A articulação entre a avaliação somativa e a formativa, na pratica pedagogica: uma impossibilidade ou um desafio?

Leonor Santos

Resumo


A avaliação sumativa das aprendizagens dos alunos e, em muitos paises, um imperativo. A avaliação formativa, embora recomendada pelos documentos curriculares e pela investigação, acontece de forma esporadica na sala de aula. A articulação entre estas duas modalidades de avaliação e nos dias de hoje ainda pouco estudada. O proposito deste artigo e o de problematizar e discutir respostas conducentes a uma possivel articulação. Recorrerei à educação matematica para ilustrar certas situacoes de pratica. A partir destas e da reflexão sobre os aportes teoricos usados, proporei um conjunto de principios orientadores que nortearao a articulação entre a avaliação sumativa e formativa, aqui entendida como um processo em complementaridade, em relação, e nao em simultaneidade.


Palavras-chave


Avaliação sumativa, avaliação formativa, articulação, aprendizagens matematicas

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DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0104-40362016000300006

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