Pedagogia dialogica para democratizar a educação superior
Resumo
A expansao da educação superior, abrangendo estudantes mais diversos do ponto de vista sociocultural implica necessariamente a sua democratização? Esta pesquisa questiona a aparente neutralidade das instituicoes educacionais, indagando se esta reproduz as relacoes sociais e o poder dominante. Para isso, investigou-se a interação entre as experiencias sociais de jovens estudantes e de professores universitarios, buscando atualizar o conceito de pedagogia dialogica. Um estudo de casos múltiplos, envolvendo duas licenciaturas, evidenciou, dentre outros, a valorização da amizade, criatividade e respeito, bem como a preocupação de todos com o desinteresse de estudantes pelo curso. Elaborou-se uma hipotese, com tres eixos fundamentais das interacoes sociais de estudantes e professores: as tendencias de culpar o outro pelo insucesso educacional e de cultivar relacoes autoritarias, bem como a negação da capacidade critica dos individuos.
Palavras-chave
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DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0104-40362016000300004
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