Memoria coletiva e insurgencia contra o olvido: em favor da convivencia na escola

Roseli Fischmann

Resumo


O artigo busca analisar como o abandono amnesico a que o Estado e a sociedade brasileira tem relegado a memoria coletiva pode impactar a convivencia escolar, por meio de estudo comparativo, com base em levantamento bibliografico e documental. Procura discutir o direito à memoria como fonte de transformação social, em especial na escola. Pontua a reflexão de Habermas sobre o “Memorial às vitimas da Guerra e da dominação violenta”, em Berlim. Analisa temas ligados à discriminação a indigenas e negros no Brasil, bem como dispositivos constitucionais que devem repercutir sobre o fazer escolar, a gestao, e sobre politicas públicas de educação. Tendo como objetivo propiciar alguns meios que auxiliem na definicao de politicas públicas de educação, procura sugerir fontes de subsidios, na escola e na sociedade, para a reflexão sobre relevantes processos que tem sido marginalizados da consciencia nacional e, contudo, resistem como conteúdos recalcados que retornam quando e onde menos se espera.

Palavras-chave


Memoria coletiva; consciencia nacional; memoria e politicas públicas; convivencia escolar

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