Transformacoes no ensino superior brasileiro: analise das Instituicoes Privadas de Ensino Superior no compasso com as politicas de Estado

Fernanda Cristina Barbosa Pereira Queiroz, Jamerson Viegas Queiroz, Natalia Veloso Caldas de Vasconcelos, Marciano Furukava, Helio Roberto Hekis, Flavia Aparecida Barbosa Pereira

Resumo


O artigo analisa as transformacoes ocorridas no ensino superior brasileiro, tomando como referencia a base de dados do INEP, e a dinâmica das Instituicoes Privadas de Ensino Superior em assimilar rapidamente as politicas de Estado voltadas para a Educação Superior. Tem como objetivo apresentar a evolução do ensino superior no Brasil, em especial a graduação, com destaque para as modificacoes introduzidas nas politicas públicas a partir dos anos 2000 e que afetaram este nivel de ensino. A fundamentação teorica foi pautada em debater a origem e a evolução do ensino superior no Brasil, o descompasso entre a oferta e a demanda de vagas no ensino superior brasileiro e as Politicas públicas implementadas no ensino superior a partir dos anos 2000. No tocante aos aspectos metodologicos, trata-se de uma pesquisa descritiva, de abordagem quanti-qualitativa. Os resultados encontrados evidenciam que o crescimento das vagas no ensino superior vem apresentando sinais de esgotamento, ocorrendo uma ociosidade no sistema que se manifesta nas vagas nao preenchidas nos processos seletivos. As politicas públicas tem um papel fundamental de ajustar a demanda e a oferta, uma vez que ha indicios que a renda e um dos grandes inibidores do preenchimento das vagas e da taxa de sucesso.

Palavras-chave


Educação superior; Avaliação; Instituicoes Privadas

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