A construção da nocao de qualidade da educação
Resumo
Palavras-chave
Referências
ADAMS, D. Defining educational quality. Arlington: Institute for International Research, 1993. 18 p.
AZANHA, J. M. P. DemocratizaA§A£o do ensino: vicissitudes da ideia no ensino paulista. EducaA§A£o e Pesquisa, SA£o Paulo, v. 30, n. 2, p. 335-344, mai./ago. 2004.
BEISIEGEL, C. R. A qualidade do ensino na escola pAºblica. BrasAlia: LAber Livro, 2006. 168 p.
BOBBIO, N. A era dos direitos. TraduA§A£o Carlos Nelson Coutinho. Rio de Janeiro: Campus, 2004. 232 p.
BOTO, C. A. EducaA§A£o Escolar como direito humano de trAas geraA§Aµes: identidades e universalismos. In: SCHILLING, F. (Org.). Direitos humanos e educaA§A£o: outras palavras, outras prA¡ticas. SA£o Paulo: Cortez; FE-USP, 2005. p. 87-144.
CAMPOS, M. M. A qualidade da educaA§A£o em debate. Cadernos do observatA³rio: a educaA§A£o brasileira na dA©cada de 90. SA£o Paulo: Campanha Nacional pelo Direito A EducaA§A£o, n. 2, p. 47-70, out. 2000.
_______. Que qualidade buscamos na AmA©rica Latina? In: CAMPANHA NACIONAL PELO DIREITO A€ EDUCAA‡AƒO. A educaA§A£o na AmA©rica Latina: direito em risco. SA£o Paulo: Campanha Nacional pelo Direito A EducaA§A£o; Cortez, 2006. p. 23-27.
CAMPOS, M. M.; HADDAD, S. O direito humano A educaA§A£o escolar pAºblica de qualidade. In: HADDAD, S.; GRACIANO, M. (Orgs.). A educaA§A£o entre os direitos humanos. Campinas: Autores Associados; AA§A£o Educativa. 2006. p. 95-125.
CARREIRA, D.; PINTO, J. M. R. Custo aluno-qualidade inicial: rumo A educaA§A£o de qualidade no Brasil. SA£o Paulo: Global; Campanha Nacional pelo Direito A EducaA§A£o, 2007. 127 p.
CARVALHO, J. S. F. DemocratizaA§A£o do ensino revisitado. EducaA§A£o e Pesquisa, SA£o Paulo, v. 30, n. 2, p. 327-334, mai./ago. 2004.
______. A qualidade de ensino vinculada A democratizaA§A£o do acesso A escola. Estudos AvanA§ados. SA£o Paulo, n. 60, p. 307-310, 2007.
______. O declAnio do sentido pAºblico da educaA§A£o. Revista Brasileira de Estudos PedagA³gicos, BrasAlia, DF, v. 89, n. 223, p. 411-424, set./dez. 2008.
CASASSUS, J. A escola e a desigualdade. TraduA§A£o Lia Zatz. 2. ed. BrasAlia, DF: LAber Livro Editora, Unesco, 2007a. 204 p.
CASASSUS, J. EvaluaciA³n evaluativa, segmentaciA³n social y perdida de calidad. In: SIMPA“SIO BRASILEIRO DE POLATICA E ADMINISTRAA‡AƒO DA EDUCAA‡AƒO, 23., 2007, Porto Alegre. Trabalho Apresentados... Porto Alegre: Anpae, 2007b. 8 p.
CHARLOT, B. Qualidade social da Escola pAºblica e formaA§A£o dos docentes. Revista EspaA§o PedagA³gico, Passo Fundo, v. 12, n. 2, p. 39-48, jul./dez. 2005.
CHAVES, O. P. La cuestiA³n de la calidad de la educaciA³n. BoletAn del Foro Latinoamericano de PolAticas Educativas, n. 26, p. 1-11, abr. 2009.
GENTILI, P. O discurso da qualidade como nova retA³rica conservadora no campo educacional. In: ______; SILVA, T. T. (Orgs.). Neoliberalismo: qualidade total e educaA§A£o: visAµes crAticas. 10. ed. PetrA³polis: Vozes, 2001. p. 111-177.
GHANEM, E. EducaA§A£o escolar e democracia no Brasil. Belo Horizonte: AutAantica; SA£o Paulo: AA§A£o Educativa, 2004. 232 p.
HADDAD, F. PetrA³leo e qualidade da educaA§A£o. Folha de S. Paulo, SA£o Paulo, 2008. DisponAvel em: . Acesso em: 10 dez. 2008.
OLIVEIRA, R. P. Estado e polAtica educacional no Brasil: desafios do sA©culo XXI. 2006. 161 f. Tese (Livre-docAancia)–Faculdade de EducaA§A£o, Universidade de SA£o Paulo, SA£o Paulo, 2006.
______. Da universalizaA§A£o do ensino fundamental ao desafio da qualidade: uma anA¡lise histA³rica. EducaA§A£o e Sociedade, Campinas, v. 28, n. 100 – especial, p. 661-690, out. 2007.
OLIVEIRA, R. P.; ARAAšJO, G. C. Qualidade do ensino: uma nova dimensA£o da luta pelo direito A educaA§A£o. Revista Brasileira de EducaA§A£o, Rio de Janeiro, n. 28, jan./abr. 2005.
QUALIDADE. In: HOUAISS dicionA¡rio da lAngua portuguesa. 1. ed. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001. p. 2.344.
RISOPATRA“N, V. E. El concepto de calidad de la educaciA³n. Santiago do Chile: Unesco; Orealc, 1991. 71 p.
SILVA, V. G. Por um sentido pAºblico da qualidade da educaA§A£o. 120 f. 2008. Tese (Doutorado)–Faculdade de EducaA§A£o, Universidade de SA£o Paulo, SA£o Paulo, 2008.
TORRES, R. M. EducaA§A£o para todos: a tarefa por fazer. Porto Alegre: Artmed, 2001. 104 p.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2016 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educação

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.




Programa de Apoio às Publicacoes Cientificas (AED) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e tecnologico (CNPq), Ministerio da Educação (MEC), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro - FAPERJ.