Ensino Fundamental: das competencias para ensinar às competencias para aprender

Luciana Mourao, Vera Vergara Esteves

Resumo


Este artigo apresenta um ensaio teorico que procura relacionar as competencias demandadas pelos parâmetros curriculares para as series iniciais do Ensino Fundamental às competencias exigidas aos professores para alcancar esses objetivos pelos alunos. Tal relação e necessaria, uma vez que a bibliografia sobre a formação do professor das series iniciais do Ensino Fundamental vem apontando, durante anos, uma serie de deficiencias nessa formação. A partir de dados dos censos escolares, testes de desempenho escolar e de uma revisao da literatura na area, pretendemos ligar duas faces de um mesmo problema: o nivel de competencia alcancada pelo aluno e a competencia do professor no conteúdo que ensina. Examinamos esses dois aspectos na esperanca de contribuir para a discussao sobre a politica que orienta a avaliação do desempenho dos alunos e, paralelamente, discutir a competencia do professor responsavel por esse desempenho, sugerindo medidas capazes de equacionar e, paulatinamente, encontrar caminhos para a otimização do desempenho do alunado das series iniciais do Ensino Fundamental.

Palavras-chave


Competencia; Ensino Fundamental; Formação em Educação; Qualidade de Ensino

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