A Relação Familia-Escola sob a otica de Professores e Pais de criancas que frequentam o Ensino Fundamental

Lisiane Alvim Saraiva, Adriana Wagner

Resumo


Embora ja estejam comprovados os beneficios da proximidade entre a Familia e a Escola, constata-se que ainda existem muitos empecilhos para que esta relação seja eficaz. A escola parece ter dificuldades em compreender a realidade vivida por seus alunos e familias e a assimetria nessa relação tende a perpetuar as dificuldades de construir uma alianca eficaz que favoreca o envolvimento do aluno no espaco academico. Frente a essa realidade, o objetivo do presente trabalho e apresentar a perspectiva da escola e da familia sobre as vicissitudes dessa relação a partir dos depoimentos de pais e professores de Ensino Fundamental. Realizou-se dois grupos focais: um com professores de Ensino Fundamental (dez participantes) e outro com pais de alunos (sete participantes) que frequentam a mesma etapa de escolarização. A partir da Analise de Conteúdo, as informações do grupo focal com os docentes configuraram os seguintes temas: Demandas das familias que aparecem na pratica docente; Situacoes que demandam interação com as familias; Percepcao do professor sobre a familia e sobre seu papel. A analise do grupo de pais culminou nos seguintes temas: O envolvimento da familia com a escola dos filhos; A comunicação com a escola; Dificuldades Percebidas na Relação Famila-Escola, Mercantilização da Educação. As conclusoes remetem a uma realidade perfilada por fronteiras difusas entre familia e escola, revelando dificuldades que obstruem essa relação e convergem para um jogo de culpabilidades mútuas. Discute-se a possibilidade de otimização dessa relação a partir de estrategias conjuntas sistematicas que contemplem docentes e pais em suas reivindicacoes. Desde essa perspectiva, retoma-se a importância de desenvolver a tarefa educativa de forma conjunta, tendo sempre o aluno como foco e prioridade nesse processo.

Palavras-chave


Relação Familia-Escola; Ensino Fundamental; Educação

Referências


BHERING, E.; SIRAJ-BLATCHFORD, I. A relação Escola-Pais: um modelo de trocas e colaboração. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 106, p. 191-216, mar. 1999.

BHERING, E.; DE NEZ, T. B. Envolvimento de pais em creche: possibilidades e dificuldades de parceria. Psicologia: Teoria e Pesquisa, v. 1, n. 18, p. 63-73, jan./abr. 2002.

CARVALHO, M. E. P. de. Relações entre Família e Escola e suas implicações de GAanero. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 110, p. 143-155, jul. 2000.

______. Modos de Educação, GAanero e Relações Escola-Família. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 34, n. 121, p. 41-58, jan./abr. 2004.

CAVALCANTE, R. S. C. Colaboração entre pais e escola: educação abrangente. Psicologia Escolar e Educacional, Campinas, v. 2, n. 2, p. 153-160, 1998.

DITRANO, C. J.; SILVERSTEIN, L. B. Listening to parents’ voices: participatory action research in the schools. Professional Psychology: research and practice, [S.l.], v. 4, n. 37, p. 359-366, ago. 2006.

EPSTEIN, J. L. School, Family, and Community Partnerships: preparing educators and improving schools. Johns Hopkins University: Westview Press, 2011.

GARBA“, M. J. C. Quién reprueba realmente, la escuela o la familia? Revista Educarnos, [S. l.], v. 2, n. 8, p. 11-35, mar. 2013.

GONDIN, S. M. G. Grupos Focais como Técnica de Investigação Qualitativa: Desafios Metodológicos. Paidéia, Ribeirão Preto, v. 12 n. 24, p. 149-161, 2003.

GUTIAÉRREZ, J.; DELGADO, J. M. Métodos y Técnicas Cualitativas de Investigación en Ciencias Sociales. Madrid: Síntesis, 1995.

HILL, N. E.; TAYLOR, L. C. Parental school involvement and children’s academic achievement. Current Directions in Psychological Science, [S.l.], v. 13, n. 4, p. 161-164, ago. 2004.

KOUTROUBA, K. et al. An investigation of greek teachers’ views on Parental Involvement in Education. School Psychology International, v. 30, n. 3, p. 311-328, jun. 2009.

LEWIS, A. E.; FORMAN, T. A. Contestation or Collaboration? A Comparative Study of Home-School Relations. Anthropology& Education Quarterly, [S.l.], v. 33, n. 1, p. 60-89, mar. 2002.

MORGAN, D. L. Focus group as qualitative research. Newbury Park: Sage Publication, 1988. (Qualitative Research Methods Series 16).

OLABUAÉNAGA, J. I. R. Metodologia de lainvestigación cualitativa. Bilbao: Universidad de Deusto, 1999.

OLIVEIRA, C. B. E.; MARINHO-ARAAšJO, C. M. A relação família-escola: intersecções e desafios. Estudos de Psicologia, Campinas, v. 27, n. 1, p. 99-108, jan./mar. 2010.

POLONIA, A. da C.; DESSEN, M. A. Em busca de uma compreensão das Relações entre Família e Escola. Psicologia Escolar e Educacional , [S.l.], v. 9, n. 2, p. 303-312, 2005.

RIBEIRO, D. F.; ANDRADE, A. dos S. A Assimetria na Relação entre Família e Escola Pública. Paidéia, Ribeirão Preto, v. 16, n. 35, p. 385-394, jan. 2006.

SANDERS, M. G.; EPSTEIN, J. L.; CONNORS-TADROS, L. Family Partnerships with High Schools: the parents’ perspective. Baltimore: Johns Hopkins University; Center for Research on the Education of Students Placed at Risk, 1999. (Report n. 32).

SILVEIRA, L. M. O. B. A Relação Família-Escola: uma parceria possível? In.: WAGNER, A. et al. Desafios Psicossociais da Família Contemporânea: pesquisas e reflexões. Porto Alegre: Artmed, 2011. p. 181-190.

VILA, I. Familia y escuela: dos contextos y un solo niA±o. In.: ALFONSO, C. et al. La participación de los padres y madres en la escuela. Barcelona: Editorial GRA€O, 2003. p. 27-38.

VILLAS-BOAS, M. A. A Relação Escola-Família-Comunidade inserida na problemática da formação de professores. [S. l.: s. n., s.d]. Disponível em: . Acesso em: 03 dez. 2011.

VYVERMAN, V.; VETTENBURG, N. Parent Participation at School: a research study on the perspectives of children. Child.-Glob. J. Child Res., v. 1, n. 16, p. 105-123, fev. 2009.

WAGNER, A.; SARRIERA, J. C.; CASAS, F. Os Direitos da Infância: a perspectiva das crianças, seus pais e professores. Porto Alegre: Nova Prova Editora, 2009.

WAGNER, A.; TRONCO, C.; ARMANI, A. B. Introdução: os desafios da família contemporânea: revisitando conceitos. In: WAGNER, A. et al. Desafios Psicossociais da Família Contemporânea: pesquisas e reflexões. Porto Alegre: Artmed, 2011. p. 19-35.

XU, J. Do early adolescents want family involvement in their education? Hearing voices from those who matter most. The School Community Journal, [S.l.], v. 12, p. 53-72, 2002.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2016 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educação

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

Apoio:


Programa de Apoio às Publicacoes Cientificas (AED) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e tecnologico (CNPq), Ministerio da Educação (MEC), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes)  

Revista chancelada pela Unesco. Revista parceira da Associação Brasileira de Avaliação Educacional (ABAVE)

SCImago Journal & Country Rank