A eficiência dos gastos públicos no Ensino Superior: um estudo com Universidades Federais brasileiras

David Daniel Hammes Junior, Leonardo Flach, Luísa Karam de Mattos

Resumo


Este estudo tem como objetivo descrever os fatores determinantes na eficiência dos gastos públicos em Universidades Federais Brasileiras. Foi aplicado um método de pesquisa em duas etapas para uma amostra de 59 Universidades Federais Brasileiras, de 2013 a 2017. A Análise Envoltória de Dados (DEA) foi aplicada na primeira etapa para medir a eficiência dos gastos públicos. Para a segunda etapa, foi aplicado um modelo de regressão truncado, juntamente com um procedimento de bootstrap duplo para correção do viés e teste de significância estatística das variáveis. Os resultados mostram que algumas Universidades Federais foram ineficientes nesse período. Considerando o modelo de regressão truncado de Simar e Wilson (2007), variáveis significativas que influenciam a eficiência dos gastos públicos nas Universidades Federais foram gastos públicos no Ensino Superior, quantidade de professores, quantidade de matrículas, quantidade de graduados, despesas totais com funcionários e quantidade total de funcionários. Diante disso, o estudo contribuiu para a literatura científica, pois demonstra que essas variáveis são fundamentais para a eficiência pública nas Universidades Federais.

 

Palavras-chave


Eficiência de Gastos Públicos; Bootstrapp Duplo; Ensino Superior; Análise Envoltória de Dados; Regressão Truncada

Referências


ABBOTT, M.; DOUCOULIAGOS, C. The efficiency of Australian universities: a data envelopment analysis. Economics of Education Review, Cambridge, v. 22, n. 1, p. 89-97, Feb. 2003. https://doi.org/10.1016/S0272-7757(01)00068-1

AFONSO, A.; AUBYN, S. M. Cross-country efficiency of secondary education provision: a semi-parametric analysis with non-discretionary inputs. Economic Modelling, London, v. 23, n. 3, p. 476-491, May 2006. https://doi.org/10.1016/j.econmod.2006.02.003

AFONSO, A., FERNANDES, S. Assessing and explaining the relative efficiency of local government. The Journal of Socio-Economics, Greenwich, v. 37, n. 5, p. 1946-1979, Oct. 2008. https://doi.org/10.1016/j.socec.2007.03.007

AGASISTI, T. The efficiency of public spending on education: an empirical comparison of EU countries. European Journal of Education, London, v. 49, n. 4, p. 543-557, Dec. 2014. https://doi.org/10.1111/ejed.12069

AGASISTI, T.; PÉREZ-ESPARRELLS, C. Comparing efficiency in a cross-country perspective: the case of Italian and Spanish state universities. Higher Education, [s. l.], v. 59, n. 1, p. 85-103, Jan. 2010. https://doi.org/10.1007/s10734-009-9235-8

ARCELUS, F. J.; COLEMAN, D. An efficiency review of university departments. International Journal of Systems Science, London, v. 28, n. 7, p. 721-729, Jul. 1997. https://doi.org/10.1080/00207729708929431

ATHANASSOPOULOS, A. D.; SHALE, E. Assessing the comparative efficiency of higher education institutions in the UK by the means of data envelopment analysis. Education Economics, London, v. 5, n. 2, p. 117-134, 1997. https://doi.org/10.1080/09645299700000011

CHARNES, A.; COOPER, W; RHODES, E. Measuring the efficiency of decision- making units. European Journal of Operational Research, Amsterdm, v. 2, n. 6, p. 429-444, Nov. 1978. https://doi.org/10.1016/0377-2217(78)90138-8

COCO, G.; LAGRAVINESE, R. Cronyism and education performance. Economic Modelling, London, v. 38, n. 1, p. 443-450, Feb. 2014. https://doi.org/10.1016/j.econmod.2014.01.027

CUELLAR, A. F. S. The efficiency of education expenditure in Latin America and lessons for Colombia la eficiencia del gasto público educativo en Latinoamérica y lecciones para Colombia. Desarrollo y Sociedad, Bogotá, v. 74, n. 1, p. 19-67, Segundo semestre 2014. Available from: https://revistas.uniandes.edu.co/doi/pdf/10.13043/dys.74.1. Access: 2020 Apr. 25.

CUNHA, M.; ROCHA, V. On the efficiency of public higher education institutions in Portugal: an exploratory study. FEP Working Paper, Porto, n. 468, July 2012. Available from: http://wps.fep.up.pt/wps/wp468.pdf. Access: 2020 Apr. 15.

DUFRECHOU, P. A. The efficiency of public education spending in Latin America: a comparison to high-income countries. International Journal of Educational Development, London, v. 48, n. 1, p. 188-203, July 2016. https://doi.org/10.1016/j.ijedudev.2016.03.005

FARRELL, M. J. The measurement of productive efficiency. Journal of the Royal Statistical Society. Series A (General), London, v. 120, n. 3, p. 253-290, 1957. https://www.jstor.org/stable/2343100

FLACH, L.; ANTONELLO, C. S. Organizações culturais e a aprendizagem baseada em práticas. Cadernos EBAPE.BR, Rio de Janeiro, v. 9, n. 1, p. 155-175, mar. 2011. https://doi.org/10.1590/S1679-39512011000100010

GRALKA, S. Persistent inefficiency in the higher education sector: Evidence from Germany. Education Economics, London, v. 19, n. 1, p. 1-20, Jan. 2018. https://doi.org/10.1080/09645292.2017.1420754

