Avaliação como espaco de aprendizagem em softwares educativos

Carmesina Ribeiro Gurgel, Germaine Elshout de Aguiar, Nayana do Nascimento e Silva

Resumo


Considerando o uso das novas tecnologias nos tempos atuais, especificamente de programas que, tecnicamente, sao chamados de softwares e sua importância no ambiente educacional, objetivou-se neste artigo, analisar as contribuicoes da avaliação como instrumento mediador da aprendizagem em softwares educativos, especificamente de linguas estrangeiras (Espanhol e Ingles), no sentido de verificar quais concepcoes de avaliação estao subjacentes às suas propostas de aprendizagem, assim como examinar em que grau a dimensao da interface do programa favorece a aprendizagem do usuario, no que diz respeito à facilidade de uso, ao conteúdo, aos graus de organização dos conteúdos e de interação entre o que foi ensinado e o que e solicitado nos exercicios, ao exame final de cada licao, à metodologia e aos criterios de avaliação da aprendizagem.

Palavras-chave


Avaliação da aprendizagem; Softwares educativos; Funcoes avaliativas; Ensino de linguas

Referências


AGUIR, Germaine Elshout de. O ensino de lA­ngua inglesa. Teresina: Editora da Universidade Federal do PiauA­, 2002.

AUSUBEL, D. P. A aprendizagem significativa: a teoria de David Ausubel. SA£o Paulo: Moraes, 1982.

BARROS, C. S.G. Pontos de psicologia geral. SA£o Paulo: Atica, 1993.

CARRAHER, D.W. EducaA§A£o tradicional e educaA§A£o moderna. In: CARRAHER, T.N (org). Aprender pensando: contribuiA§Aµes da psicologia cognitiva para a educaA§A£o. PetrA³polis: Editora Vozes, 1994, p.10 – 30.

_______________A aprendizagem de conceitos matemA¡ticos com o auxilio do computador. In: ALENCAR, Soriano de, Eunice M.L (org). Novas contribuiA§Aµes da psicologia aos processos de ensino e aprendizagem. SA£o Paulo: Cortez Editora, 1992, p.169 – 201.

COLL, C; PALACIOS, J.; MARCHESI, A. Desenvolvimento psicolA³gico e educaA§A£o: psicologia da educaA§A£o. Porto Alegre: Artes MA©dicas. v.2, 1996.

EUROPA MULTIMADIA (Ed.). Curso bA¡sico de idiomas. Volume Ašnico. Espanhol. Diretores Aydano Roriz; AbA­lio Cunha. SA£o Paulo: Eurotalk, [s.n.]. CD-ROM. Produzido por Eurotalk Limitad de Londres, em parceria com a Europa MultimA­dia do Brasil.

GARCIA, E. L. Como informatizar suas atividades. GoiA¢nia: AB, 1994.

GOA‘I, J. Curso de espanhol interativo em 24 CD-ROM. Diretora da Obra Marisa Fernandes RubA­. Madri: F&G Editores, 2000. Importador para o Brasil: Nova Lente Editora – RJ.

_______. Curso de inglAas interativo em 24 CD-ROM. Diretora da Obra Marisa Fernandes RubA­. Madri: F&G Editores, 2000. Importador para o Brasil Nova Lente Editora – RJ.

GURGEL, Carmesina Ribeiro. Tecnologia utilizada como recurso didA¡tico. In: EsboA§os em avaliaA§A£o educacional. Mc Donald, Brendan Coleman (Org.). et al. Fortaleza: Editora UFC, 2002, p.41 – 59.

_________________________. As prA¡ticas avaliativas e a evoluA§A£o de suas funA§Aµes. In: AvaliaA§A£o: Fiat Lux em EducaA§A£o. Andriola, Wagner Bandeira; Mc Donald, Brendan Coleman (Orgs.). et al. Fortaleza: Editora UFC, 2003, p.67 – 91.

LA TAILLE, Yves de. Piaget, Vygotsky, Wallon: teorias psicogenA©ticas em discussA£o. SA£o Paulo: Summus, 1992.

LA‰TA‰, Bernard. CorreA§A£o das dificuldades de leitura pela retroaA§A£o verbal com o computador: balanA§o das pesquisas. In: Avaliando as aprendizagens: os aportes da psicologia cognitiva. Trad. Bruno Magne. Porto Alegre: Artes MA©dicas Sul, 2000.

LEVY, Michael. Computer Assisted Language Learning – context and conceptualization. New York: Oxford University Press, 1997.

MILHOLLAN, F. Skinner x Rogers: maneiras contrastantes de encarar a educaA§A£o. Trad. Aydano Arruda. 3Âa ed. SA£o Paulo: Summus, 1978.

OLIVEIRA, Marta Kohl de. Vygotski: aprendizado e desenvolvimento, um processo sA³cio-histA³rico. SA£o Paulo: Scipione, 1993.

PAPERT, Seymour. A mA¡quina das crianA§as: repensando a escola na era da informA¡tica. Porto Alegre: Artes MA©dicas, 1994.

SCRIVEN, Michael. The methodology of evaluation (AERAMonograph Series on Curriculum Evaluation,). Chicago: Rand McNally, 1967.

THE LANGUAGE SOLUTION-TLS/US – INTERATIVE. Curso de InglAas – Level one California, 2000.

RICHARDS, Jack C. & Rodgers, Theodore S. Approaches and methods in language teaching. Cambridge: Cambridge University Press, 1986.

RIVERS, Wilga. A metodologia do ensino de lA­nguas estrangeiras. SA£o Paulo: Livraria Pioneira Editora, 1975.

SILVA, Teixeira da. Christina MarA­lia e ELLIOT, Gomes Ligia. AvaliaA§A£o de software educacional: a contribuiA§A£o de especialistas e usuA¡rios. In: Ensaio: avaliaA§A£o e polA­ticas pAºblicas em educaA§A£o. Rio de Janeiro: FundaA§A£o CESGRANRIO, 1997, vl.5, p.299 – 311.

VALENTE; FREIRE (Orgs.). Aprendendo para a vida: os computadores na sala de aula. SA£o Paulo: Cortez, 2001.

VIEIRA, Santos. FA¡bia Magali. AvaliaA§A£o de software educativo: reflexAµes para uma anA¡lise criteriosa. [DisponA­vel em http://www.edutec.net/Textos/Alia/Misc/edmagali2.htm]. Acesso em 25.01.2010

WOOLFOLK, Anita E. Psicologia da educaA§A£o. Porto Alegre: Artes MA©dicas Sul, 2000.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2016 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educação

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

SCImago Journal & Country Rank