Validação da Escala de Motivação Academica em universitarios brasileiros

Tarcia Rita Davoglio, Bettina Steren dos Santos, Carla da Conceicao Lettnin

Resumo


A avaliação dos processos motivacionais relacionados à aprendizagem, permanencia e abandono estudantil na Educação Superior tem despertado interesse academico e demandas por instrumentos padronizados. Este estudo objetivou apresentar evidencias de validade psicometrica para a Escala de Motivação Academica (EMA) em amostra de 715 estudantes universitarios sul-brasileiros. Os resultados corroboram a validade transcultural da escala, apresentando bons indices de consistencia interna e analise fatorial confirmatoria coerente com o modelo estrutural de sete fatores. Embora sejam sugeridos alguns ajustes semânticos, a versao brasileira da EMA mostrou-se uma medida confiavel e valida para avaliar o construto da motivação relacionada à formação universitaria, revelando predominio de motivação autodeterminada nos estudantes pesquisados. Resultados obtidos a partir da EMA podem ser relevantes para o planejamento pedagogico e politicas voltadas à conclusao dos estudos universitarios.


Palavras-chave


Educação Superior; Motivação academica; Avaliação; Estudantes.

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DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0104-40362016000300002

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