Formação de professores qualificados: enxugando gelo?

Bruno Teles Nunes

Resumo


A necessidade por professores para atuarem na educação basica brasileira, com a devida qualificação, ainda e alta. Procurando contribuir para a solução do problema, encontramos o Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). Este estudo, quantitativo/descritivo, debrucou-se sobre dados oriundos do Sistema UAB - números de cursos, vagas, matriculas e formados, entre 2006 a junho de 2015. Verificou-se que a maioria das vagas disponibilizadas, 68,3%, foram direcionadas à formação de professores, destas, especificamente 67,5% para formação inicial e 32,4% para complementar. A taxa de matricula orbitou os 86%, enquanto que a de formados, foi cerca de 61%. Com base nos números foi possivel concluir que o Sistema UAB procurou alcancar seu objetivo principal como politica pública indutora da formação dos professores para a educação basica. Porem, conjectura-se que problemas ligados à carreira docente desestimulem os alunos a ingressarem e finalizarem os cursos, debilitando o potencial de atuação do Sistema.


Palavras-chave


Politica educacional; Formação de professores; Sistema Universidade Aberta do Brasil

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DOI: http://dx.doi.org/10.1590/s0104-40362018002601337

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