Memoria coletiva e insurgencia contra o olvido: em favor da convivencia na escola
Resumo
Palavras-chave
Referências
ADORNO, T. W. et al. The authoritarian personality. New York: The Norton Library, 1969. (Studies in prejudice).
ADORNO, T.W. Educação e emancipação. São Paulo: Paz & Terra, 1995.
AGAMBEN, G. O que resta de Auschwitz: o arquivo e a testemunha (Homo Sacer III). São Paulo: Boitempo, 2008.
ARAAšJO, R. IAa, Viva Meu Mestre: a Capoeira Angola da escola pastiniana como práxis educativa. 2004. 152 f. Tese (Doutorado)–Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2004.
ARAAšJO, S. Cultura e Escolas-de-Fazenda: elementos para uma reflexão. 2002. 143 f. Tese (Doutorado)–Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2002.
ARENDT, H. Eichmann em Jerusalém: um relato sobre a banalidade do mal. São Paulo: Companhia das Letras, 1999.
BESANÇON, A. Le malheur du siA¨cle: Comunisme – Nazisme – Shoah. Paris: Perrin, 2005.
CARNEIRO, S. A construção do outro como não-ser como fundamento do ser. 2005. 167 f. Tese (Doutorado)– Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2005.
FISCHMANN, R. Anotações para uma arqueologia de processos de publicação científica: o caso da editora Mandruvá-Cemoroc. International Studies on Law and Education, [S.l.], n. 13/14, jan./ago., p. 23-31, 2013.
FISCHMANN, R. Historical and legal remarks on cultural diversity and higher education in Brazil in the context of the school system. Higher Education Policy: The Quarterly Journal of the International Assocation of Universities (IAU), v. 18, p. 375-395, 2005.
FOUCAULT, Vigiar e Punir. Petrópolis: Vozes, 1977.
GRAAšNA, G. Contrapontos da literatura indígena contemporânea no Brasil. Belo Horizonte: Mazza, 2013.
HABERMAS, J. Era das transições. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2003.
HENRIQUES, R. Desigualdade racial no Brasil: evolução das condições de vida na década de 90. Rio de Janeiro: IPEA, 2001. (Texto para Discussão 807). Disponível em: . Acesso em: 30 jul. 2013.
HORKHEIMER, M.; ADORNO, T.W (Org.). Temas básicos da sociologia. São Paulo: Cultrix; EDUSP, 1973.
KELMAN, H. I.; KELMAN, H. C. Violence without moral restraint: reflections on the dehumanization of victims and victimizers. Journal of Social Issues, [S.l.], v. 29, n. 4, p. 25-61, 1973. Disponível em: . Acesso em: 30 ago. 2013.
LAFER, C. Parecer - o caso Ellwanger : anti-semitismo como crime da prática do racismo. Revista de informação legislativa, [S. l.], v. 41, n. 162, p. 53-89, abr./jun. de 2004. Disponível em: . Acesso em: 31 jul. 2013.
MOLINA, T. S. Relevância da dimensão cultural na escolarização de crianças negras. 2011. 153 f. Dissertação (Mestrado)–Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011. Disponível em: . Acesso em: 21 ago. 2013.
MUNDURUKU, D. O caráter educativo do movimento indígena brasileiro (1970-1990). São Paulo: Paulinas, 2012.
PEREIRA, J. H.V. Educação e fronteira: processos indenitários de migrantes de diferentes etnias. 2002. 150 f. Tese (Doutorado)–Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2002.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2016 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educação

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.


Programa de Apoio às Publicacoes Cientificas (AED) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e tecnologico (CNPq), Ministerio da Educação (MEC), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes)
Revista chancelada pela Unesco. Revista parceira da Associação Brasileira de Avaliação Educacional (ABAVE)