLAGHAN, T. e STUFFLEBEAM, D. (Ed.). International handbook of educational evaluation. Dordrecht: Kluwer, 2003a. p. 15-30.

SCRIVEN, M. Evaluation in the new millennium: the transdisciplinary vision. In: DONALDSON, S. e SCRIVEN, M. (Ed.). Evaluating social programs and problems: visions for the new millennium. Mahwah, NJ: Erlbaum, 2003b, p.19-42.

SCRIVEN, M. Evaluation ideologies. In: STUFFLEBEAM, D., MADAUS, G. E; KELLAGHAN, T. (Ed.). Evaluation models: viewpoints on educational and human services evaluation (2nd. Edition). Dordrecht: Kluwer, 2000, p. 249-278.

SCRIVEN, M. Evaluation as a discipline. Studies in Educational Evaluation, v.20, p. 147-166, 1994.

SHADISH, W., COOK, T. ; LEVITON, L. Foundations of program evaluation: Theories of practice. Newbury Park, CA: Sage, 1991.

STAKE, R. Advocay in evaluation: A necessary evil? In: CHELIMSKY, E. e SHADISH, W. (Eds.). Evaluation for the 21st century: A handbook. London: Sage, 2004, p. 470-476.

STAKE, R. Evaluación comprensiva y evaluación basada em estándares. Barcelona: Graó, 2006.

STAKE, R. Program evaluation, particularly responsive evaluation. In: STUFFLEBEAM, D., MADAUS, G. ; KELLAGHAN, T. (Ed.), Evaluation models: viewpoints on educational and human services evaluation (2nd. ed). Dordrecht: Kluwer, p.343-362, 2000.

STAKE, R. Responsive evaluation. In: KELLAGHAN, T. e STUFFLEBEAM, D. (Eds.). International handbook of educational evaluation. Dordrecht: Kluwer, 2003, p. 63-68.

STAKE, R. The case study method in social inquiry. Educational Researcher, Thousand Oaks, CA v.7, n.2, p.5-8, 1978.

STAKE, R. ; SCHWANDT, T. On discerning quality in evaluation. In: SHAW, I.; GREENE, J. E; MARK, M. (Ed.). The Sage handbook of evaluation. The Sage handbook of evaluation. London: Sage, 2006. p. 404-418.

STUFFLEBEAM, D. Foundational models for 21st century program evaluation. In: STUFFLEBEAM, D., MADAUS, G. e KELLAGHAN, T. (Ed.). Evaluation models: viewpoints on educational and human services evaluation (2nd. ed.). Dordrecht: Kluwer, 2000. p. 33-83.

STUFFLEBEAM, D. ; SHINKFIELD, A. Evaluation theory, models & applications. San Francisco, CA: Jossey-Bass, 2007.

TALMAGE, H. Evaluation of programs. In: MITZEL, H. (Org.). Encyclopedia of educational research (5th ed). New York, NY: The Free Press, 1982. p. 131-154.

VIANNA, H. M. Avaliação educacional: teoria, planejamento, modelos. São Paulo: Ibrasa, 2000.

WORTHEN, B. ; SANDERS, J. Educational evaluation. NY: Longman, 1987.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2016 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educação

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

Apoio:


Programa de Apoio às Publicacoes Cientificas (AED) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e tecnologico (CNPq), Ministerio da Educação (MEC), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes)  

Revista chancelada pela Unesco. Revista parceira da Associação Brasileira de Avaliação Educacional (ABAVE)

SCImago Journal & Country Rank