A Divulgação dos Resultados das Avaliacoes dos Sistemas Escolares: limitacoes e Perspectivas

Nilma Santos Fontanive

Resumo


O artigo vai discutir o impacto que os resultados das avaliações em larga escala podem ter na pratica docente com vistas a promover ganhos de aprendizagem. Os sistemas de avaliação de desempenho dos alunos, introduzidos no Brasil ha quase duas decadas, apesar da enorme quantidade de dados coletados e divulgados, parecem nao ter sido capazes de provocar as mudancas esperadas no cotidiano da relação professor-aluno-aprendizagem. Sao levantadas hipoteses de que os professores, coordenadores pedagogicos e diretores das escolas nao compreendam adequadamente as tecnologias empregadas na avaliação dos estudantes e nos mecanismos e materiais utilizados na divulgação dos resultados e, assim, nao sao capazes de orientar a pratica docente para corrigir os erros e as dificuldades apresentadas pelos alunos.
O artigo tambem faz referencia a algumas iniciativas realizadas por agentes públicos da educação para promover melhorias na aprendizagem, mediante a criação de materiais estruturados para alunos e professores, incluindo questoes de avaliação e exercicios para os alunos. Tais iniciativas podem produzir, a curto e medio prazos, impactos positivos no desempenho dos alunos. Discutem-se ainda as condicoes para que a avaliação efetivamente possa, em um futuro proximo, promover a aprendizagem dos estudantes.

Palavras-chave


Avaliação em Larga Escala; Impactos dos Resultados na Sala de Aula; Apropriação de Resultados pelos Professores

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