Quadros de referencia para o desempenho dos lideres escolares

Jorge Adelino Costa, Sandra Figueiredo

Resumo


O reconhecimento da influencia da lideranca no desempenho docente e discente conduz à necessidade de compreender este tipo de práticas nos diversos sistemas educativos e retirar dai informação pertinente para melhorar as respostas educacionais. A eficácia e um dos conceitos emergentes neste dominio de investigação e surge associado à definicao de quadros de referencia do desempenho dos lideres escolares. Com base numa incursao por documentos institucionais, bem como por dados de relatorios da OCDE, apresentamos uma sintese de quadros de referencia para a lideranca nas escolas em varios paises. Os sistemas educativos selecionados apresentam práticas de lideranca escolar tidas como positivas, que organizamos em seis dimensoes: orientação estrategica, visao e missao; processo de ensino e aprendizagem (lideranca instrucional/pedagogica); relacoes interpessoais e desenvolvimento; organização e gestao de recursos; prestação de contas e responsabilização; relacoes com comunidade e contextos.

Palavras-chave


Lideranca educacional; Quadros de referencia; Gestores escolares; OCDE

Referências


COSTA, J. A. Liderança nas organizações: revisitando teorias organizacionais num olhar cruzado sobre as escolas. In: COSTA, J.; MENDES, A.; VENTURA, A. (Orgs). Liderança e estratégia nas organizações escolares. Aveiro: Ed. Universidade de Aveiro, 2000, p. 15-33.

______. Imagens organizacionais da escola. Porto: ASA, 2003.

COUNCIL OF CHIEF STATE SCHOOL OFFICERS. Educational leadership policy standards: ISLLC 2008: as adopted by the National Policy Board for Educational Administration. Washington, 2008. Disponível em: . Acesso em: 15 nov. 2012.

INSTITUTE FOR EDUCATION LEADERSHIP. The Ontario leadership framework 2012: a school and system leader’s guide to putting ontario’s leadership framework into action. Ontario: Institute for Education Leadership, 2012. Disponível em: . Acesso em: 15 nov. 2012.

LEITHWOOD, K. The Ontario leadership framework 2012: with a discussion of the research foundations. Toronto: Institute for Education Leadership, 2012. Disponível em: . Acesso em: 15 nov. 2012.

MOLLER, J.; SCHRATZ, M. Leadership development in Europe. In: LUMBY, J. et al. (Org.). International handbook on the preparation and development of school leaders. New York: Routledge, 2008, p. 341-366.

PONT, B.; NUSCHE, D.; MOORMAN, H. Improving school leadership: policy and practice. v. 1. OECD Publishing, 2008a. Disponível em: . Acesso em: 8 nov. 2012.

______. Improving school leadership: policy and practice. v. 2. OECD Publishing, 2008b. Disponível em: . Acesso em: 8 nov. 2012.

PRICE WATERHOUSE COOPERS. Independent study of school leadership. England, 2007. Disponível em:

. Acesso em: 13 ag. 2012.

ROYAL ROADS UNIVERSITY. The school leadership studies. Canada, [2012]. Disponível em: . Acesso em: 10 out. 2012.

SCHLEICHER, A. Preparing teachers and developing school leaders for the 21st century: lessons from around the world. OECD Publishing, 2012. Disponível em: . Acesso em: 22 nov. 2012.

TOMAS, I.; COSTA, J. A. Avaliação de professores nas escolas públicas portuguesas. Ensaio: avaliação e políticas públicas em educação, Rio de Janeiro, v. 19, n. 72, p. 457-484, 2011.

YOUNG, M.; GROGAN, M. Leadership preparation and development in North America. In: LUMBY, J. et al. (Org.), International handbook on the preparation and development of school leaders. New York: Routledge, 2008, p. 303-324.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2016 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educação

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

Apoio:


Programa de Apoio às Publicacoes Cientificas (AED) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e tecnologico (CNPq), Ministerio da Educação (MEC), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes)  

Revista chancelada pela Unesco. Revista parceira da Associação Brasileira de Avaliação Educacional (ABAVE)

SCImago Journal & Country Rank