Modelagem multinivel de persistencia no ensino superior
Resumo
As taxas de abandono ou evasao no ensino superior sao hoje preocupação social e das instituicoes, justificando a implementação de politicas públicas de prevencao do fenomeno. Estas politicas carecem de estudos sobre as variaveis mais determinantes do risco de abandono ou evasao. Nesta linha de preocupacoes, o objectivo central deste estudo e analisar o impacto da trajectoria escolar previa do estudante e das condicoes de ingresso no ensino superior, controlando a origem socioeconomica, a idade e o genero dos estudantes. Aplicamos o modelo de regressao logistica multinivel, considerando alunos agrupados por curso, aos dados dos estudantes ingressados pela primeira vez no 1º ano numa universidade pública portuguesa no ano lectivo 2015/16. Os resultados do modelo sugerem que a reprovação no ensino basico tem efeito de longo prazo, isto e, a probabilidade de persistencia durante o 1ºano e influenciada por esse atributo da trajectoria escolar do individuo, mesmo controlando pela respectiva classificação de ingresso na universidade. De acordo com as estimativas obtidas, os alunos que declaram nao ter reprovado no ensino basico tem razao de vantagens na persistencia 2,7 vezes maior do que os estudantes que autodeclaram ter reprovado no ensino basico. A admissao do aluno no curso de 1a opcao, bem como a classificação de ingresso na universidade tambem estao associadas à probabilidade de persistencia. Os resultados tambem mostram que os estudantes mais velhos e do sexo masculino tem menor probabilidade de persistencia.
Palavras-chave
Referências
ALMEIDA, L. S. et al. Acesso e sucesso no Ensino Superior em Portugal: Questes de gnero, origem scio-cultural e percurso acadmico dos alunos. Psicologia: Reflexo e Crtica, v. 19, n. 3, p. 507-14, 2006. https://doi.org/10.1590/S0102-79722006000300020
ANDRIOLA, W. B.; ANDRIOLA, C. G.; MOURA, C. P. Opinioes de docentes e de coordenadores acerca do fenmeno da evasao discente dos cursos de graduacao da Universidade Federal do Ceara (UF). Ensaio: AvaIiacao e Politicas Pblicas em Educacao, v. 14, n. 52, p. 365-82, 2006. https://doi.org/10.1590/S0104-40362006000300006
BARDAGI, M. P.; HUTZ, C. S. Nao havia outra saida: percepcoes de alunos evadidos sobre o abandono do curso superior. Psico-USF, v. 14, n. 1, p. 95105, 2009. https://doi.org/10.1590/S1413-82712009000100010
BITTENCOURT, I. M.; MERCADO, L. P. L. Evasao nos cursos na modalidade de educacao a distncia : estudo de caso do Curso Piloto de Administracao da UFAL / UAB. Ensaio: AvaIiacao e Politicas Pblicas em Educacao, v. 22, n. 83, p. 465504, 2014. https://doi.org/10.1590/S0104-40362014000200009
BRAXTON, J.; HIRSCHY, A.; MCCLENDON, S. Understanding and reducing college student departure. San Francisco: [s.n.], 2004.
CHEN, R. Institutional characteristics and college student dropout risks : a multilevel event history analysis. Research in Higher Education, v. 53(5), p. 487-505, 2012. https://doi.org/10.1007/s11162-011-9241-4
CHIROLEU, A. Politicas de Educacion Superior en America Latina en el Siglo XXI: Inclusion o Calidad? Archivos Analiticos de Politicas Educativas, v. 20, n. 13, p. 1-16, 2012.
DIAS, D. Has massification of higher education led to more equity? Clues to a reflection on Portuguese education arena. International Journal of Inclusive Education, v. 19, n. 2, p. 103-20, 11 fev. 2015. https://doi.org/10.1080/13603116.2013.788221
DIAS, D. et al. The democratisation of access and success in higher education the case of Portugal and Brazil. Higher Education Management and Policy, v. 23, n. 1, p. 23-42, 2011.
DRAPER, D.; GITTOES, M. Statistical analysis of performance indicators in UK higher education. Journal of the Royal Statistical Society. Series A, v. 167, n. 3, p. 449-74, 2004.
ENGLISH, D.; UMBACH, P. D. Graduate school choice: An examination of individual and institutional effects. The Review of Higher Education, v. 39, n. 2, p. 173-211, 2016.
EUROPEAN COMMISSION. Europe 2020 target: early leavers from education and training. [S.l.]: European Commission, 2013. Disponivel em:
FERRAO, M. E. Modelos de regressao multinivel em Educacao e Psicologia. In: SILVA, M. C. R. et al. (Eds.). Metodos estatisticos avancados aplicados psicologia e educacao. Sao Paulo: Vetor, 2015a. p. 25-36.
FERRAO, M. E. Topicos sobre retencao em Portugal atraves do PISA: qualidade e equidade. Arquivos Analiticos de Politicas Educativas, v. 23, n. 114, p. 1-22, 2015b.
FERRAO, M. E.; ALMEIDA, L. S. Differential effect of university entrance score on first-year students academic performance in Portugal. Submitted, 2018.
FERREIRA, C.; VIDAL, J.; VIEIRA, M. J. Student guidance and attention to diversity in the processes of quality assurance in higher education. European Journal of Education, v. 49, n. 4, p. 575-89, dez. 2014. https://doi.org/10.1111/ejed.12098
GEORG, W. Individual and institutional factors in the tendency to drop out of higher education: a multilevel analysis using data from the Konstanz Student Survey. Studies in Higher Education, v. 34, n. 6, p. 647-61, 2009. https://doi.org/10.1080/03075070802592730
GOLDSTEIN, H.; RASBASH, J. Improved approximations for multilevel models with binary responses. Journal of the Royal Statistical Society. Series A, v. 159, n. 3, p. 505-13, 1996.
