A construção de um referencial teorico sobre a avaliação de desempenho de programas de capacitação

Jorge Eduardo Tasca, Leonardo Ensslin, Sandra Rolim Ensslin

Resumo


A capacitação, como parte integrante da formação continuada, deve ser balizada pela reflexão e aprendizagem, oportunizadas, em grande medida, pela avaliação. No entanto, a sustentação de um processo de avaliação demanda a construção de um referencial teorico que espelhe o conhecimento academico mais relevante e atual nesta area. Assim, a pesquisa desenvolvida teve como objetivo construir um referencial teorico sobre a avaliação de programas de capacitação, atraves de uma revisao sistemica de artigos selecionados por sua relevância academica e aderencia ao contexto pesquisado. No que diz respeito ao enquadramento metodologico, este trabalho, quanto à natureza do objetivo, e exploratorio, e pela natureza do artigo, teorico. A logica de pesquisa foi indutiva e a coleta de dados utilizou dados secundarios. Ja a abordagem do problema se deu de forma qualitativa. Este estudo e aplicado e o procedimento tecnico utilizado foi a pesquisa bibliografica. Como resultados, este artigo apresenta a analise dos aspectos teoricos da avaliação de desempenho, das ferramentas utilizadas para a avaliação de programas de treinamento, dos estudos de caso desenvolvidos e dos eixos teoricos de pesquisa, alem da analise critica quanto ao referencial teorico e as ferramentas utilizadas em relação à Metodologia Multicriterio de Apoio à Decisao – Construtivista (MCDA-C).

Palavras-chave


Avaliação; Avaliação de desempenho; Capacitação; Treinamento; MCDA-C Metodologia Multicriterio de Apoio à Decisao – Construtivista

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