A articulação entre a avaliação somativa e a formativa, na pratica pedagogica: uma impossibilidade ou um desafio?
Resumo
A avaliação sumativa das aprendizagens dos alunos e, em muitos paises, um imperativo. A avaliação formativa, embora recomendada pelos documentos curriculares e pela investigação, acontece de forma esporadica na sala de aula. A articulação entre estas duas modalidades de avaliação e nos dias de hoje ainda pouco estudada. O proposito deste artigo e o de problematizar e discutir respostas conducentes a uma possivel articulação. Recorrerei à educação matematica para ilustrar certas situacoes de pratica. A partir destas e da reflexão sobre os aportes teoricos usados, proporei um conjunto de principios orientadores que nortearao a articulação entre a avaliação sumativa e formativa, aqui entendida como um processo em complementaridade, em relação, e nao em simultaneidade.
Palavras-chave
Referências
ABRANTES, P. et al. Mat789: inovacao curricular em matematica. Lisboa: Fundacao Calouste Gulbenkian, 1997.
ALLAL, L. Regulations des apprentissages: orientations conceptuelles pour la recherche et la pratique en education. In: ALLAL, L.; LOPEZ, L. (Org.). Regulation des apprentissages en situation scolaire et en formation. Bruxelles: De Boeck & Larcier, 2007. p. 7-23.
ASSOCIACAO DE PROFESSORES DE MATEMATICA. Principios e normas para a matematica escolar. Lisboa, 2007.
BENNETT, R. Formative assessment: a critical review. Assessment in Education: Principles, Policy & Practice,London, v. 18, n. 1, p. 5-25, 2011. doi:10.1080/0969594X.2010.513678
BLACK, P. et al. Can teachers’ summative assessments produce dependable results and also enhance classroom learning? Assessment in Education: Principles, Policy & Practice, London, v. 18, n. 4, p. 451-69, 2011. doi:10.1080/0969594X.2011.557020
BLACK, P.; WILIAM, D. Assessment and classroom learning. Assessment in Education: Principles, Policy & Practice, London, v. 5, n. 1, p. 7-73, 1998. doi:10.1080/0969595980050102
BLACK, P.; WILIAM, D. Developing the theory of formative assessment. Educational Assessment, Evaluation and Accountability, London, v. 21, nº 1, p. 5-31, Feb. 2009. doi:10.1007/s11092-008-9068-5
BLACK, P.; WILIAM, D. In praise of educational research’ formative assessment. British Educational Research Journal, London, v. 29, n. 5, p. 624-37, Oct. 2003. doi:10.1080/0141192032000133721
BLACK, P.; WILIAM, D. Lessons from around the world: how policies, politics and cultures constrain and afford assessment practices. The Curriculum Journal, UK, v. 16, n. 2, p. 249-61, 2005. doi:10.1080/09585170500136218a
BOESEN, J.; LITHNER, J.; PALM, T. The relation between types of assessment tasks and the mathematical reasoning students use. Educational Studies in Mathematics, Dordrecht, v. 75, n. 1, p. 89-105, Sep. 2010. doi:10.1007/s10649-010-9242-9
CHAPPUIS, S.; CHAPPUIS, J. The best value in formative assessment. Educational Leadership, Alexandria, v. 65, n. 4, p. 14-9, Dec. 2007/Jan. 2008.
CLARK, I. Formative assessment: a systematic and artistic process of instruction for supporting school and lifelong learning. Canadian Journal of Education, Ottawa, v. 35, n. 2, p. 24-40, 2012.
DIAS, C. Portefolio reflexivo de Matematica enquanto instrumento de avaliacao reguladora da aprendizagem de alunos do 11º ano na disciplina de Matematica. 2012. 285 f. Dissertacao (Mestrado em Educacao, Didatica da Matematica) – Universidade de Lisboa, Lisboa.
