AVALIACAO DA FORMACAO CONTINUADA NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO: UM ESTUDO DE CASO

Sandra Maria dos Santos, Angela Carrancho da Silva

Resumo


O estudo partiu das possiveis relacoes entre os Cursos de formação continuada oferecidos pelo Governo a professores do Ensino Fundamental e a qualidade de ensino oferecida pelo Sistema. Seu objetivo foi avaliar as politicas públicas de educação continuada, delineadas nas acoes de formação de professores da rede municipal, especificamente as acoes de alfabetização, etapa considerada critica por avaliações anteriores. O estudo destacou as etapas metodologicas da avaliação, chamando especial atencao às competencias do avaliador para o sucesso do processo. Para o desenvolvimento do estudo, foram elaborados e validados uma ficha de observação para o acompanhamento da pratica pedagogica no cotidiano escolar e um roteiro de entrevista para ser aplicado a professores, coordenadores e diretores. Em conclusao, apesar das acoes de educação continuada para professores, desenhadas pelas politicas públicas municipais, a pratica pedagogica cotidiana revelou a manutencao de um modelo tradicional, em que, tanto o planejamento do ensino, quanto a propria praxis se fundamentaram com maior incidencia, numa pedagogia conservadora, deixando à margem as propostas para uma educação mais progressiva, ja planejada para a alfabetização com qualidade. A avaliação tambem indicou a necessidade de replanejamento na formação continuada de professores no Sistema Municipal de Educação de Niteroi, para que os cursos oferecidos venham a promover a tao almejada qualidade de ensino.

Palavras-chave


Alfabetização; Formação continuada; Processo avaliativo

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