Em busca de um dialogo entre Plano Nacional de Educação (PNE), Formação de professores e multi/interculturalismo

Aline Cleide Batista, Paulo Melgaco da Silva Junior, Ana Ivenicki

Resumo


O presente artigo se propoe a analisar como as propostas multi/interculturais estao refletidas no texto do PNE 2011-2020. Argumentamos que uma educação multi/intercultural pode contribuir para a construção de uma educação que valorize e reconheca as múltiplas culturas presentes no cotidiano e, sobretudo, promover uma interrelação entre as diferentes identidades culturais. Defendemos a relevância desta analise, apoiados em argumentos a partir de autores que nos mostram a centralidade da cultura em nossos tempos. Com isso, destacamos como se da a expansao dos determinantes associados à cultura a partir da segunda metade do seculo XX, e como ela tem assumido uma posicao central na vida dos sujeitos, em processos globais de formação e mudanca. Por isso, torna-se de fundamental importância refletir como o PNE (Plano Nacional de Educação) esta incorporando as questoes propostas pelo multi/interculturalismo, principalmente aquelas relativas à formação de professores/as. Concluimos, reconhecendo que e essencial que os cursos de formação docente inicial e continuada desenvolvam as discussoes sobre o multi/interculturalismo, no horizonte de uma educação critica, para a superação de desigualdades, exclusoes sociais, preconceitos e modelos hegemônicos monoculturais de educação.

Palavras-chave


PNE; Formação de professores; Multi/interculturalismo

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