Ampliação da jornada escolar: configuracoes proprias para diferentes contextos – Brasil e Europa

Lúcia Velloso Mauricio

Resumo


O estudo investiga o argumento de que a escola de tempo integral e a que existe em todo mundo civilizado. Apresenta a configuração da jornada escolar em seis paises europeus, apoiada em artigos de Miguel Pereyra, mostrando sua evolução entre 1992 e 2005, e atualiza informações atraves de banco de dados. Destacam-se peculiaridades: nos paises europeus as atividades nao curriculares sao pagas, como tambem a refeicao, portanto a ampliação da jornada nao e acessivel a todos os alunos. As atividades nao sao oferecidas pela equipe escolar. O artigo conclui que nao temos tradicao associacionista como alguns paises europeus. Entretanto, a precariedade do nosso sistema de ensino e a nossa desigualdade socioeconômica favorecem a integração entre atividades curriculares e as da ampliação da jornada.

Palavras-chave


Ampliação da jornada escolar; Diversidade de jornada escolar; Integração de atividades

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