GRAMANI, M. C. N.; DUARTE, A. L. C. M. O impacto do desempenho das instituições de educação básica na qualidade do ensino superior. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Rio de Janeiro, v. 19, n. 72, p. 679-702, jul./set. 2011. https://doi.org/10.1590/S0104-40362011000400011

GUDOLLE, L. S.; ANTONELLO, C. S.; FLACH, L. Aprendizagem situada, participação e legitimidade nas práticas de trabalho. RAM. Revista de Administração Mackenzie, São Paulo, v. 13, p. 14-39, jan./fev. 2012. https://doi.org/10.1590/S1678-69712012000100002

HANUSHEK, E. A.; WOESSMANN, L. How much do educational outcomes matter in OECD countries? Economic Policy, v. 26, n. 67, p. 427-491, July 2011. https://doi.org/10.1111/j.1468-0327.2011.00265.x

JOHNES, J. Data envelopment analysis and its application to the measurement of efficiency in higher education. Economics of Education Review, Cambridge, v. 25, n. 3, p. 273-288, June 2006. https://doi.org/10.1016/j.econedurev.2005.02.005

JOHNES, J. Efficiency and productivity change in the English higher education sector from 1996/97 to 2004/5. The Manchester School, v. 76, n. 6, p. 653-674, Oct. 2008. https://doi.org/10.1111/j.1467-9957.2008.01087.x

JOUMADY, O.; RIS, R. Performance in European higher education: A non‐parametric production frontier approach. Education Economics, London, v. 13, n. 2, p. 189-205, Feb. 2005. https://doi.org/10.1080/09645290500031215

KATHARAKI, M.; KATHARAKIS, G. A comparative assessment of Greek universities’ efficiency using quantitative analysis. International Journal of Educational Research, Oxford, v. 49, n. 4, p. 115-128, 2010. http://dx.doi.org/10.1016/j.ijer.2010.11.001

KEMPKES, G.; POHL, C. The efficiency of German universities: some evidence from nonparametric and parametric methods. Applied Economics, London, v. 42, n. 16, p. 2063-2079, June 2010. https://doi.org/10.1080/00036840701765361

KOSHAL, R. K.; KOSHAL, M. Economies of scale and scope in higher education: a case of comprehensive universities. Economics of Education Review, Cambridge, v. 18, 2, p. 269-277, Apr. 1999. https://doi.org/10.1016/S0272-7757(98)00035-1

MIKUŠOVÁ, P. Measuring the efficiency of the Czech public higher education institutions: an application of DEA. Journal on Efficiency and Responsibility in Education and Science, v. 10, n. 2, p. 58-63, June 2017. https://doi.org/10.7160/eriesj.2017.100204

SALERNO, C. Using data envelopment analysis to improve estimates of higher education institution’s per‐student education costs. Education Economics, London, v. 14, n. 3, p. 281-295, Feb. 2006. https://doi.org/10.1080/09645290600777485

SAV, G. T. Efficiency evaluations of US Public Higher Education and effects of state funding and pell grants: panel data estimates using two stage data envelopment analysis, 2004-2013 academic years. Journal of Education Finance, v. 42, n. 4, p. 357-385, Spring 2017. https://muse.jhu.edu/article/668214

SIMAR, S.; WILSON, P. W. Estimation and inference in two-stage, semi-parametric models of production processes. Journal of Econometrics, Amsterdam, v. 136, n. 1, p. 31-64, Jan. 2007. https://doi.org/10.1016/j.jeconom.2005.07.009

TEDESCO, J. C.; LÓPEZ, N. Las condiciones de educabilidad de los niños y adolescentes em América Latina. Buenos Aires: IIEP-UNESCO Regional Office, 2002.

WHEELOCK, D. C.; WILSON, P. W. Non-parametric, unconditional quantile estimation for efficiency analysis with an application to Federal Reserve check processing operations. Journal of Econometrics, Amsterdam, v. 145, n. 2, p. 209-225, July 2008. https://doi.org/10.1016/j.jeconom.2008.05.007

WOLSZCZAK-DERLACZ, J. An evaluation and explanation of (in) efficiency in higher education institutions in Europe and the US with the application of two-stage semi-parametric DEA. Research Policy, Amsterdam, v. 46, n. 9, p. 1595-1605, Nov. 2017. https://doi.org/10.1016/j.respol.2017.07.010

WOLSZCZAK-DERLACZ, J.; PARTEKA, A. Efficiency of European public higher education institutions: a two-stage multicountry approach. Scientometrics, Amsterdam, v. 89, n. 3, p. 887-917, Aug. 2011. https://dx.doi.org/10.1007%2Fs11192-011-0484-9

WORTHINGTON, A. C.; LEE, B. L. Efficiency, technology and productivity change in Australian universities, 1998-2003. Economics of Education Review, Cambridge, v. 27, n. 3, p. 285-298, June 2008. https://doi.org/10.1016/j.econedurev.2006.09.012




DOI: http://dx.doi.org/10.1590/s0104-40362020002802573

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2020 Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

Apoio:


Programa de Apoio às Publicacoes Cientificas (AED) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e tecnologico (CNPq), Ministerio da Educação (MEC), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes)  

Revista chancelada pela Unesco. Revista parceira da Associação Brasileira de Avaliação Educacional (ABAVE)

SCImago Journal & Country Rank