A figura do “amigo crítico” no desenvolvimento de culturas de autoavaliação e melhoria de escolas

Carlinda Leite, Paulo Marinho

Resumo


Recorrendo ao conceito de “amigo crítico”, foi realizado um estudo que teve por objetivos identificar e caracterizar a importância que é atribuída à figura do “amigo crítico” como agente promotor de melhoria escolar. Os dados foram recolhidos em três escolas de Educação Básica envolvidas em um projeto de autoavaliação, apoiado por um assessor externo, por meio de entrevistas semiestruturadas aos gestores e de aplicação de um questionário aos elementos das comissões de autoavaliação. A análise de conteúdo das respostas aponta para um reconhecimento da ação do “amigo crítico”, nomeadamente por trazer uma visão crítica das situações e por promover oportunidades de refletir e de debater decisões que apoiam mudanças. O estudo permitiu concluir que as assessorias desenvolvidas na lógica do “amigo crítico” podem fortalecer culturas de autoavaliação de escolas geradoras de melhorias e oportunidades de construção de comunidades de aprendizagem transformacionais.


Palavras-chave


Amigo crítico; Assessoria externa; Autoavaliação de escolas; Melhoria; Comunidades de aprendizagem transformacionais

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DOI: http://dx.doi.org/10.1590/s0104-40362020002802615

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