FERNANDES, D. Avaliacao em educacao: uma discussao de algumas questoes criticas e desafios a enfrentar nos proximos anos. Ensaio: Avaliacao e Politicas Públicas em Educacao, Rio de Janeiro, v. 21, n. 78, p. 11-34, jan./mar. 2013. doi:10.1590/S0104-40362013005000004
FIGARI, G.; REMAUD, C. Methodologie d´’evaluation en education et formation. Bruxelles: De Boeck Superieur, 2014.
FOSTER, D.; NOYCE, P. The mathematics assessment collaborative: performance testing to improve instruction. Morgan Hill: Silicon Valley Mathematics Initiative, 2004. Disponivel em:
HARLEN, W. On the relationship between assessment for formative and summative purposes. In: Gardner, J. (Ed.). Assessment and learning. London: Sage, 2006. p. 61-80.
HARLEN, W. Teachers’ summative practices and assessment for learning – tensions and synergies. Curriculum Journal, Londres, v. 16, n. 2 (special issue), p. 207-3, 2005. doi:10.1080/09585170500136093
HARLEN, W.; GARDNER, J. Assessment to support learning. In: GARDNER, J. et al. (Orgs.). Developing teacher assessment. London: McGraw-Hill Education, 2010. p. 15-28.
HARLEN, W.; JAMES, M. Assessment and learning: differences and relationship between formative and summative assessment. Assessment in Education: Principles, Policy & Practice, London, v. 4, n. 3, p. 365-79, 1997. doi:10.1080/0969594970040304
JONES, I.; SWAN, M.; POLLIT, A. Assessing mathematical problem solving using comparative judgment.International Journal of Science and Mathematics Education, London, v. 13, n. 1, p. 151-77, Feb 2015. doi:10.1007/s10763-013-9497-6
LEAL, L. C. Avaliacao da aprendizagem num contexto de inovacao curricular. Lisboa: Associacao de Professores de Matematica, 1992. (Colecao Teses).
LITOWITZ, B. E. Coming to terms with intersubjectivity: keeping language in mind. Journal of the American Psychoanalytic Association, Thoasand Oaks, v. 62, n. 2, p. 294 -312, Apr. 2014. doi:10.1177/0003065114530156
LOONEY, J. Integrating formative and summative assessment: progress toward a seamless system? OECD Education Working Paper, n. 58, 2011. doi:10.1787/5kghx3kbl734-en
LOPEZ, L. La regulation des apprentissages en classe. Bruxelles: De Boeck, 2012.
MATHEMATICS ASSESSMENT PROJECT. Classroom Challenges. Formative Assessment Lessons. A brief guide for teachers and administrators. Nottingham: Mathematics Assessment Resource Service, University of Nottingham, 2013. Disponivel em:
NOIZET, G.; CAVERNI, J. Psychologie de l´evaluation scolaire. Paris: PUF, 1978.
PARKES, J. Reability in classroom assessment. In: MCMILLAN, J. (Ed.). Sage Handbook of research on classroom assessment. Thousand Oaks: Sage, 2013. p. 107-24.
PEARSON EDUCATION. Using assessment to improve learning and student progress. 2009. Disponivel em:
PERRENOUD, P. Evaluation formative et evaluation certificative: postures contradictoires ou complementaires?Formation Professionnelle Suisse, Genève, v. 4, p. 25-8, 2001.
PINTO, J.; SANTOS, L. Modelos de avaliacao das aprendizagens. Lisboa: Universidade Aberta, 2006.
PONTE, J. P. (Org.). Praticas profissionais dos professores de Matematica. Lisboa: Instituto de Educacao da Universidade de Lisboa, 2014. (Encontros de educacao).
