Validação da Escala de Motivação Academica em universitarios brasileiros

Tarcia Rita Davoglio, Bettina Steren dos Santos, Carla da Conceicao Lettnin

Resumo


A avaliação dos processos motivacionais relacionados à aprendizagem, permanencia e abandono estudantil na Educação Superior tem despertado interesse academico e demandas por instrumentos padronizados. Este estudo objetivou apresentar evidencias de validade psicometrica para a Escala de Motivação Academica (EMA) em amostra de 715 estudantes universitarios sul-brasileiros. Os resultados corroboram a validade transcultural da escala, apresentando bons indices de consistencia interna e analise fatorial confirmatoria coerente com o modelo estrutural de sete fatores. Embora sejam sugeridos alguns ajustes semânticos, a versao brasileira da EMA mostrou-se uma medida confiavel e valida para avaliar o construto da motivação relacionada à formação universitaria, revelando predominio de motivação autodeterminada nos estudantes pesquisados. Resultados obtidos a partir da EMA podem ser relevantes para o planejamento pedagogico e politicas voltadas à conclusao dos estudos universitarios.


Palavras-chave


Educação Superior; Motivação academica; Avaliação; Estudantes.

Referências


BARKOUKIS, V. et al. The assessment of intrinsic and extrinsic motivation and amotivation: validity and reliability of the Greek version of the Academic Motivation Scale. Assessment in Education: Principles, Policy & Practice, v. 15, n. 1, p. 39-55, 2008. doi:10.1080/09695940701876128

BORSA, J. C.; DAMASIO, B. F.; BANDEIRA, D. R. Adaptacao e validacao de instrumentos psicologicos entre culturas: algumas consideracoes. Paideia (Ribeirao Preto), v. 22, n. 53, p. 423-32, 2012. doi:10.1590/S0103-863X2012000300014

BRASIL. Ministerio da Educacao. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anisio Teixeira – INEP.Censo da Educacao Superior 2013. Brasilia, DF: INEP; 2014. Disponivel em: . Acesso em 9 set 2014.

BROWN, T. E. Confirmatory factor analysis for applied research. New York: Guilford; 2006.

COKLEY, K.; PATEL, N. A psychometric investigation of the Academic Motivation Scale using a United States sample. Measurement and Evaluation in Counseling and Development, v. 34, n. 2, p. 109-19, 2001. doi:10.1177/0013164406288175

DECI, E.; KOESTNER, R.; RYAN, R. M. Extrinsic rewards and intrinsic motivation in education: reconsidered once again. Review of Educational Research, v. 71, n. 1, p. 1-27, 2001. doi:10.3102/00346543071001001

DECI, E.; RYAN, R. M. Intrinsic motivation and self-determination in human behavior. New York: Plenum; 1985.

DECI, E.; RYAN, R. M . The “what” and “why” of goal pursuits: human needs and self-determination of behavior.Psychological Inquiry, v. 11, n. 4, p. 227-68, 2000.

FAIRCHILD, J. S. et al. Evaluating new and existing validity evidence for the Academic Motivation Scale.Contemporary Educational Psychology, v. 30, p. 331-58, 2005. doi:10.1016/j.cedpsych.2004.11.001

GARCIA DE ANDOAIN, J. A. G. et al. Proyecto Alfa: gestion universitaria integral del abandono (GUIA). CONFERENCIA LATINOAMERICANA SOBRE EL ABANDONO EN LA EDUCACION SUPERIOR, 2., 2012, Porto Alegre, RS. Madrid: E.U.I.T. de Telecomunicacion, 2012. Disponivel em: . Acesso em: 10 jun 2014.

GARCIA DE ANDOAIN, J. A. G. et al. Proyecto Alfa: GUIA (gestion universitaria integral del abandono). In: CONFERENCIA LATINOAMERICANA SOBRE EL ABANDONO EN LA EDUCACION SUPERIOR, 3.. Mexico, DC. Madrid: E.U.I.T. de Telecomunicacion, 2013. Disponivel em: < http://clabes-alfaguia.org/clabes-2013/docs/Libro_de_Actas_III_CLABES.pdf>. Acesso em: 10 jun 2014.

JOLY, M. C. A.; PRATES, E. R. Avaliacao da Escala de Motivacao Academica em estudantes paulistas: propriedades psicometricas. Psico-USF, v. 16, n. 2, p. 175-84, 2011. doi:10.1590/S1413-8271201100020000

LATTIN, L.; CARROL, J. D.; GREEN, P. E. Analise de dados multivariados. Sao Paulo: Cengage Learning; 2011.

NUÑEZ ALONSO, J. L. et al. Validacion de La Escala de Motivacion Educativa (EME) en Paraguay. Revista Interamericana de Psicologia, v. 40, n. 3, p. 391-8, 2006.

NUÑEZ ALONSO, J. L.; MARTIN-ALBO, L. J.; NAVARRO IZQUIERDO J. Validacion de la Version española de la Echelle de Motivation en Education. Psicothema, v. 17, n. 2, p. 344-9, 2005.

PASQUALI, L. Instrumentacao psicologica: fundamentos e praticas. Porto Alegre: Artmed; 2010.

SMITH, K. J.; DAVY, J. A.; ROSENBERG, D. L. An examination of the validity of the Academic Motivation Scale with a United States business student sample. Psychological Reports, v. 106, n. 2, p. 323-41, 2010. doi:10.2466/pr0.106.2.323-341

SOBRAL, D. T. Motivacao do aprendiz de medicina: uso da escala de motivacao academica. Psicologia: Teoria e Pesquisa, v. 19, n. 1, p. 25-31, 2003. doi:10.1590/S0102-37722003000100005

VALLERAND, R. J. et al. Construction et validation de l’echelle de motivation en education (EME). Canadian Journal of Behavior Science, v. 21, n. 3, p. 323-49, 1989. doi:10.1037/h0079855

VALLERAND, R. J. et al. The academic motivation scale: a measure of intrinsic, extrinsic, and amotivation in education. Educational and Psychological Measurement, v. 52, n. 4, p. 1003-17, 1992. doi:10.1177/0013164492052004025

VALLERAND, R. J. et al . On the assessment of intrinsic, extrinsic, and amotivation in education: evidence on the concurrent and construct validity of the academic motivation scale. Educational and Psychological Measurement,v. 53, n. 1, p. 159-72, 1993. doi:10.1177/0013164493053001018

VIANA, G. S. Atitude e motivacao em relacao ao desempenho academico de alunos do curso de graduacao em administracao em disciplinas de estatistica. 2012. 199 f. (Dissertacao de Mestrado em Administracao) – Faculdade de Economia e Administracao, Universidade de Sao Paulo, Sao Paulo, 2012.

WILKESMANN, U.; FISCHER, H.; VIRGILLITO, A. Academic motivation of students: the German case. Dortmund: Technische Universität Dortmund; 2012. (Discussion papers, 02-2012). Disponivel em: . Acesso em: 10 jun 2014.




DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0104-40362016000300002

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2016 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educação

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

Apoio:




Programa de Apoio às Publicacoes Cientificas (AED) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e tecnologico (CNPq), Ministerio da Educação (MEC), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro - FAPERJ.
 

SCImago Journal & Country Rank