GROSS, J. P. K. et al. Institutional merit-based aid and student departure: a longitudinal analysis. The Review of Higher Education, v. 38, n. 2, p. 221-50, 2015.
ISHITANI, T. T. Time-varying effects of academic and social integration on student persistence for first and second years in college : National data approach. Journal of College Student Retention: Research, Theory & Practice, v. 18, n. 3, p. 263-86, 2016. https://doi.org/10.1177/1521025115622781
JOHNSON, I. Enrollment , persistence and graduation of in-state students at a public research university : does high. Research in Higher Education, v. 49, p. 776-93, 2008. https://doi.org/10.1007/s11162-008-9105-8
LITTLE, R. J. A.; RUBIN, D. B. Statistical analysis with missing data. 2. ed. New Jersey: John Wiley & Sons, 2002.
MENDES JUNIOR, A. A. F. Uma analise da progressao dos alunos cotistas sob a primeira acao afirmativa brasileira no ensino superior: o caso da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Ensaio: Avaliacao e Politicas Pblicas em Educacao, v. 22, n. 82, p. 31-56, 2014. https://doi.org/10.1590/S0104-40362014000100003
PASCARELLA, E. T. et al. Pre-enrollment variables and academic performance as predictors of freshman-year persistence, early withdrawal, and stopout behavior in an urban, nonresidential university. Research in Higher Education, v. 15, n. 4, p. 329-49, 1981.
PERMZADIAN, V.; CREDE, M. Do first-year seminars improve college grades and retention ? A quantitative review of their overall effectiveness and an examination of moderators of effectiveness. Review of Educational Research, v. 86, n. 1, p. 277-316, 2016. https://doi.org/10.3102/0034654315584955
PIKE, G. R.; GRAUNKE, S. S. Examining the effects of institutional and cohort characteristics on retention rates. Research in Higher Education, v. 56, n. 2, p. 146-65, 2015. https://doi.org/10.1007/s11162-014-9360-9
PORTELA, M. et al. Evaluating student allocation in the Portuguese public higher education system. Higher Education, v. 56, n. 2, p. 185-203, 2008. https://doi.org/10.1007/s10734-007-9097-x
RASBASH, J. et al. MLwiN 2.31. Bristol: Centre for Multilevel Modelling, University of Bristol, 2014.
RAYMOND, M. E.; NEGASSI, Y. O quinto compromisso: desenvolvimento de um sistema de garantia de desempenho educativo em Portugal. Lisboa: Fundacao Francisco Manuel dos Santos, 2015.
RHEE, B.-S. Institutional climate and student departure: a multinomial multilevel modeling approach. Review of Higher Education, v. 31, n. 2, p. 161-83, 2008.
SOARES, J. F.; RIBEIRO, L. M.; CASTRO, C. M. Valor agregado de instituicoes de ensino superior em Minas Gerais para os cursos de Direito, Administracao e Engenharia Civil. Dados, v. 44, n. 2, p. 363-96, 2001. https://doi.org/10.1590/S0011-52582001000200005
SOCIEDADE PORTUGUESA DE ESTATISTICA; ASSOCIACAO BRASILEIRA DE ESTATISTICA. Glossario ingles-portugues de estatistica. 2011. Disponivel em:
TAVARES, D. et al.. Students preferences and needs in Portuguese higher education. European Journal of Education, v. 43, n. 1, p. 107-22, 2008. https://doi.org/10.1111/j.1465-3435.2007.00331.x
TAVARES, O.; FERREIRA, J. B. Choices and motivations: the why and how of Portuguese students enrolment choices. European Journal of Education, v. 47, n. 2, p. 310-26, jun. 2012. https://doi.org/10.1111/j.1465-3435.2012.01527.x
TINTO, V. From theory to action: Exploring the institutional conditions for student retention. In: SMART, J. C. (Ed.). Higher education: handbook of theory and research. [S.l.]: Springer, 2010. p. 51-89.
TINTO, V.; CULLEN, J. Dropout in higher education: a review and theoretical synthesis of recent researchOffice of Education (DHEW), Washington, D.C. Office of Planning, Budgeting, and Evaluation. New York: Columbia University, 1973.
TINTO, V.; PUSSER, B. Moving from theory to action: Building a model of institutional action for student successNational Postsecondary Education Cooperative. Virginia: National Postsecondary Education Cooperative, 2006.
TRAVITZKI, R.; FERRAO, M. E.; COUTO, A. P. Educational and socio-economic inequalities of pre-university Brazilian population: a view from the ENEM data. Education Policy Analysis Archives, v. 24, p. 74, 2016. https://doi.org/10.14507/epaa.24.2199
UMBACH, P. D.; WAWRZYNSKI, M. R. Faculty do matter: the role of College Faculty in student learning and engagement. Research in Higher Education, v. 46, n. 2, p. 153-84, mar. 2005. https://doi.org/10.1007/s11162-004-1598-1
WILLSON, V. L.; HUGHES, J. N. Retention of Hispanic/Latino students in first grade: Child, parent, teacher, school, and peer predictors. Journal of School Psychology, v. 44, n. 1, p. 31-49, 2006. https://doi.org/10.1016/j.jsp.2005.12.001
DOI: http://dx.doi.org/10.1590/s0104-40362018002601610
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2018 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educação

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.


Programa de Apoio às Publicacoes Cientificas (AED) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e tecnologico (CNPq), Ministerio da Educação (MEC), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes)
Revista chancelada pela Unesco. Revista parceira da Associação Brasileira de Avaliação Educacional (ABAVE)