Avaliação de desempenho de cursos de graduação em uma universidade federal brasileira

Rafael Santos Tavares, Lidia Angulo Meza

Resumo


O estudo tem como objetivo determinar a eficiência de cursos de graduação vinculados a uma universidade federal brasileira contribuindo para a discussão a respeito de modelos de avaliação dentro do ensino superior brasileiro. Utiliza-se a análise envoltória de dados (DEA) para a obtenção de índices de eficiência capazes de refletir a capacidade dos cursos em agregar conhecimento aos estudantes durante o período de formação acadêmica. Assim, o modelo DEA-BCC foi aplicado em dois cenários distintos. No primeiro, os cursos de graduação foram avaliados de maneira conjunta, independentemente de suas diferenças. No segundo cenário, as diferenças de perfil de cada curso foram respeitadas através do agrupamento dessas unidades. Dessa forma, os resultados mostraram que 10 das 31 unidades foram consideradas eficientes, no Cenário 1, ou seja, são cursos que proporcionaram maior capacidade de agregar conhecimento aos alunos no período considerado. Para as unidades ineficientes, foram analisadas algumas variáveis que deveriam ser aprimoradas. Já no Cenário 2, foram identificados os cursos de graduação que servem como referência para as unidades ineficientes.


Palavras-chave


Ensino Superior; Cursos de Graduação; Avaliação de Desempenho; DEA

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DOI: http://dx.doi.org/10.1590/s0104-40362020002802223

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