PRICE, M. et al. If I was going there I wouldn’t start from here: a critical commentary on current assessment practice. Assessment & Evaluation in Higher Education, London, v. 36, n. 4, p. 479-92, 2011. doi:10.1080/02602930903512883
PUGALEE, D. A comparison of verbal and written descriptions of student’s problem solving processes.Educational Studies in Mathematics, Dordrecht, v. 55, n. 1-3, p. 27-47, 2004. doi:10.1023/B:EDUC.0000017666.11367.c7
SADLER, D. R. Formative assessment and the design of instructional systems. Instructional Science, London, v. 18, n. 2, p. 119-44, June 1989. doi:10.1007/BF00117714
SANTOS, L. Dilemas e desafios da avaliacao reguladora. In: MENEZES, L. et al. (Org.). Avaliacao em matematica: problemas e desafios. Viseu: Seccao de Educacao Matematica da Sociedade Portuguesa de Ciencias de Educacao, 2008. p. 11-35.
SANTOS, L. Impacto da avaliacao externa nas praticas docentes. In: CONSELHO NACIONAL DE EDUCACAO (Ed.).Avaliacao das aprendizagens na avaliacao da educacao. Lisboa: Conselho Nacional de Educacao, 2013. p. 111-27.
SANTOS, L. Que criterios de qualidade para a avaliacao formativa? In: FERNANDES, D. (Org.), Avaliacao em educacao: dez olhares sobre uma pratica social incontornavel. Curitiba: Melo, 2011. p. 155-65.
SHAVELSON, R. et al. On the impact of curriculum-embedded formative assessment on learning: collaboration between curriculum and assessment developers. Applied Measurement in Education, Nebraska, v. 21, n. 4, p. 295-314, 2008. doi:10.1080/08957340802347647
SHEPARD, L. The role of classroom assessment in teaching and learning. In: RICHARDSON, V. (Ed.). Handbook of research on teaching. Washington, DC: American Educational Research Association, 2001. p. 1066-101.
STEIN, M.; SMITH, M. Selecting and creating mathematical tasks: from research to practice. Mathematics Teaching in the Middle School, Reston, v. 3, n. 4, p. 268-75, Feb. 1998.
STOBART, G. The validity of formative assessment. In: GARDNER, J. (Ed.). Assessment and learning. London: Sage, 2006. p. 133-46.
TARAS, M. Assessment: summative and formative: some theoretical reflections. British Journal of Educational Studies, London, v. 53, n. 4, p. 466-78, Nov. 2005. doi:10.1111/j.1467-8527.2005.00307.x
TARDIF, J. La regulation par l’intermediaire des situations d’apprentissage contextualisantes: une aventure essentiellement “prescriptive”. In: ALLAL, L.; LOPEZ, L. (Org.). Regulation des apprentissages en situation scolaire et en formation. Montreal: De Boeck, 2007. p. 25-43.
VIAL, M. Se reperer dans les modèles de l’evaluation. Bruxelles: De Boeck, 2012.
WILIAM, D. Assessment: the bridge between teaching and learning. Voices from the Middle, Urbana, v. 21, n. 2, p. 15-20, 2013.
WILIAM, D. The role of formative assessment in effective learning environment. In: DUMONT, H.; ISTANCE, D.; BENAVIDES, F. (Ed.). The nature of learning using research to inspire practice. [S. L.]: OCDE, 2010. p. 135-60.
WILIAM, D.; BLACK, P. Meanings and consequences: a basis for distinguishing formative and summative functions of assessment? British Educational Research Journal, London, v. 22, n. 5, p. 537-48, Dec. 1996. doi:10.1080/0141192960220502
ZIMMERMAN, B. J. Attaining self-regulation: a social cognitive perspective. In: BOEKAERTS, M.; PINTRICH, P.; ZEIDNER, M. (Ed.). Handbook of self-regulation. New York: Academic Press, 2000. p. 13-39.
DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0104-40362016000300006
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2016 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educação
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Programa de Apoio às Publicacoes Cientificas (AED) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e tecnologico (CNPq), Ministerio da Educação (MEC), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes)
Revista chancelada pela Unesco. Revista parceira da Associação Brasileira de Avaliação Educacional (ABAVE)