Politicas públicas educacionais: vozes que emergem no trabalho docente na Educação Infantil
Resumo
Este artigo, decorrente de pesquisa de mestrado, aborda as politicas públicas no campo da Educação Infantil (EI) focalizando a constituicao da docencia na perspectiva da afirmação da indissociabilidade do educar e cuidar. Discute a questao da presenca de diferentes grupos de profissionais docentes atuando com o mesmo grupo de criancas. Sustenta-se no desenvolvimento de pesquisa de abordagem qualitativa de orientação socio-historica, com procedimentos metodologicos de observação participante e entrevistas. Os dados sinalizam, no bojo das politicas públicas educacionais, que a constituicao da docencia na EI interage com um repertorio hierarquico oficial composto de aspectos referentes à formação requisitada, atribuicoes demandadas e delineamento das carreiras, com suas politicas de reconhecimento e valorização, enfraquecendo a perspectiva da indissociabilidade do educar e cuidar nesse campo.
Palavras-chave
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DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0104-40362016000300008
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